Quais os tipos de couro existentes? Descubra aqui! - Blog Meu Pé de Conforto

Quais os tipos de couro existentes? Descubra aqui!

Postado em 16/04/2020

Muitas pessoas não sabem, mas somente o couro legítimo e 100% natural pode ser chamado, de fato, de couro. Porém, não é incomum perceber a presença de outros tipos de materiais que também carregam esse nome. Pensando nisso, você sabe quais são os tipos de couro existentes?

Apesar de opções ecológicas se destacarem a cada dia, nada pode ser comparado a um bom item original. Se você deseja entender mais sobre esse assunto e conhecer diferentes possibilidades, não deixe de ler este artigo!

Quais são os diferentes tipos de couro existentes?

Para saber identificar uma peça original em meio a tantos tipos de couro, é importante conhecer diferentes opções. Por isso, neste artigo, vamos apresentar alternativas que podem ser encontradas no dia a dia.

Sintético

O couro sintético é amplamente utilizado na indústria da moda e dos calçados. Apesar de comum, é impossível comparar suas características ao couro natural e legítimo. Afinal, sua qualidade tende a ser infinitamente menor. Além de pouco resistente, é pouco impermeável e apresenta rachaduras e manchas com o tempo, mesmo contando com muitos cuidados.

Em outras palavras, a opção sintética, constituída, em geral, de poliuretano, não deve ser totalmente descartada. É preciso apenas saber que a peça adquirida não durará muito tempo. Se é longo prazo que você procura, aposte sempre nas opções naturais.

Camurça

A camurça é um dos tipos de couro que deriva de animais. Contudo, diferentemente do legítimo, ela passa por um processo de curtimento que a torna mais macia, maleável e versátil. Uma vez que o item original tende a ser muito duro, há quem invista na camurça para garantir conforto no dia a dia — em especial ao falarmos sobre calçados produzidos com couro por dentro e por fora.

Ecológico

Além da camurça, o couro ecológico também advém de animais. Isso choca a muitas pessoas, pois há quem acredite que essa opção é vegana. O processo de curtimento da peça ecológica visa minimizar a quantidade de metais pesados de sua composição, além de receber tratamentos que a tornam mais resistente à decomposição — um deles é feito com cromo.

Por utilizar uma menor quantidade de água em sua produção, é possível apontar a alternativa ecológica como a opção menos poluente dentre as descritas.

Legítimo

Por último — mas não menos importante —, temos o couro legítimo. Ele também tem origem animal e apresenta características únicas que expressam sua qualidade, como resistência, dureza e conforto. Também é possível tingi-lo e criar diferentes possibilidades de look por meio desse tecido.

Ao conhecer tantas opções, pode ser que você se interesse em saber diferenciar os tipos de couro entre si. Para isso, é preciso se atentar a alguns detalhes, que serão explicados a seguir.

Quais são os tipos de couro de maior qualidade?

Sem dúvidas, o conforto deve estar sempre em primeiro lugar. Calçados de couro que promovem leveza, que não têm costura interna, com palmilha em EVA e anatômicos são sempre as melhores opções e evitam dor durante o uso. Ao falar em roupas e sapatos, nada é mais importante do que se sentir bem. Contudo, alguns atributos ajudam na hora de identificar um tecido realmente adequado para uso:

  • aparência;
  • suavidade ao toque;
  • brilho;
  • peso;
  • dureza.

Como foi possível perceber, o couro legítimo e 100% natural tende a ser mais pesado e duro que as outras opções. Isso, por sua vez, o torna mais resistente e promove qualidade ao tecido. A camurça tende a ser a opção mais suave ao toque e versátil. Portanto, se é maleabilidade que você deseja, essa é a melhor alternativa para você. Por fim, o ecológico é a opção para quem busca por sustentabilidade ao se vestir.

Ao considerar esses pontos, é possível identificar com maior facilidade os tipos de couro mais adequados para você. Ao comprar sapatos, isso pode ser fundamental. Se você está em busca de opções confortáveis, duráveis e de alto padrão, não deixe de conhecer as opções de calçados da Doctor Shoes!

Se você gostou deste conteúdo e deseja saber ainda mais sobre as qualidades de um couro de qualidade, entre em contato conosco agora mesmo!

Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140