
Você está fazendo a sua caminhada e de repente começa a sentir um incômodo que se estende para uma dor no tornozelo. A sua primeira reação, é claro, é continuar andando, mas é preciso atenção.
Apesar de ser até uma sensação comum, principalmente quando se exercita frequentemente, é necessário ficar atento para ver se isso acontece com certa recorrência. Se você já passou por alguma lesão anteriormente, é ainda mais importante ter cuidado.
Ao mesmo tempo, como sabemos que a dor no tornozelo é um desconforto comum, neste texto vamos explicar para você as principais causas e como tratá-la. Confira!
O que é a dor no tornozelo?
Antes de mais nada, é preciso que você entenda o que compreende a região do tornozelo em nosso corpo. Ela é conhecida como articulação tíbio-társica e tem o papel de fazer a ligação da nossa perna ao nosso pé. Formada por três ossos, a tíbia e fíbula na perna e o tálus no pé, essa é uma região que constantemente sofre desgastes.
Isso acontece justamente por ser uma parte que fica exposta tanto ao peso do corpo, quanto à estabilidade do chão — o que acaba resultando em uma pressão constante na região. Logo, a dor no tornozelo se caracteriza pela sensação de incômodo entre a perna e o pé, podendo estar localizada tanto nos ossos, nas articulações, ou mesmo nos músculos.
Quais são os principais sintomas?
Como existem diferentes tipos de causas para esse tipo de dor, muitos dos sintomas dependerão do que aconteceu anteriormente, ou até, se o indivíduo tem algum tipo de doença propícia a gerar esse desconforto na região. No entanto, geralmente, os sintomas principais são:
- inchaço;
- formigamento;
- instabilidade;
- rigidez;
- dificuldade para se sustentar;
- queimação na região.
Vale lembrar também que a dor no tornozelo pode acontecer em diferentes níveis. Há pessoas que sofrem de maneira mais severa e outras que sentem sintomas leves. De qualquer forma, é importante buscar um especialista para identificar as causas e iniciar o tratamento apropriado porque, mesmo que a princípio não seja tão grave, o problema pode se intensificar com o passar do tempo.
Quais as 7 principais causas da dor no tornozelo?
De fato, essa é uma área bastante instável e que, dependendo do esforço empregado, pode sofrer constantes lesões. Além disso, alguns problemas na estrutura óssea, musculatura ou articulação tornam a região mais propícia à dor.
Aqui, separamos algumas das principais causas. Acompanhe!
Osteoartrose
Afetando, principalmente, a cartilagem articular, a osteoartrose é uma enfermidade que provoca uma degeneração no revestimento ósseo. Assim, ele sofre mais desgaste ao longo do tempo. Ela é comumente conhecida como artrite e ocorre, geralmente, em pessoas mais velhas. Entre os sintomas estão: a predisposição para fraturas nos ossos e ligamentos, imobilidade e dor intensa.
Tendinite
Quando há inflamação dos tendões ao nível que começa a afetar a articulação do corpo, nós chamamos de tendinite. Essa é uma doença que ocorre em diferentes áreas, inclusive, no tornozelo. A sua causa pode ser o uso constante da articulação, principalmente, em atividades de alto impacto, como acontece nos esportes. Além da dor, também há um inchaço e rigidez na região.
Gota

Essa é uma doença bastante comum em homens caracterizada por uma artrite devido às altas concentrações de ácido úrico no sangue. Principalmente, no caso do tornozelo, é formado pequenos cristais de sódio que ficam grudados na articulação, gerando dores agudas.
Problemas na pisada
Muitos não prestam tanta atenção à forma como seu pé se acomoda ao andar no dia a dia, mas o seu tipo de pisada tem relação direta com diversos problemas no pé, tornozelos e até coluna que podem aparecer ao longo do tempo. Em geral, existem três tipos de pisadas:
- supinada: quando o peso tende a se concentrar na parte de fora dos pés;
- pronada: quando o peso do corpo vai todo para a região do interior dos pés;
- neutra: quando a pisada é equilibrada e o peso do corpo fica bem distribuído, que é o tipo de pisada ideal.
O primeiro e o segundo são pisadas que forçam mais a articulação do tornozelo, podendo até mesmo modificar a sua direção, forçando para dentro ou para fora. Então, a probabilidade é que, com o passar dos anos, isso cause dor e até lesões mais sérias.
Lesões e traumas
Lesões e traumas são as causas mais comuns para dor no tornozelo. Esse tipo de situação causa dificuldade de se movimentar e deixa a região inchada com certa frequência, às vezes arroxeada também. Dependendo do impacto, os ligamentos podem ser rompidos causando muita dor e imobilidade.
