APRENDA FAZER UMA LIMPEZA DOS PÉS DE MANEIRA IDEAL - Blog Meu Pé de Conforto

APRENDA FAZER UMA LIMPEZA DOS PÉS DE MANEIRA IDEAL

Postado em 02/08/2018

Os pés nos sustentam todos os dias. São muitas as atividades que exigem bastante deles: caminhadas, longas horas em pé, sapatos apertados… Tudo isso pode desgastar essa parte tão importante do nosso corpo.

Sem os cuidados adequados, não é raro ter que lidar com incômodos como bolhas, frieiras e outros problemas que podem prejudicar sua qualidade de vida e atrapalhar a execução de várias atividades diárias.

Para evitar esses incômodos, é preciso adotar algumas medidas na hora de fazer a limpeza dos pés, mantendo-os higienizados e sempre saudáveis. E é sobre isso que falaremos hoje. Neste post, você vai aprender a cuidar dos seus pés da melhor forma. Acompanhe!

Entenda a importância de cuidar dos pés

Apesar do seu papel fundamental, os pés, muitas vezes, não recebem a devida atenção. Eles são essenciais para executarmos praticamente todas as tarefas do dia a dia, mantendo-nos, literalmente, de pé.

E quando falamos sobre os cuidados com os pés, não é uma questão apenas de beleza. A falta de atenção com essa parte do corpo pode levar a infecções e patologias graves.

Muitas vezes, inclusive, os problemas podem impedir várias atividades, como acontece nos casos de neuropatia e fascite plantar. Por isso, é imprescindível que os pés estejam sempre limpos e livres de dor.

Aprenda a fazer a limpeza dos pés corretamente

Limpar os pés parece uma tarefa simples, mas nem por isso deve ser feita de qualquer jeito. Alguns cuidados são importantes para evitar problemas de pele e a proliferação de bactérias.

Utilize água, sabonete e uma esponja de banho para lavar todo o pé com cuidado, não se esqueça de esfregar também as unhas e os espaços entre os dedos, que podem abrigar fungos, e evite a pedra-pomes — ao contrário do que se pensa, ela pode estimular a formação de uma camada mais grossa de pele.

Veja alguns passos para fazer uma boa limpeza dos pés:

Faça uma esfoliação semanalmente

Engana-se quem pensa que a esfoliação é uma prática válida apenas para a pele do rosto, e já existem produtos específicos para eliminar as células mortas da região dos pés. Isso pode ser feito toda semana ou de acordo com orientação médica.

O ideal é comprar um esfoliante próprio para essa parte do corpo e seguir a recomendação de uso da embalagem.

Seque muito bem os pés e a região entre os dedos

Outro cuidado importante na hora de higienizar os pés é a secagem. Isso porque a umidade colabora diretamente para o surgimento de fungos e bactérias. Inclusive, essa é uma das maiores causas do aparecimento de micoses e do indesejado chulé.

Por isso, assim que sair do banho, pegue uma toalha e seque toda a extensão dos pés, especialmente entre os dedos. Jamais durma de pés molhados ou deixe-os úmidos dentro do sapato.

Tenha atenção ao cortar as unhas

Unhas encravadas podem gerar um grande desconforto. Além de realizar a limpeza dos pés diariamente, uma boa forma de evitá-las é prestar atenção à maneira de cortá-las. Evite cortar os cantos ou deixá-las curtas demais, pois isso pode facilitar o encravamento.

Se acontecer de a unha encravar, um tratamento médico especializado pode resolver o problema rapidamente. Outra dica importante é não compartilhar cortadores e lixas de unha, a fim de evitar a transmissão de micoses.

Powered by Rock Convert

Massageie os pés para aliviar o cansaço

Depois de um longo dia de trabalho ou de caminhadas, uma forma relaxante de liberar a tensão é fazer um escalda-pés. Deixe os pés de molho em água morna com sais e óleos aromatizantes para aliviar o cansaçoe as dores.

Depois disso, aproveite para fazer uma massagem com creme hidratante. Além do relaxamento proporcionado pela massagem, o creme evita o ressecamento. Esse processo pode ser feito todos os dias.

Coloque os pés e as pernas para cima

Além da limpeza dos pés, uma boa dica para deixá-los descansados é colocá-los para cima. Depois do banho e da massagem relaxante, deite na cama e eleve os pés. Para isso, você pode usar uma almofada ou qualquer outro objeto que mantenha as pernas e os pés ligeiramente erguidos.

Essa ação favorece a circulação das pernas, reduzindo dores e possíveis inchaços. Inclusive, a dica também vale para quem trabalha muitas horas sentado. Deixar os pés longe do chão por alguns minutos faz bem à circulação sanguínea.

Cuide dos calos e das rachaduras

Quem não tem o hábito de hidratar os pés ou de usar um calçado adequado, fica mais propenso a rachaduras e calos. Não cuidar desses problemas pode gerar uma série de doenças. Por isso, caso note que os seus pés estão muito ressecados e com bolhas doloridas, procure um médico imediatamente.

podólogo, que é o profissional que cuida da saúde dos pés, avaliará o caso e indicará o tratamento mais adequado.

Faça bom uso dos calçados para manter a saúde dos pés

Os cuidados com os sapatos também são imprescindíveis para manter os pés limpos e saudáveis. Uma boa dica é utilizar meias de algodão, que auxiliam na absorção da umidade e mantêm os pés arejados, evitando a proliferação de fungos.

Saiba como os calçados podem ajudar no cuidado com os pés:

Mantenha sapatos e meias sempre limpos

Somente calce meias e sapatos que estejam limpos e secos. Uma estratégia interessante é não usar o mesmo calçado todos os dias, sempre alternando os pares. Além disso, evite compartilhar calçados e meias.

No dia a dia, você pode usar um spray antisséptico para limpar os sapatos e prevenir o chulé.

Use calçados ortopédicos

Um grande vilão dos pés saudáveis é o calçado apertado — geralmente, os modelos que têm o bico fino. Esses sapatos prejudicam (e muito) a saúde dos pés, pois deixam os dedos pressionados, o que pode causar dores, calos e até deformações mais graves.

Para evitar esses problemas, os calçados ortopédicos são excelentes aliados. Além de confortáveis e duráveis, eles são confeccionados com materiais macios e apropriados para absorver o impacto de cada pisada.

Fique atento a sintomas incomuns

Além da correta limpeza dos pés, uma forma de cuidar dessa região é prestar atenção a possíveis sinais de que algo não está normal, como dores, latências ou qualquer outro desconforto. Eles podem indicar que há algo de errado. Nesse caso, procure um profissional para entender o que está acontecendo e saber como proceder.

Como você viu, bastam alguns cuidados para manter a saúde e a limpeza dos pés em dia, deixando-os em sua melhor forma e garantindo mais conforto, bem-estar e qualidade de vida. A higiene dos pés, aliada aos cuidados com os calçados, é fundamental para enfrentar a rotina com mais tranquilidade!

Gostou de saber mais sobre a limpeza dos pés? Aproveite para conhecer também os 5 cuidados essenciais com os pés para incluir na rotina!

Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140