Cuidados com os pés: saiba o que é essencial para o verão! - Blog Meu Pé de Conforto

Cuidados com os pés: saiba o que é essencial para o verão!

Postado em 30/11/2018

Ter os pés saudáveis é fundamental para manter o bem-estar e a qualidade de vida. O problema é que nem sempre cuidamos da forma adequada dessa parte do corpo, o que acaba gerando problemas como rachaduras, frieiras, joanete, unha encravada, dentre outros. A pele nessa região é mais espessa do que nas outras e, por essa razão, acaba acumulando mais células mortas, por isso, merece atenção.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como ter alguns cuidados com os pés, especialmente no verão, que é uma estação em que eles estão mais à mostra e, devido ao calor, a proliferação de bactérias também é maior. Confira!

Faça esfoliação periodicamente

No verão, com idas mais frequentes a piscinas e praias, os pés tendem a ficar mais ressecados e ásperos, o que pode levar a rachaduras. Nesse caso, o ideal é fazer esfoliação periodicamente para limpar e remover as células mortas e devolver o brilho à pele.

Mas atenção: a esfoliação deve ser feita com cuidado, pois, ao sensibilizar a região, como resposta natural a pele se torna mais grossa. Por isso, o ideal é fazer uma vez por semana e hidratar em seguida.

Hidrate todos os dias

Como vimos, depois da esfoliação é preciso fazer uma boa hidratação para que os pés fiquem saudáveis. Isso é importante pois esse momento garante que a pele fique mais macia, evitando um novo ressecamento.

Além disso, o ideal é utilizar produtos específicos para os pés, pois eles têm princípios ativos como óleo de amêndoa, manteiga de karité, ácido hialurônico, dentre outros, que promovem a maciez necessária para a pele ressecada e grossa da região.

Não se esqueça da proteção solar

Um erro comum no verão em relação aos cuidados com os pés é esquecer de usar o protetor solar neles, mesmo tendo usado no restante do corpo. A falta de atenção pode causar queimaduras, fazer com que a pele dessa parte do corpo descasque e, a longo prazo, expõe ao risco do câncer de pele.

Powered by Rock Convert

É importante também evitar pisar em superfícies muito quentes, como a borda da piscina e a areia da praia, para não correr o risco de ter bolhas ou até mesmo queimar a sola dos pés.

Mantenha as unhas cortadas

Unhas grandes podem carregar sujeira e bactérias, por isso, o ideal é cortar a cada quinze dias. Entretanto, não é indicado deixá-las muito curtas ou aparar os cantos, pois pode facilitar que elas encravem e causem desconforto. Se isso acontecer, procure um podólogo.

Escolha os calçados adequados

A escolha dos calçados também deve ser cuidadosa. No verão, a tendência é optar por sandálias abertas, o que é bom para que os pés possam respirar. Entretanto, é importante não abusar do salto alto, nem de calçados desconfortáveis, para não causar desconforto ou até mesmo lesões nos pés.

Caso você opte ou precise usar sapatos ou tênis, é importante dar preferência para aqueles feitos em tecidos, para permitir a transpiração. As meias devem ser de algodão, preferencialmente sem costura e que não apertem o tornozelo ou a canela.

Todos esses cuidados com os pés citados aqui são fundamentais para a prevenção dos principais problemas que afetam a região. Que tal adotar esses hábitos no próximo verão?

Se você gostou deste conteúdo e quer ter acesso a mais dicas como essas, acesse nosso artigo sobre como se prevenir de problemas e ter cuidados com os pés e aproveite!

 

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140