SAPATOS PARA QUEM TRABALHA EM PÉ: COMO ESCOLHER? - Blog Meu Pé de Conforto

SAPATOS PARA QUEM TRABALHA EM PÉ: COMO ESCOLHER?

Postado em 08/10/2018

Uma carreira profissional exige certos sacrifícios. Para algumas pessoas, passar horas em pé é um deles, já que essa prática sobrecarrega os membros inferiores e a coluna. Por isso, elas precisam saber qual o melhor tênis para quem trabalha em pé, a fim de evitar danos causados por esse esforço repetitivo.

A escolha do calçado certo é fundamental, já que passar o dia inteiro nessa posição provoca dores tanto nos pés como em outras partes do corpo. Com o tempo, lesões se desenvolvem em função dessas agressões. Mas, entre tantas opções, qual é o modelo mais indicado?

Preparamos este post com informações e dicas para que você possa optar pelo melhor tênis para trabalhar. Continue lendo para conferi-las e entender a importância de escolher bem o calçado para sua jornada de trabalho.

Quais são os perigos de ficar muitas horas em pé?

Nem sempre a posição adotada no trabalho é a mais ergonômica ou aquela ideal para a estrutura do corpo humano. Permanecer muito tempo em pé, por exemplo, pode trazer prejuízos para os membros inferiores e desencadear problemas posturais.

Nesse sentido, para cada atividade desempenhada, é necessário escolher o calçado correto. Então, saber qual o melhor tênis para quem trabalha em pé ou se movimentando é uma questão de saúde e conforto, e não apenas de beleza e visual.

Afinal, passar horas em pé provoca o acúmulo de pressão na planta dos pés, forçando a coluna e a panturrilha. Isso pode causar calos, dores musculares, problemas na espinha dorsal e até fascite plantar, que é a inflamação de um ligamento da sola do pé.

Outra complicação é a dificuldade de circulação do sangue. Além de aumentar os desconfortos e as dores e reduzir o fluxo de oxigênio e de nutrientes, esse problema também desencadeia varizes.

Mas tudo isso pode ser evitado com o uso de um calçado correto, que proporcione maior conforto, distribua melhor o peso e amorteça os impactos. Para alcançar esses benefícios, é fundamental escolher um tênis que tenha as características certas.

Quais as características de um bom calçado para trabalhar?

Em qualquer profissão, é preciso adequar o modelo de calçado ao ambiente de trabalho. Além da estética, é indispensável pensar no conforto, na segurança e na saúde. Alguns aspectos são valiosos e devem ser considerados na hora de escolher um tênis ou calçado de outro modelo. São eles:

  • os dedos são algumas das áreas mais afetadas por calosidades e unhas encravadas, portanto o sapato deve ter espaço suficiente na parte da frente para acomodá-los confortavelmente. O ideal é que sobre de 10 a 12 mm entre o dedo mais longo e a ponta dele;
  • a sola deve ter uma espessura de 1,5 cm, de preferência com uma elevação no calcanhar de até 2,5 cm. Essas medidas vão aumentar o conforto e diminuir a pressão lombar e na panturrilha;
  • o revestimento deve ser maleável e, ao mesmo tempo, permitir que os pés respirem. O couro é um dos materiais mais indicados para esse fim;
  • para absorver o impacto, que acaba prejudicando ossos e músculos, o amortecimento é crucial. Essa função pode estar presente tanto no calçadão quanto na palmilha;
  • observe também se a sola é antiderrapante, para evitar acidentes em superfícies lisas ou molhadas.

Qual o melhor tênis para quem trabalha em pé?

Uma das principais perguntas de quem chega em casa no final do dia sentindo pressão, dores e desconfortos nos membros inferiores é: qual o melhor tênis para quem trabalha em pé? Afinal, esse é um tipo de calçado confortável e ideal para quem esforça muito as pernas e os pés.

Porém, mesmo entre eles, existem alguns modelos que não são tão bons assim. Isso porque o que conta muito é a forma como o calçado é confeccionado e a tecnologia empregada nele. Um tênis que tem apoio plantar, por exemplo, é anatômico e oferece um suporte mais adequado em comparação àqueles cuja parte interna é plana.

