Por que acontece coceira nos pés e o que pode indicar? - Blog Meu Pé de Conforto

Por que acontece coceira nos pés e o que pode indicar?

Postado em 29/06/2021

A coceira nos pés é um problema que atinge muitas pessoas e que pode ter diferentes origens. Inclusive, esse é um sintoma de algumas doenças e merece atenção quando aparece. Por mais que seja algo que não parece importante no primeiro momento, pode significar questões mais complexas que precisam de investigação.

Além de ser uma sensação desconfortável, a coceira nos pés é o indicativo de que algo está errado. Portanto, quando você descobrir o que é, mais fácil será para tratar. Esse é um cuidado com a saúde que melhora a qualidade de vida.

Por isso, confira algumas das possibilidades que provocam a coceira nos pés e aprenda como resolver o problema.

Psoríase

Essa é uma doença crônica provocada por um processo inflamatório que atinge a pele. Uma das características é a coceira, além do aparecimento de lesões avermelhadas e descamação. No entanto, a psoríase também aparece nos cotovelos, joelhos, mãos e até em toda superfície do corpo.

Outros sintomas da psoríase são inchaço, pele ressecada, dor e queimação. Por ser uma doença crônica, não há cura. Entretanto, o tratamento é feito a base de anti-inflamatórios, imunossupressores, cremes e pomadas específicas. 

Pele seca

Os pés são uma região que podem ser bem maltratadas no dia a dia sem nem percebermos. Usar sapatos inadequados, não fazer exercícios e até deixar de hidratá-los tem consequências. A falta de hidratação é um dos motivos que deixam a pele ressecada e com um aspecto esbranquiçada e opaca.

Para solucionar o problema, é importante ter uma rotina de hidratação com cremes ricos em ureia e outros ativos hidratantes. Além disso, produtos que contenham ácido salicílico na fórmula ajudam a remover a pele morta e melhoram o aspecto da pele.

Micose

A micose é provocada por fungos e é uma das principais causas da coceira nos pés. Ela pode ser superficial ou profunda e aparece entre os dedos ou na sola dos pés. A frieira é um tipo de micose que aparece devido às condições climáticas, como calor e umidade. Esses são fatores que favorecem o aparecimento da doença.

Também conhecida como pé de atleta, a frieira também pode afetar outras partes do corpo. Entretanto, é mais comum que ela apareça nos pés e cause coceira, descamação e deixa a pele avermelhada. Outros sintomas podem ser fissuras que aparecem entre os dedos. O tratamento é feito com medicamentos antifúngicos.

Má circulação

Pode até não parecer, mas problemas circulatórios também causam coceira. Os pés ficam mais frios e a pele fica seca, além de poder apresentar câimbra, manchas vermelhas, varizes, sensação de formigamento e dormência. 

A má circulação atinge principalmente as extremidades do corpo, como mãos e pés. Dessa forma, o sangue não circula adequadamente e deixa a sensação de frio e coceira. Isso pode piorar ao longo do dia devido ao acúmulo de toxinas. A solução é fazer massagem nas pernas, evitar ficar muito tempo de pé e descansar com os pés elevados.

A coceira nos pés também pode ser causada por diversos outros motivos. Portanto, é preciso investigar para que se encontre o que está provocando a coceira e, então, buscar a alternativa mais viável para resolver o problema e garantir a qualidade de vida.

Para complementar os seus conhecimentos, leia nosso artigo sobre o que é psoríase, os tipos da doença e como tratar!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140