Micose nos pés: entenda o que é e como tratar - Blog Meu Pé de Conforto

Micose nos pés: entenda o que é e como tratar

Postado em 20/04/2020

A micose nos pés, também conhecida como pé-de-atleta ou frieira, é um problema de saúde comum, mas muito incômodo. Trata-se do surgimento de um tipo de fungo denominado dermatófito, que está presente no corpo humano e vive em locais úmidos, como na pele que há entre os dedos e nas unhas dos pés.

Curar a micose dos pés requer paciência, pois os tratamentos são, geralmente, longos e contínuos. No entanto, com a adoção de algumas medidas, é possível prevenir e até mesmo eliminar de vez o problema.

Neste post, além de ensinar a identificá-la e preveni-la, também damos dicas sobre remédios caseiros para micose. Confira!

Conheça alguns sinais e sintomas da micose nos pés

A micose nos pés é reconhecida facilmente. Afinal, dá sinais e sintomas bem característicos e que podem ser vistos com clareza. Qualquer pessoa que conhece seu comportamento no corpo humano é capaz de identificar se está com o problema, embora a ajuda de um especialista seja necessária em alguns casos.

Vale frisar que a contaminação acontece por contato direto com um indivíduo com a doença ou pelo uso de objetos infectados, como meias e sapatos. Além disso, pisar no chão molhado de piscinas e vestiários contaminados, por exemplo, também pode causar a micose. Normalmente, a pessoa que tem micose nos pés apresenta:

  • coceira e vermelhidão na região afetada;
  • descamação da pele;
  • ardor local;
  • presença de pequenas bolhas;
  • áreas esbranquiçadas entre os dedos dos pés.

As unhas também podem ser as “vítimas” dos fungos e a recuperação delas tende a levar mais tempo. Quando isso ocorre, elas se tornam mais grossas, com coloração diferente e podem descolar da pele do dedo.

Veja quais são os tratamentos

No geral, a micose nos pés é tratada por meio de antifúngicos tópicos de venda livre. Há muitas opções, como o miconazol, a terbinafina, o isoconazol e o cetoconazol. Esse tratamento dura cerca de um mês, com aplicação diária.

Existem, ainda, produtos que são facilmente encontrados nas drogarias, como os esmaltes antifúngicos e as loções. Quando não há melhora, é possível que o médico dermatologista opte pelo tratamento sistêmico, realizado com antifúngicos orais. Dependendo da gravidade, pode ser mais efetivo aplicar injeções medicamentosas prescritas pelo profissional.

Alternativas caseiras

Além das medicações encontradas em farmácias, existem procedimentos alternativos que podem ser seguidos para ajudar a tratar o problema. Em alguns casos, eles apresentam bons resultados, já em outros, é preciso mesmo recorrer aos tratamentos prescritos pelo especialista.

A seguir, confira alguns remédios caseiros para micose!

Vinagre

Um tratamento alternativo para a doença é deixar os pés em uma mistura de água com vinagre de maçã (em igual proporção) por cerca de vinte minutos. O ácido acético, substância presente no vinagre, é capaz de neutralizar o pH da pele e contribuir para o combate aos fungos.

Powered by Rock Convert

Bicarbonato

O bicarbonato de sódio é mais um dos produtos indicados por ter o mesmo efeito alcalinizante. Ele pode ser misturado com vinagre ou limão para ser aplicado sobre a micose. Se preferir, deixe os pés de molho na solução de vinagre com água e adicione bicarbonato.

Não esqueça de passar um hidratante após o procedimento, para evitar que a pele do pé fique ressecada.

Alho

Outra opção é aplicar alho amassado na região afetada pelos fungos — que tem ação antibiótica, bastante utilizada no tratamento de doenças de pele. Basta preparar uma pasta com os alhos, colocar em uma bacia com água morna e deixar os pés de molho por alguns minutos.

Ervas

Muitas plantas possuem propriedades medicinais ou que fazem bem de forma geral para o corpo. Algumas delas têm propriedades antifúngicas, como alecrim, arruda, alfazema, orégano, entre outras. Assim, uma possibilidade é fazer um chá com várias delas para mergulhar as áreas acometidas pela micose.

Folhas de mandioca

Você já imaginou que a mandioca poderia ser uma aliada contra as micoses? Também conhecida como aipim ou macaxeira, as folhas dessa planta são outra opção de remédio caseiro para micose. O ideal é fazer um chá com elas e aplicar no local com um algodão até que o problema desapareça.

Óleos essenciais

Os óleos essenciais estão fazendo cada vez mais sucesso pelos seus diversos “poderes”. Para quem não sabe, um de seus benefícios é justamente impedir a ação e proliferação dos fungos, além das propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.

Nesse caso, a dica é misturar algumas gotas com um creme hidratante neutro e espalhar pela área sensibilizada. Algumas sugestões são: copaíba, calêndula, cravo, tomilho, malaleuca, alecrim e orégano.

Apesar de toda essa variedade de tratamentos para fazer por conta própria, é muito importante lembrar de ser cauteloso com o problema. Se os sinais não melhorarem ou voltarem a aparecer em pouco tempo, não insista e marque uma consulta médica para avaliar o quadro com maior precisão.

Aprenda a prevenir a micose nos pés

A micose nos pés tem cura. No entanto, é comum que ela volte a aparecer, principalmente quando as medidas que impedem a proliferação dos fungos não são seguidas.

Para evitar que isso aconteça, alguns cuidados precisam ser tomados diariamente. Veja os principais:

  • evite andar descalço em locais públicos;
  • use chinelos e sandálias dentro de vestiários, chuveiros e banheiros públicos;
  • seque bem entre os dedos dos pés antes de calçar os sapatos ou após molhar os pés;
  • procure usar sapatos abertos ou andar descalço de vez em quando para deixar os pés em contato com o ar por um tempo;
  • troque as meias ao molhar os calçados ou depois dos exercícios;
  • não compartilhe meias e sapatos;
  • dê preferência para meias feitas de materiais que absorvem melhor o suor (como algodão);
  • use talco para os pés para mantê-los secos;
  • tome cuidado com a esterilização dos materiais utilizados para cortar ou mexer nas unhas.

Como deu para perceber, a micose nos pés incomoda e atrapalha muito o dia a dia do indivíduo. Além das coceiras que deixam a pele mais sensível, também é possível que a região apresente mau cheiro, gerando um grande desconforto. Por isso, seguir as dicas de tratamento e prevenção é essencial.

E você, gostou de conhecer remédios caseiros para micose? Se quiser mais uma dica, leia nosso artigo sobre os benefícios do escalda-pés, que ensina várias formas de fazer o procedimento em casa. Vale a pena conferir!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140