Couro vs Sintético: o que levar em consideração ao comprar os seus sapatos? - Meu Pé de Conforto

Couro vs Sintético: o que levar em consideração ao comprar os seus sapatos?

Postado em 26/10/2017

Couro vs sintético: o que é melhor para os sapatos? Essa é uma pergunta frequente e refere-se à escolha do couro de origem animal ou de material sintético. Em linhas gerais, os dois são semelhantes, mas apresentam pequenas diferenças que podem ser determinantes para sua decisão.

Como as características desses dois materiais variam, eles apresentam vantagens distintas também. Por isso, podem ser mais ou menos indicados, dependendo das suas preferências ou das suas necessidades. Então, é interessante conhecer melhor cada um deles antes de escolher o seu sapato.

Para ajudar nessa escolha, preparamos este post com as principais características dos sapatos de couro natural e de couro sintético, suas vantagens, entre outras informações. Continue lendo para descobrir qual deles é ideal para você

Couro vs sintético

Na comparação couro vs sintético, há quem coloque o material de origem animal como vilão frente ao sintético por ser proveniente, geralmente, de bovinos. No entanto, ele apresenta aspectos positivos economicamente e contribui com a geração de empregos e de renda.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados em sua Pesquisa Trimestral do Couro, no 3º trimestre de 2019, os curtumes investigados declararam ter recebido 8,59 milhões de peças, sendo um acréscimo de 2,4% em relação ao 2º trimestre do mesmo ano. Ou seja, é um mercado aquecido para diversos segmentos.

Já no caso do material sintético, ele é fabricado a partir de compostos químicos vindos do petróleo. Pode ser usado, assim como o couro animal, tanto em calçados quanto em outros produtos, como peças de roupa, bancos de automóveis e sofás.

Porque cada um tem as suas características, eles também apresentam vantagens diferentes quando aplicados nos sapatos. A seguir falamos um pouco mais sobre elas para que você veja os benefícios de cada um.

Vantagens do sapato de couro animal

Durabilidade

O couro é forte em termos de flexibilidade, e não é nada delicado! Pelo contrário, esse tipo de material é resistente e de qualidade superior aos couros sintéticos. Tem a propriedade de se moldar naturalmente, adequando-se aos diferentes formatos de pés sem danificar a estrutura do calçado — o que o torna também mais confortável e durável.

Custo-benefício

Os sapatos feitos de couro animal podem ter um custo inicial mais alto quando comparados aos sintéticos. No entanto, suas qualidades (principalmente sua durabilidade) fazem com que ele tenha um maior valor agregado, oferecendo um ótimo custo-benefício.

Seu par de calçados de couro vai durar muitos e muitos anos, o que o coloca à frente dos demais. Os outros materiais podem ter um preço mais baixo, mas não estarão em seu armário por tanto tempo.

Limpeza

Além de duráveis, sapatos em couro animal exigem menos trabalho para a limpeza e para a higiene. Trata-se de um material que requer pouca manutenção, pois apenas é preciso um pouco de detergente ou sabão neutro e um pano limpo para que o calçado fique novo em folha!

Proteção para os pés

Os sapatos feitos de couro animal previnem odores desagradáveis, pois permitem que sua pele “respire” melhor. Isso ocorre principalmente pela adaptabilidade da matéria-prima aos pés, que não ficam apertados demais.

Biodegradabilidade

Apesar das críticas vindas de ativistas, o couro animal é um produto natural que causa poucos danos ao meio ambiente, principalmente quando descartado. Há uma taxa bem pequena de produtos químicos em sua produção e, mesmo com uma grande vida útil, o material é biodegradável (ou seja, não passará anos em estado de decomposição).

Atemporalidade

Pode-se dizer que estes sapatos são atemporais, uma vez que podem ser usados em diferentes ocasiões, independentemente da época. Você pode usar um modelo por anos e ainda conseguir montar looks incríveis — ainda bem que eles duram muito tempo!

Impermeabilidade

Sapatos de couro de origem animal também apresentam uma boa impermeabilidade. Isso significa que não se molham com facilidade, mantendo os pés secos. Mas não se esqueça de que, quando líquidos caem nesse tipo de material, é preciso secá-lo rapidamente para não surgirem manchas.

Firmeza

Conforme explicamos, o couro é um material muito resistente e que também se modela aos pés. Apesar disso, ele apresenta uma excelente firmeza. Não é necessário que o sapato receba reforços com outros tecidos, pois o próprio couro é suficiente para um bom acabamento e para modelar o calçado.

Vantagens do sapato de couro sintético

Menor preço

Conforme explicamos, na comparação couro vs sintético, no que se refere ao preço, o segundo tem um custo menor. É condizente com a sua qualidade e com a sua durabilidade, que também são menores do que as do couro de origem animal.

Menor consumo de energia

Todo material exige energia para ser produzido e, no caso do couro sintético, ele necessita de cerca de 20% a menos em comparação ao couro de origem animal. Por isso, gera economia, o que também ajuda a influenciar no seu preço final.

Possibilidade de ser lavado

Diferentemente do couro animal, o sintético pode ser lavado, mas não da forma tradicional com água e sabão, e sim aplicando uma técnica a seco. Ela é a mesma aplicada em outros tipos de materiais, sendo mais uma opção de higienização.

O que considerar entre couro vs sintético

Tanto os sapatos de couro quanto aqueles feitos em material sintético apresentam um bom aspecto e modelos variados. Por isso, pode ser um pouco difícil decidir entre um ou outro, uma vez que ambos apresentam suas vantagens e suas especificidades.

Assim, na hora de escolher o seu sapato, o ideal é que você considere todas essas características que apontamos e pondere sobre a relação custo-benefício, suas expectativas, suas necessidades e seu orçamento disponível.

Como você viu, o couro de origem animal tem o grande diferencial de uma excelente durabilidade, resistência e o conforto que oferece. O sintético também tem uma boa vida útil, mas não envelhece tão bem quanto o couro animal. Portanto, seu aspecto não é o mesmo depois de algum tempo, o que pode exigir a troca do calçado.

O couro animal, sendo bem cuidado, se mantém por muitos anos. Mas existem algumas pessoas que não preferem optar por ele com o intuito de seguir as filosofias ambientalistas e de proteção aos animais, o que é uma questão muito pessoal.

Sendo assim, no que se refere a estilo e moda, você pode optar tanto por um quanto por outro. Mas se está procurando uma qualidade superior, na disputa entre couro vs sintético, os modelos de origem animal tendem a se sobressair em relação aos demais por todos os motivos que mostramos, principalmente, pela saúde dos pés.

Mas e você, o que acha? Prefere o couro animal ou sintético? Deixe seu comentário e divida com a gente a sua opinião!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140