Conheça a importância da hidratação no verão em todas as idades! - Blog Meu Pé de Conforto

Conheça a importância da hidratação no verão em todas as idades!

Postado em 28/11/2018

Sol, praia, calor e diversão: o verão é tudo de bom! Por outro lado, é justamente nessa época do ano que o corpo humano mais perde líquido através da transpiração, como já estamos cansados de saber.

Por esse motivo, você já deve ter ouvido falar a respeito da importância da hidratação, verdade? Vale ressaltar que um organismo desidratado fica bastante propenso a diversos problemas. Portanto, esse tema merece a devida atenção.

O texto de hoje, para tirar qualquer dúvida sobre o assunto, está recheado de informações. Ficou curioso? Então continue a leitura!

Perigos da desidratação

Para compreender a importância da hidratação no verão, vamos entender primeiro o que a desidratação pode causar ao organismo. O corpo humano tem em torno de 60% de água em sua composição, e esse elemento é responsável, entre outras funções, por manter a temperatura corporal regulada.

Durante a estação mais quente do ano, perdemos muito líquido devido à transpiração e ao suor, que são compostos em 99% de água. Essa perda consiste no que se chama desidratação.

Vários outros prejuízos acontecem em um corpo desidratado, como por exemplo:

  • gastrite;

  • aumento dos batimentos;

  • infecção urinária;

  • inflamação no intestino;

  • pressão baixa;

  • respiração ofegante;

  • dor de cabeça;

  • fraqueza;

  • febre;

  • transtorno mental;

  • sobrecarga em órgãos vitais;

  • infarto.

Como manter o corpo hidratado

Conhecidos os principais problemas da desidratação, você deve estar se perguntando o que precisa ser feito para manter o corpo hidratado, certo? Então confira nossas dicas a seguir!

Beba bastante água

A primeira e mais importante dica é: beber muita água! Conforme vimos, o corpo perde bastante líquido durante o dia, principalmente no verão.

A água é um dos elementos que não são repostos pelo organismo. Sendo assim, exige consumo constante. Vale lembrar que chá e bebidas quentes não a substituem!

Coma frutas, legumes e verduras

Alguns alimentos, como melancia, pepino, aipo, alface, tomate, pimentão verde, couve-flor, morango e brócolis são compostos predominantemente por água.

Consequentemente, figuram como excelentes alternativas para manter o corpo sempre hidratado.

Consuma bebidas isotônicas

A bebida isotônica é indicada para pessoas que se exercitam no verão ou em altas temperaturas durante longos períodos (mais de 1h30, sobretudo). Nesse tempo, tomar somente água não é suficiente para a hidratação, pois o corpo começa a perder eletrólitos (elementos de potássio e sódio).

Essas substâncias não são fornecidas pela água, mas estão presentes nos isotônicos. Por isso, a ingestão desses produtos costuma ser indicada para que o organismo se recupere e continue hidratado.

Importância da hidratação de acordo com a idade

Nem todas as pessoas necessitam da mesma quantidade de água em um dia para manter o corpo hidratado. Essa variação se dá de acordo com a idade, evidentemente. Veja, a seguir, as características de cada fase da vida relacionadas à hidratação.

Crianças

As crianças tendem a perder mais líquido que os adultos pelo agito constante. Além disso, na infância o corpo tem mais água na composição. A quantidade indicada por dia é, de acordo com a idade, a seguinte:

  • até 1 ano: de 800 ml a 1 litro;

  • de 1 a 3 anos: 1,3 litros;

  • de 4 a 8 anos: 1,7 litros;

  • de 9 a 13 anos: entre 2,1 a 2,4 litros. 

Jovens e adultos

Entre os 14 e os 70 anos, a quantidade de água pode variar muito conforme o sexo, o clima e o estilo de vida de cada pessoa. Neste caso, recomenda-se consumir de dois a quatro litros diariamente.

Idosos

Os idosos são os que mais devem beber água. Além de sentirem menos sede e não reterem muito líquido, o organismo ainda conta com menos líquido em sua composição (em torno de 50%).

A partir dos 70 anos, portanto, o recomendado é consumir de 2,7 a 3,7 litros por dia, sempre de acordo com o peso e a rotina.

Considerando as informações observadas, a importância da hidratação fica clara. Se você ainda não trata esse tema com a devida atenção, pense melhor! Conservar hábitos saudáveis é fundamental para viver bem!

E então, gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e ajude seus amigos a se manterem hidratados durante o ano inteiro!

 

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140