Alimentação e qualidade de vida: como construir hábitos saudáveis? - Blog Meu Pé de Conforto

Alimentação e qualidade de vida: como construir hábitos saudáveis?

Postado em 08/04/2019

Você já percebeu que, nos últimos tempos, ouve-se falar bastante em alimentação saudável? Parece até já que virou uma tendência, mas não é bem isso: na realidade, as pessoas estão despertando para o fato de que qualidade de vida e bons hábitos alimentares estão fortemente interligados.

Quem quiser ter uma maior longevidade e um organismo mais forte precisa melhorar as suas escolhas no cardápio e adotar práticas que levem a esse objetivo — do contrário, isso não passará mesmo de uma simples moda. Comer bem e de forma correta é um verdadeiro estilo de vida!

Quer entender melhor sobre como adotar essa postura no dia a dia? Confira agora nossas dicas incríveis para construir hábitos saudáveis!

Faça uma reeducação alimentar

Essa é a forma mais segura de perder peso — ou ganhar — com saúde. Também é por meio dela que é possível mudar sua relação com a comida e ter uma vida longe de doenças e com mais disposição.

Segundo estudos recentes, a população brasileira tem alto consumo de alimentos não saudáveis, considerados fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes.

Por isso, é importante que o cardápio seja balanceado, rico em vitaminas, fibras, proteínas, carboidratos e lipídios. O equilíbrio é a palavra de ordem quando se trata de reeducação alimentar. Comece por ela!

Fuja dos processados e industrializados

Muito comuns nas prateleiras dos supermercados, esses alimentos são verdadeiros vilões da saúde. Mesmo que sejam práticos, não vale a pena o risco. Eles têm poucos nutrientes, além de conter substâncias que favorecem o aparecimento de doenças ao longo do tempo.

Os processados e industrializados mais conhecidos são:

  • empanados de frango;
  • refrigerantes;
  • salsichas;
  • biscoitos recheados;
  • alguns cereais;
  • molhos prontos para saladas;
  • barras de cereal.

Evite alimentos ricos em gordura e açúcares

A gordura também é importante para o bom funcionamento do organismo, mas apenas uma pequena quantidade é necessária. Elas são fundamentais para a produção de energia e de hormônios, mas o consumo em excesso inibe o apetite para outros alimentos saudáveis, além de causar problemas como a obesidade. São elas:

  • margarina;
  • óleos;
  • manteiga;
  • chocolates;
  • doces;
  • açúcar e demais alimentos gordurosos.

Consuma alimentos que estimulam a produção de serotonina

Quando se fala em bem-estar a nível fisiológico não podemos esquecer da serotonina. Ela é conhecida como o hormônio da felicidade e sua produção está ligada também à alimentação.

É possível ser mais feliz de acordo com os alimentos que você come — e não se trata das comidas doces e gordurosas que enchem os olhos de muitas pessoas. São itens saudáveis que você pode incluir no cardápio e desfrutar de muitos benefícios, como a qualidade do sono, que influencia diretamente na qualidade de vida.

Powered by Rock Convert

Veja quais alimentos possuem esse hormônio:

  • alimentos ricos em ácido fólico (folhas verdes, leguminosas, abacate, laranja, aspargo);
  • fontes de vitamina B6 (banana, abacate, leite, lentilhas, feijão);
  • fontes de magnésio (leguminosas, ostras, arroz integral, salmão, nozes);
  • alimentos com triptofano em sua composição (ovos, castanha, banana, aveia, amendoim, amêndoas, queijos, peixe, frango).

Veja dicas extras sobre qualidade de vida e alimentação

No conteúdo acima, você pode perceber, de maneira inequívoca, como qualidade de vida e alimentação estão interligadas e que, por meio de mudanças na sua rotina, você pode aprimorar a sua saúde e os seus níveis de bem-estar. Para que isso ocorra de maneira ainda mais completa, separamos mais algumas dicas abaixo. Confira!

Não negligencie o seu sono

Você já deve ter ouvido falar que uma boa noite de sono é essencial para que o seu organismo se recupere adequadamente e esteja pronto para encarar o dia seguinte. No entanto, o que você talvez não saiba é que, mais do que um mero descanso, esse é o momento no qual o corpo repara tecidos e produz uma série de substâncias importantes.

É fundamental, por exemplo, dormir bem durante um período adequado de horas para que a nossa produção do hormônio do crescimento (GH) seja satisfatória. Ele é responsável pela melhora da capacidade física, aumento da massa magra, retardo do envelhecimento, redução da gordura corporal e muito mais.

Pratique atividades físicas

Praticar atividades físicas está entre os hábitos mais saudáveis que você pode adotar para melhorar a sua qualidade de vida. Movimentar o corpo ajuda melhorar a autoestima, perder os quilinhos extras e a prevenir doenças, além de gerar descargas de endorfinas, que são substâncias que causam bem-estar e ajudam a relaxar naturalmente.

No entanto, especialmente em um país tropical como o Brasil, é essencial tomar cuidado com o risco da desidratação. Beba bastante água, principalmente se praticar exercícios muito intensos, e não se esqueça de complementar a hidratação — se for do seu gosto — com sucos naturais, vitaminas, bebidas hidroeletrolíticas e água de coco, por exemplo.

Priorize o seu bem-estar mental

Com a rotina estressante que a maioria das pessoas leva atualmente nos centros urbanos, um dos cuidados que você precisa ter, de tempos em tempos, é o de priorizar o seu bem-estar mental. Separe um tempo para você refletir e investir na sua inteligência emocional, no seu autoconhecimento e na melhora das suas tomadas de decisões.

Sem sombra de dúvidas, uma das maneiras de fazer isso é apostando na psicoterapia, que é um processo no qual um profissional ajuda você a resolver algumas de suas questões emocionais. Outra opção interessante é a meditação, que oferece diversas modalidades e técnicas extremamente saudáveis, curativas e terapêuticas.

Seja vaidoso sem abrir mão do conforto

Durante o decorrer da nossa vida, sempre é muito importante correlacionar os cuidados com o corpo e com os da mente e, definitivamente, uma das maneiras de fazer isso é sendo vaidoso na medida certa, mas sem abrir mão do seu próprio conforto. Pode até parecer fácil, mas encontrar esse equilíbrio nem sempre é uma tarefa simples.

Você deve, com certeza, apostar na realização de exercícios físicos, mas isso não quer dizer que você deva, necessariamente, fazer treinamentos de peso em uma academia caso você não suporte esse ambiente. O segredo é combinar algo que traga prazer, mas que também aprimore a saúde, como seu esporte favorito ou uma atividade com amigos.

Como se percebe, é possível montar um cardápio que considere qualidade de vida e alimentação, longe dos alimentos não saudáveis para, assim, conquistar uma saúde melhor. O que você come determina seu estilo. Então, que tal começar hoje mesmo a rever seus hábitos?

Viu como a relação entre alimentação e qualidade de vida é coisa séria? Ficou com algumas dúvida ou quer deixar uma sugestão? Então não deixe de fazer o seu comentário aqui no post!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140