6 sinais de problemas auditivos que não se pode ignorar! - Blog Meu Pé de Conforto

6 sinais de problemas auditivos que não se pode ignorar!

Postado em 13/05/2019

Os problemas auditivos não têm um momento certo para acontecer e podem se manifestar em pessoas de todas as idades. Por isso, precisam ser identificados precocemente para possibilitar um tratamento e evitar a sua progressão.

Afinal, a perda auditiva tende a aumentar com o tempo, trazendo prejuízos para o indivíduo, ao afetar seu desempenho escolar, o trabalho e suas interações sociais. Foi pensando nisso que preparamos este artigo.

Os problemas de audição manifestam sinais, e nós listamos alguns deles para que você observe seus hábitos e os da sua família a fim de descobri-los precocemente e aumentar as chances de revertê-los. Acompanhe!

1. Escutar rádio e televisão com volume alto

Quando os problemas auditivos começam a se manifestar, a pessoa sente necessidade de escutar o rádio ou a televisão em um volume alto. Ela tem dificuldade para acompanhar a programação quando o som está em uma altura regular.

Isso pode ser percebido ao assistir TV acompanhado, graças ao comentário de quem percebe e se incomoda com o volume alto. A companhia não sente necessidade de aumentar o som, enquanto aquele que tem problemas não consegue escutar os diálogos e outros detalhes sonoros.

2. Não perceber os sons do dia a dia

Perceber os sons do dia a dia também é um desafio quando uma pessoa começa a desenvolver problemas auditivos. Ela não ouve bem o telefone tocando e acaba perdendo diversas chamadas, além de não escutar a campainha.

Também passam despercebidos barulhos como carros na rua, pássaros cantando, um cachorro latindo, pessoas caminhando, entre outros. E isso pode ser um problema para a segurança dela, porque ao estar em uma via pública, ela tem dificuldade para perceber o que acontece ao seu redor.

3. Fazer leitura labial

Perceba que quando uma pessoa fala muito baixo, ou estamos conversando em um lugar barulhento, sentimos a necessidade de olhar diretamente para o interlocutor e até mesmo fazer a leitura labial, a fim de entender com clareza aquilo que ele está falando.

Pessoas com problemas auditivos fazem isso constantemente, até mesmo quando o local está calmo e nada interfere na conversa. Quando o outro fala em um tom mais baixo, sem ler os seus lábios, o indivíduo acometido não consegue entender o que foi dito.

4. Pedir constantemente para repetir

Outro sinal muito característico dos problemas auditivos é a necessidade de pedir constantemente para que as pessoas repitam aquilo já falado. No primeiro momento, a mensagem não chega de forma clara e algumas palavras acabam passando despercebidas. Então, o indivíduo não entende o que o outro falou.

É muito comum perguntar “o que?”, “como?”, ou sempre ficar em dúvida se conseguiu escutar com clareza. Em alguns momentos, isso é natural e acontece com qualquer pessoa, mas quando se torna algo constante, é preciso ter atenção, pois pode não ser uma simples distração.

5. Não ouvir chamados

Outra situação muito comum para pessoas que têm problemas auditivos é não escutar quando os outros chamam ou falam com elas. Não percebem que isso aconteceu e continuam fazendo a mesma coisa.

Pode parecer que está ignorando o outro ou até com o pensamento distante, mas, na verdade, os seus ouvidos não captaram os sons com clareza. Esse é mais um fator preocupante, porque em uma situação de risco, ela pode não escutar os alertas que são dados.

6. Sentir dificuldade para distinguir sons

Quando vários sons são emitidos simultaneamente, é natural que todos sintam um pouco de dificuldade para ouvir com melhor entendimento, mas para quem tem problemas auditivos, isso é ainda mais expressivo e a pessoa não consegue entender diálogos inteiros.

Fica muito difícil distinguir ou isolar os sons para focar naquilo que estão falando, por exemplo. Tudo se torna um grande emaranhado de barulhos que não fazem sentido, assim, ela não capta nada especificamente, mas tudo ao mesmo tempo.

Caso você esteja vivenciando alguma dessas situações, é muito importante procurar um médico para examinar seus ouvidos. Assim ele poderá identificar possíveis problemas auditivos e tratá-los para que não se agravem, evitando um impacto ainda maior em sua qualidade de vida.

Você tem algum desses sintomas? Conhece alguém que tenha? Deixe seu comentário e conte para a gente!

 

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140