Tênis confortável: como escolher o seu? - Blog Meu Pé de Conforto

Tênis confortável: como escolher o seu?

Postado em 23/11/2018

Ter um tênis confortável é uma necessidade para qualquer pessoa em todas as fases da vida. Existem sapatos apropriados para diversos momentos e atividades, só que o tênis é um bom exemplo de calçado muito útil no dia a dia. O calçado pode ser um companheiro em variadas ocasiões, mas é necessário saber escolher a peça certa.

Para as atividades físicas, podem ser encontradas diversas opções de acordo com a modalidade que será praticada. Contudo, ele também é uma opção bastante versátil para várias outras ocasiões — especialmente para aquelas mais casuais e que não requerem tanta formalidade.

E você, já encontrou o seu par de tênis ideal? Se quiser ajuda para fazer a sua escolha, aproveite as dicas que listamos a seguir!

Busque marcas conhecidas e de credibilidade

Assim como fazemos com a maioria dos produtos que compramos, procurar um fabricante de qualidade é o primeiro passo antes de fazer uma nova aquisição, certo? Isso nem sempre quer dizer optar por aquele que tenha um logotipo famoso ou o preço mais alto.

Acontece que priorizar uma marca que tenha certa credibilidade no mercado é uma forma de você se sentir mais seguro com a qualidade da compra.

No caso de um calçado, não é diferente. Por isso, vale fazer uma pesquisa para verificar se o produto em que você está interessado é bem avaliado e se há referências positivas sobre ele.

A própria internet é uma boa ferramenta nesse momento, além de as opiniões de pessoas conhecidas também ajudarem bastante. O que importa é tentar se assegurar de que você não está comprando um item que vai prejudicar a saúde dos seus pés.

Confira o material do calçado

Sempre que estiver visitando uma loja e encontrar um tênis legal, pegue-o nas suas mãos e confira o seu material. Se possível, vista os dois pares para perceber se eles são mesmo confortáveis.

Às vezes, esse é o teste determinante para tomar a decisão de compra (ou desistir de vez). Por exemplo, o tênis não pode apertar os seus dedos ou causar muito atrito com o seu pé, porque isso favorece o surgimento de bolhas e outros incômodos.

Porém, caso esteja pesquisando virtualmente alguns modelos, clique na parte de descrição para conferir quais são as suas especificações. É obrigação da empresa disponibilizar os principais dados do produto — logo, se não encontrar essas informações, entre em contato para tirar todas as suas dúvidas.

Analise o tipo do solado

Esse é um ponto fundamental para quem deseja conforto ou tem problemas de pisada. Como o solado é a parte que recebe todo o peso do nosso corpo, o ideal é que ele seja preparado para isso.

Por exemplo, no caso das pessoas que praticam corrida, a presença do amortecimento é indispensável para atenuar o impacto sofrido a cada passada. O amortecedor é o responsável por dar maior leveza aos movimentos, evitar que as articulações sejam tão sobrecarregadas e prevenir lesões.

Assim, ele não é útil somente para os esportistas, mas para qualquer pessoa que tenha uma rotina ativa, especialmente aquelas que ficam bastante tempo em pé ou andando durante o dia.

Na questão do solado, podemos incluir ainda a palmilha. Se a sua intenção é comprar um sapato bastante confortável, procure por uma palmilha que fuja do básico e ofereça, pelo menos, alguns diferenciais, como flexibilidade e redução dos impactos.

É claro que, se você tiver alguma necessidade especial, é melhor procurar um ortopedista para fazer uma avaliação e mandar confeccionar uma palmilha personalizada.

Considere o formato do seu pé e o tipo de pisada

A indústria costuma produzir sapatos com uma modelagem padrão, mas isso pode ser muito prejudicial, uma vez que cada pessoa tem um formato de pé e uma pisada diferente. Por isso, é comum encontrar queixas de tênis que machucam os pés, formam calos e causam outras dores.

Portanto, é preciso entender qual o seu tipo de pisada, pois ela pode ser: neutra, pronada ou supinada. Se você não sabe qual é a sua, basta fazer um simples teste caseiro: molhe a sola dos pés e coloque folhas de papel no chão para caminhar sobre elas. Depois, veja as marcas que seus pés deixaram para descobrir qual dos três tipos a sua pisada tem:

  • neutra: os desenhos da pisada são mais uniformes;
  • pronada: é o famoso “pé chato”, que tem a palma mais plana;
  • supinada: as marcas destacam o calcanhar e a ponta, o que mostra que o pé é cavo.

Quem tem algum tipo de problema ortopédico deve ter ainda mais cuidado, pois o tênis precisa ser adaptado para não agravar o transtorno nem provocar mais dores ou complicações. O ideal é procurar pela ajuda de um podólogo, que é o profissional responsável por avaliar e indicar o calçado certo para as suas necessidades.

Leve em conta o local onde você usará o calçado

Existem modelos de tênis com diversas finalidades. Há tênis específicos para serem usados no dia a dia, calçados para ir à academia ou para fazer trilhas, por exemplo. Considerar o local por onde você caminhará é essencial no momento da escolha, pois isso refletirá no resultado durante e após o uso.

Ter em mente qual será o uso, a frequência e os terrenos por onde você vai andar ajudará a prevenir lesões, machucados e outros desconfortos. É comum encontrarmos pessoas que usam apenas um tipo de calçado em diversas atividades, mas isso pode trazer resultados ruins.

Cada tipo de calçado é criado conforme o seu uso, com uma preparação específica para a função à qual ele é destinado. Portanto, um tênis fabricado para ser usado no dia a dia não tem a mesma preparação que um confeccionado para andar em terrenos mais acidentados. Dessa forma, é necessário ter modelos diferentes para cada ocasião.

Entenda as características do seu corpo

Você sabia que não são só os formatos dos pés que devem ser levados em conta para entender seu tipo de pisada? As características anatômicas influenciam a maneira como você pisa, entre elas estão:

  • o ângulo formado pelo seu quadril;
  • a disposição dos joelhos;
  • a flexibilidade das suas articulações;
  • o equilíbrio muscular.

Desse modo, é preciso entender como você pisa de uma forma mais ampla. O mais recomendado é deixar para comprar o tênis ao final do dia, quando seus pés estarão mais volumosos e será possível perceber melhor como o modelo ficará. Além disso, analise se seus pés apresentam excesso de transpiração. Caso isso ocorra, prefira calçados com um bom sistema de ventilação.

Encontrar um modelo que seja bonito e adequado para seus pés é fundamental. Por isso, tenha muita atenção ao escolher um tênis confortável. Não se engane pelas propagandas e invista em algo de boa qualidade, para que o seu bem-estar não fique de lado!

E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe o post em suas redes sociais para que seus contatos também saibam como encontrar o tênis ideal!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140