Infecção
Nesse caso, a dor no tornozelo pode estar relacionada a alguma ferida na região que infeccionou. Diabéticos têm mais tendência a sofrer de infecção, principalmente quando os seus machucados não são tratados corretamente. Como a diabetes não tratada destrói os nervos dos pés, tornando a região insensível, um machucado pequeno pode passar despercebido e infeccionar, provocando bastante dor.
Bursite
Quando ocorre inflamação na bursa (sacos cheios de líquido que servem para amortecer os tendões), nós chamamos de bursite. Consequentemente, a tendência é que ocorra dor e existe até uma síndrome específica da região do calcanhar, conhecida como síndrome de Haglund.
Como aliviar a dor?
Como acompanhamos no tópico anterior, existem muitos motivos para que alguém tenha dor no calcanhar. Por isso, é fundamental buscar o diagnóstico médico, antes de tentar qualquer atitude preventiva, para que seja aplicado o tratamento correto.
De qualquer forma, é possível realizar alguns procedimentos para aliviar o desconforto até descobrir qual é a sua causa. Confira algumas sugestões.
Faça uma compressa fria
Em inflamações mais recentes, seja por um trauma ou lesão, é recomendável colocar uma compressa de gelo no local. Isso ajuda a diminuir o inchaço é um bom anti-inflamatório, auxiliando na cicatrização.
Se você não tiver um acessório específico em casa para gelar a região, basta encher um saco com gelo ou envolver as pedras de gelo com um pano. Deixe sobre o local dolorido por cerca de quinze minutos e repita sempre que achar necessário até melhorar.
Mantenha o tornozelo elevado
Ao sofrer uma lesão ou trauma, manter os tornozelos elevados é uma boa forma de diminuir os hematomas e inchaços do local. De forma geral, o repouso com os pés elevados ajuda a reduzir a carga sobre a região e facilita a circulação sanguínea.
Use sprays para contusão
Existem produtos específicos no mercado para tratar regiões doloridas, sobretudo quando se trata de uma tensão muscular. Verifique em farmácias opções para contusões que tenham analgésico, aplicando sobre o local de acordo com as instruções da embalagem.
Apesar de ser uma solução prática, dependendo da causa do problema não será suficiente para cessar a dor. Lembre-se também que a automedicação é perigosa para a saúde e quando a dor persiste é sinal de que você deve procurar um médico o quanto antes.
Recorra à imobilização
O ideal é evitar andar se você sofrer algum trauma ou lesão, além de imobilizar a região com um estabilizador próprio até que os tendões cicatrizem. É claro que a orientação de um especialista é ainda mais importante nessa situação, mas só de reduzir as atividades diárias até fazer a imobilização correta já ajuda a não piorar.
Em alguns casos, o médico pode pedir exames específicos e recomendar tratamentos que incluam sessões de fisioterapia ou até mesmo uma cirurgia corretiva. Ou seja, a dor no tornozelo não pode ser negligenciada!
É possível prevenir a dor no tornozelo?
Por fim, vamos falar de uma dúvida comum entre as pessoas que já sentiram dor no tornozelo e querem fazer o possível para evitar a sensação, ou mesmo aquelas que nem querem chegar a lidar com esse tipo de desconforto.
É claro que lesões ou problemas podem acontecer mesmo tomando cuidados, mas existem atitudes que ajudam a prevenir a sobrecarga na região do tornozelo. Uma delas é manter o corpo ativo e saudável, já que o sedentarismo e a obesidade tendem a ser fatores de risco nesse caso.
Fazer alongamentos também é um hábito que contribui com uma vida com menos dores corporais. Para completar, não deixe de priorizar a qualidade dos seus sapatos no dia a dia, não só nos momentos de praticar exercícios físicos.
Muita gente não pensa que usar o calçado adequado para cada momento é um tipo de autocuidado. O conforto ao realizar as diversas atividades cotidianas faz total diferença para ter mais qualidade de vida, afastar as lesões e garantir maior proteção para o corpo, sobretudo na região dos pés, pernas e coluna. Comece a prestar mais atenção nas suas escolhas de calçados e perceba como isso influencia o seu bem-estar!
Enfim, agora você já sabe um pouco mais sobre dor no tornozelo e como esse desconforto pode ter diferentes causas, desde traumas até doenças, como gota e bursite que tornam a região propícia a trazer esse incômodo para o indivíduo. Destacamos aqui que procurar ajuda especializada para o tratamento é muito importante, especialmente para traumas mais graves em que somente um ortopedista pode avaliar os procedimentos necessários para cuidar do problema.
Este post foi útil para você? Então, que tal continuar acompanhando outros conteúdos como este para conferir várias dicas? Curta a nossa página no Facebook e fique de olho nas publicações!
Nome do Produto
R$ 0,00
Deixe um comentário