Aprenda a combinar roupa e sapato para cada ocasião - Blog Meu Pé de Conforto

Aprenda a combinar roupa e sapato para cada ocasião

Postado em 14/05/2019

Um desafio comum para muitas pessoas é conseguir combinar roupa e sapato. Normalmente, quem não se importa muito com as tendências da moda ou não presta tanta atenção ao que veste sente esse tipo de dificuldade.

Na verdade, basta conhecer alguns detalhes para fazer as combinações de forma simples e prática, aumentando as suas chances de acertar.

Você também passa por essa situação? Veja quais são as dicas que separamos para ajudá-lo nessa tarefa e avalie se você está se saindo bem com as suas escolhas.

Pense nos ambientes que você frequenta

O primeiro passo é tentar conciliar o estilo de cada situação com o seu próprio, principalmente para não destoar demais das outras pessoas ou apostar em uma combinação inadequada.

Por isso, comece a avaliar quais são os ambientes que você costuma frequentar. Por exemplo, o seu local de trabalho exige uma vestimenta formal? Os restaurantes que você frequenta aos fins de semana são mais sérios ou descontraídos?

Tudo isso é capaz de influenciar as suas escolhas na hora de combinar roupa e sapato. Se os seus colegas de trabalho se vestem sempre de forma elegante, não dá para ir de tênis e short, certo? Da mesma forma, não colocamos chinelos e camisetas para visitar um restaurante cerimonioso ou mesmo para ir a um casamento.

O bom senso geralmente está ligado ao tipo de ocasião em que você está inserido, embora não seja necessário vestir-se exatamente igual a todo mundo.

Contudo, essas referências ajudam a ter uma ideia de qual linha seguir, além de evitar que você vá de terno a uma praia ou chegue a uma reunião de trabalho vestindo uma regata — os quais não configuram cenários muito agradáveis.

Tente não misturar estilos muito diferentes

Se você não é um especialista em moda, talvez o melhor conselho seja não arriscar tanto. Seguir um caminho “tradicional” é mais fácil do que tentar misturar estilos muito diferentes.

Pense: há pessoas que combinam duas estampas totalmente distintas de uma forma harmoniosa, enquanto outras acabam virando motivo de piada. No fim das contas, o que importa não é a opinião dos outros, só que se sentir bem e seguro é fundamental.

Logo, se você tem essa dificuldade, comece montando combinações básicas e menos arriscadas. Tenha em mente algumas dicas práticas, como:

  • sapatos baixos e confortáveis são ótimos para o dia a dia;

  • eventos refinados pedem um traje mais elaborado (isto é, não combine chinelos com roupa de festa);

  • na dúvida, opte por cores neutras e peças simples que são capazes de garantir uma boa aparência.

Invista em peças-chave

Outra dica muito útil para quem fica inseguro é adquirir itens que são fáceis de combinar. Alguns exemplos são: calças jeans, calças de alfaiataria em tons neutros, camisetas e camisas básicas. 

A escolha dos calçados também pode seguir a mesma tendência. Os homens costumam apostar em opções fechadas e abertas em cores triviais (tipo preto, marrom ou bege). Nesse caso, é bom ter, pelo menos, um sapato social e um casual, além de um par de tênis e chinelos ou sandálias para os dias mais quentes.

Já as mulheres gostam de variar um pouco mais. No entanto, não é necessário exagerar e, sim, investir em opções versáteis — como um sapato de salto clássico, uma sandália para o verão e um calçado fechado (que pode ser tênis, bota ou sapatilha).

Preze pelo seu conforto

Em todo tipo de ocasião, é possível vestir-se bem e de maneira confortável. Aliás, não há nada pior do que ficar incomodado com o seu visual, sentir os pés doendo ou usar uma roupa apertada demais.

O seu conforto deve ser uma prioridade, até pela sua qualidade de vida. Portanto, não cometa o erro de comprar um sapato de um tamanho errado — e o mesmo vale para as suas roupas. Procure experimentar todas as peças antes de trazê-las para o seu armário.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como combinar roupa e sapato, comece a analisar as suas produções! Aproveite, ainda, para descobrir qual é o melhor calçado para usar com vestido longo!

 

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140