O que pode ser dor no calcanhar ao pisar? - Meu Pé de Conforto

O que pode ser dor no calcanhar ao pisar?

Postado em 02/10/2018

Diariamente, os pés recebem uma alta carga para sustentar todo o corpo. Devido a essa função, muitas vezes, as pessoas desenvolvem dor no calcanhar ao pisar, que pode ser consequência de diferentes fatores.

Apesar disso, sentir dor não é normal e não deve fazer parte da rotina de nenhuma pessoa, afinal, todo o incômodo é um sinal de que há algo errado e deve ser investigado.

Para ajudar a identificar o que pode ser essa dor no calcanhar, criamos este post, no qual apresentaremos os diferentes motivos que podem influenciar o aparecimento deste desconforto. Quer saber quais são eles? Então, continue a leitura!

Quais são as principais causas da dor no calcanhar?

Sapato apertado ou inadequado

Uma das principais causas de problemas no calcanhar, e em todo o pé, é o uso de calçados apertados ou inadequados para a atividade a ser realizada. Por isso, optar por ortopédicos e de qualidade é muito importante.

Prefira sempre aqueles que têm um solado que absorvem impactos e que fique confortável no pé. O sapato jamais pode ficar apertado.

Sobrecarga

O excesso de carga nos calcanhares pode ocorrer devido ao sobrepeso da pessoa, ao transportar algo pesado nos braços ou costas e na pisada inadequada.

Esses fatores podem ocasionar uma distribuição desequilibrada de pressão nos pés, levando a lesões e resultando em desconforto no calcanhar.

Alinhamento inadequado dos pés

O alinhamento dos pés pode ser:

  • neutro: em que as forças realizadas na pisada, tanto do lado de dentro como de fora dos pés, são iguais;
  • pronado ou supinado: quando a maior força é realizada na parte externa ou interna dos pés.

Os tipos de pisada, pronada ou supinada, resultam no desalinhamento do calcanhar, podendo gerar diferentes patologias.

Quais as principais patologias relacionadas à dor no calcanhar?

Em decorrência dos problemas citados acima, diversas patologias podem surgir. Vejamos, a seguir, algumas delas.

Fascite plantar

É a inflamação nos tecidos que envolvem a planta do pé. Ela é ocasionada por traumas repetitivos que podem aparecer devido ao sobrepeso, períodos longos em pé, atividade física em excesso, entre outros.

Esporão do calcâneo

esporão é uma saliência fibrosa formada no osso do calcanhar em decorrência de sobrecarga ou pressão nos pés por um tempo logo. Costuma se manifestar em pessoas com mais de 40 anos, em quem utiliza sapatos inadequados, que tem sobrepeso  e em corredores.

Bursite no calcanhar

A bursa é uma bolsa que serve para amortecer impactos entre os ossos e os tendões das articulações. A bursite acontece quando há uma inflamação na bursa e por resultado desse processo acontecem dores na parte posterior do calcanhar.

Tendinite no calcâneo

A tendinite no tendão do calcanhar, chamado de calcâneo e antigamente conhecido como tendão de Aquiles, ocasiona dor nessa região do corpo. As principais causas da patologia estão relacionadas à prática de esportes de impacto, que envolvem saltos ou corridas longas.

Além do impacto, o excesso de peso e a pisada desalinhada também podem ser responsáveis pela inflamação do calcâneo.

Como prevenir e tratar a dor no calcanhar ao pisar?

A melhor maneira de prevenir é optando por sapatos de qualidade, que sejam confortáveis e se adequem perfeitamente ao tipo de pé.

Já o tratamento consiste, primeiramente, em procurar um médico para diagnosticar a causa do problema e, por fim, seguir todas as recomendações feitas por ele para solucionar o desconforto.

Como vimos a dor no calcanhar ao pisar pode estar relacionada a muitos fatores e gerar doenças. É importante lembrar sempre que os pés, junto a outras partes do corpo, são responsáveis por oferecer sustentação e deslocamento, sendo assim, deve-se sempre estar atento aos sinais de desconforto para prevenir ou tratar as dores da melhor forma possível.

Gostou do post? Agora que você já sabe tudo sobre a dor no calcanhar, descubra também como fazer a limpeza dos pés da maneira ideal e continue cuidando deles com atenção!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140