Dor nos pés e nas pernas: o que o calçado diz sobre isso? - Blog Meu Pé de Conforto

Dor nos pés e nas pernas: o que o calçado diz sobre isso?

Postado em 04/09/2018

Quem nunca sentiu dor nos pés e nas pernas? Todo mundo já experimentou essa sensação pelo menos uma vez, mas há quem conviva com ela praticamente todos os dias. Porém, não precisa ser assim. Há formas de erradicar ou, ao menos, minimizar esse incômodo.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre os inconvenientes que a dor nos pés e nas pernas pode causar, os tratamentos existentes para ela e algumas formas de aliviá-la. Continue lendo e descubra também a influência dos calçados nessa questão.

Prejuízos causados pela dor nos pés e nas pernas

A dor nos pés e nas pernas pode afetar qualquer pessoa e ter origens diversas. Essa sensação é causada, por exemplo, por problemas na circulação sanguínea, excesso de esforço, doenças e até mesmo pelo tipo de calçado.

Esse distúrbio causa diversas limitações no dia a dia, como dificuldade para caminhar ou permanecer sentado, perda da firmeza dos passos, problemas posturais, dores na coluna e outras partes do corpo, entre tantos outros reflexos.

Até mesmo quando se está em repouso, a dor incomoda. A sensação de peso e a tensão muscular dificultam o relaxamento e o adormecer, o que pode inclusive provocar sensação de cansaço ao acordar, em função da noite mal dormida.

Tratamentos disponíveis

Como essa dor pode ter origens diversas, o ideal é identificar a causa e, posteriormente, o tratamento adequado. Quando fazemos esforço excessivo, por exemplo, o ideal é evitar que isso se repita.

E se é o calçado que está incomodando, o ideal é escolher um modelo confortável e adequado para a atividade realizada.

Porém, se você não souber o que está acontecendo, é importante procurar um médico, que solicitará exames para investigar a causa da dor. Dependendo do diagnóstico, o profissional receitará medicamentos que ajudarão a reequilibrar o organismo e poderá indicar sessões de fisioterapia ou exercícios físicos específicos.

Formas de aliviar a dor

É possível aliviar a dor nos pés e nas pernas com algumas medidas eficazes, que são uma excelente alternativa para relaxar os membros inferiores e descansar melhor. Confira a seguir:

  • escalda-pés: o calor da água estimula a circulação oxigenando os tecidos e aliviando a dor;

  • alongamentos: pausas periódicas para alongar devolvem a flexibilidade muscular, trabalham as articulações e estimulam a circulação;

  • massagens: ajudam a aliviar a dor porque estimulam a circulação e relaxam a musculatura;

  • exercícios: ativam a circulação, favorecem a oxigenação dos tecidos e fortalecem a musculatura e articulações.

Outro fator importante é manter o peso corporal dentro de um limite saudável. O excesso de peso sobre pernas e pés, sendo ele do corpo ou qualquer outro, sobrecarrega essas estruturas e causa dor.

Influência dos calçados

A dor nos pés e nas pernas também pode ser causada pelo calçado, certo? O fato é que, para cada tipo de atividade, existe um modelo específico, que oferece maior sustentação, conforto e firmeza para os pés.

Entretanto, existem alguns calçados que trazem mais prejuízos do que outros. É o caso dos chinelos, sandálias “rasteiras” e sapatilhas, que não dão sustentação para o arco dos pés, provocam instabilidade no caminhar e não amortecem impactos. 

Mesmo um calçado com salto pode causar problemas se não oferecer estabilidade, amortecimento e conforto nas pisadas. Pode forçar as articulações e aumenta as chances de desequilíbrios, torções e dor. Além desse modelo, aqueles calçados com bico fino apertam os pés, dificultam a circulação e provocam dores articulares.

Dicas para escolher o calçado

O ideal, então, é escolher um calçado que se encaixe à anatomia dos pés e ofereça um bom amortecimento de impactos. Seu material deve permitir a respiração da pele e o acabamento não pode causar incômodos.

Optar por modelos ortopédicos, por exemplo, é uma excelente opção, porque são desenvolvidos pensando nesses detalhes, sobretudo para oferecerem segurança e conforto. E como existem estilos e modelos variados, há sempre um adequado para cada ocasião.

É verdade que a dor nos pés e nas pernas incomoda bastante. Entretanto, muitas vezes, esse problema pode ser evitado com medidas simples. Por isso, reveja aquilo que você tem feito no dia a dia e repense seus calçados. Você se sentirá mais confortável e seus pés e pernas agradecerão!

Quer mais informações? Confira outros temas interessantes acompanhando as nossas postagens no Facebook e Instagram!

 

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140