Como saber se um site é seguro? Aprenda já! - Blog Meu Pé de Conforto

Como saber se um site é seguro? Aprenda já!

Postado em 03/10/2018

As compras online estão se tornando cada vez mais comuns, e diversos fatores contribuem para esse crescimento. Dentre eles, podemos destacar a variedade de produtos disponíveis, as ofertas e a praticidade. Apesar das facilidades, entretanto, muitas pessoas não sabem ao certo como saber se um site é seguro e acabam tendo medo de realizar suas compras.

Se esse é o seu caso, não se preocupe! Criamos este post especialmente para mostrar quais os fatores devem ser observados para escolher sites seguros. Continue lendo e aprenda a identificar os melhores sites para realizar suas compras!

Digite o endereço na barra de navegação

Se você está entrando em um site através de um link e não tem certeza se ele é seguro, prefira digitar o endereço na barra de navegação. Essa ação pode impedir que você seja direcionado para um site falso. 

Verifique a extensão

O mais normal é que um site seguro tenha o seguinte endereço: www.nomedosite.com.br. Além do .com, as outras extensões que podem ser encontradas são .net ou .org. Caso o endereço que aparecer no navegador fugir desse padrão, desconfie.

Existem outras extensões seguras, destinadas a sites que precisam de permissão para estar no ar, como os do governo (.gov), os militares (.mil) e os de instituições de ensino (.edu).

Pesquise o nome do site

Uma boa maneira de verificar se um site é seguro é pesquisando o seu nome no Google. Ao realizar a busca, é possível descobrir se alguma pessoa já foi enganada nesse endereço e observar as opiniões de outros usuários.

A pesquisa pode ser feita de duas formas: digitando apenas o nome da loja online, ou digitando todo o endereço necessário para acessá-la. Quanto mais pessoas estiverem falando a respeito do site, maiores as chances de ele ser seguro. 

Observe se o site conta com medidas de segurança

Existem medidas de segurança que podem ser adotadas para tornar a conexão segura. Para saber se as páginas seguem alguma delas, é preciso estar atento aos detalhes. Um deles está no endereço do site: sempre que a sigla HTTP contar com uma letra S no final (HTTPS), quer dizer que o site adota medidas de proteção, utilizando segurança criptografada. 

Os sites seguros também costumam contar com um certificado de segurança emitido por alguma empresa especialista no assunto. Normalmente, ele fica no final da página e pode ser identificado através do ícone da empresa. Por fim, um cadeado deve aparecer na barra de endereços, normalmente antes da extensão HTTP. 

Procure as informações da empresa

Grande parte dos sites seguros, como o da Doctor Shoes, colocam as informações da empresa como endereço, telefone e CNPJ ao final da página. Pesquise e confirme se esses dados são verdadeiros e se a empresa realmente existe. 

Comprar e navegar pela internet são grandes facilidades que não devem deixar de acontecer por medo — afinal, há como saber se um site é seguro. Como vimos, é preciso ter alguns cuidados básicos, e uma boa dica é criar o hábito de sempre verificar as informações que mostramos neste post.

Agora que você já aprendeu como saber se um site é seguro, assine a nossa newsletter, receba muitas outras informações e fique por dentro das nossas novidades!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140