Por isso, para saber qual o melhor tênis para quem trabalha em pé, você precisa observar as seguintes características:

  • largura do bico;
  • tipo de material;
  • sistema de amortecimento;
  • regulagem;
  • acabamento interno;
  • ergonomia.

Para ter certeza de que o tênis é confortável para trabalhar em pé, ele precisa:

Powered by Rock Convert
  • acomodar com firmeza, mas sem apertar;
  • oferecer uma boa sustentação e equilíbrio;
  • amortecer de forma eficaz os impactos;
  • permitir que o pé respire;
  • possibilitar ajuste de largura.

Quando não é possível optar pelo tênis em função do tipo de profissão, ainda assim não é necessário conviver com dores e desconfortos. Afinal, existem outros tipos de calçados que também trazem benefícios para quem fica muito tempo em pé. Abaixo, veja quais são eles:

  • para homens — sapatos em couro, mocassim, sapatênis e oxford;
  • para mulheres — mocassim, saltos baixos ou anabela e oxford.

Lembrando que tanto para eles quanto para elas, é interessante que o calçado seja ortopédico. Afinal, esses modelos são fabricados pensando em especial na saúde e no conforto para proteger os pés e evitar lesões ao longo do tempo.

Como adequar o conforto ao ambiente de trabalho?

O modelo de sapato ideal depende do local de trabalho. Se o seu expediente acontece em um lugar bastante informal, procure um tênis. São os modelos mais fáceis de encontrar com as características ideais. Evite os que são muito coloridos e com molas aparentes. No ambiente profissional, é preciso discrição.

Se a sua profissão exige um pouco de formalidade, mas não muita, a opção meio-termo é o sapatênis. Esses modelos trazem o conforto dos calçados esportivos com uma estética mais aprumada, permitindo compor um visual um pouco mais formal.

Já os locais com mais seriedade e convencionais exigem sapatos sociais. Há modelos que aliam perfeitamente uma aparência elegante aos aspectos essenciais de conforto, incluindo calçados ortopédicos.

Como escolher o modelo certo?

Não basta procurar as qualidades certas no sapato, porque a forma como você escolhe também influencia o conforto. Então, além de estar atento ao sapato em si, policie o modo como faz compras.

Loja física

Se for comprar em uma loja física, deixe para experimentar e fazer sua seleção no fim do dia. Os pés ficam inchados ao longo do expediente, interferindo no tamanho. Por conta disso, um calçado que é confortável pela manhã pode não ser à noite.

Se o único horário que você dispõe para compras é no começo do dia, então ande um pouco antes de provar os itens, para estimular reações e alterações na anatomia dos pés. Caso isso também não seja possível, escolha um modelo que possibilite a regulagem.

Leve com você a meia correta para o tipo de sapato que procura. Se o produto desejado é social e será usado com meia fina, não adianta experimentá-lo com meias mais grossas indicadas para tênis, por exemplo.

Loja virtual

Por sua vez, fazer compras online é uma boa opção, na medida em que você pode visitar diversas lojas e visualizar inúmeros modelos. Além de ter uma grande variedade de opções, pode encontrar preços mais atrativos.

E ainda pode conferir as opiniões de outros clientes para ter certeza de qual o melhor tênis para quem trabalha em pé — ou outro modelo de sua preferência. Esses feedbacks ajudam muito a conhecer o calçado pretendido e tomar uma boa decisão.

Na loja online da Doctor Shoes, você encontra uma grande diversidade de calçados de diversos estilos para escolher aquele ideal para sua profissão. São modelos ortopédicos e com um ótimo custo-benefício para cuidar da saúde dos seus pés e fazer economia.

Agora que você já sabe qual o melhor tênis para quem trabalha em pé e conheceu outros modelos confortáveis, não precisa mais sentir dores no fim do expediente. Lembre-se de que a escolha do calçado ideal é muito importante para manter seus pés saudáveis, evitar lesões e ter mais conforto ao longo do dia, além de mais qualidade de vida.

Indeciso sobre qual calçado escolher? Confira algumas opções de modelos da Doctor Shoes!

Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140