MÁ CIRCULAÇÃO NAS PERNAS E NOS PÉS: O QUE FAZER PARA EVITAR - Meu Pé de Conforto

MÁ CIRCULAÇÃO NAS PERNAS E NOS PÉS: O QUE FAZER PARA EVITAR

Postado em 17/09/2018

O sangue é distribuído ao longo de todo o corpo devido ao trabalho duro desempenhado pelo coração. No entanto, diversos fatores podem contribuir para a má circulação nas pernas e pés, causando, entre outros males, problemas nas articulações dos pés.

Traumas, aterosclerose e sedentarismo são algumas das possíveis causas dessa complicação, que costuma manifestar sintomas como dormência, varizes, dor, inchaço, sensibilidade ou pele pálida. Por isso, é importante manter o sangue fluindo livremente para esses membros.

Pensando nisso, separamos neste texto 5 maneiras de evitar a má circulação nas pernas e nos pés. Também esclarecemos como os sapatos ortopédicos podem ajudar a minimizar esse e outros problemas. Mas antes, que tal entender como a má circulação surge? Acompanhe!

O que é a má circulação?

Conhecida como doença arterial periférica, a má circulação é um distúrbio na distribuição sanguínea, caracterizado pela dificuldade de o sangue passar pelas veias e artérias. Esse problema surge com o endurecimento delas, o que atrapalha ou mesmo impede a circulação de alcançar os membros inferiores, como pernas e pés.

Como o fluxo sanguíneo fica comprometido, esse estado pode levar a uma série de complicações, inclusive lesões ulceradas que causam dor e até mesmo a amputação do membro. Por isso, é de extrema importância reconhecer e tratar a doença, para que ela não se desenvolva até estágios mais graves.

Embora sua ocorrência seja mais comum em idosos e mulheres — especialmente as grávidas e as que usam anticoncepcional —, a má circulação pode atingir pessoas de qualquer idade e de ambos os sexos. As causas podem ser as mais diversas, como colesterol alto, hipertensão e diabetes, por exemplo.

Problemas na circulação afetam também o fígado, os rins, o coração e até mesmo o cérebro. Portanto, é importante ficar sempre alerta aos sintomas.

Por que ela surge?

Existe um desgaste natural das artérias que ocorre com o passar do tempo, assim como acontece com todo o organismo. Com esse desgaste, as paredes das artérias começam a acumular gordura, o que pode piorar com a associação de outros problemas — como o colesterol alto, que estreita ainda mais os vasos sanguíneos.

O resultado disso é a já citada alteração da distribuição do sangue em função da passagem parcial ou completamente obstruída. Sendo assim, é importante acompanhar a saúde do corpo em geral, de forma a não agravar o quadro de má circulação.

Além disso, a ingestão de frituras e comidas gordurosas, o vício em cigarros, o sedentarismo e o estresse contribuem para estreitar ainda mais as artérias.

Quais os sintomas da má circulação?

O primeiro sintoma da má circulação, e também o mais comum, são as dores nas pernas. Elas atingem principalmente a panturrilha e podem ser sentidas mais intensamente durante o caminhar. Isso se explica pelo fato de que, enquanto nos movimentamos, precisamos de nutrientes que são levados pelo sangue até os músculos. Se a circulação sanguínea falha em levar essas substâncias, o organismo se manifesta com dor.

Essa sensação pode piorar com o frio intenso, que ocasiona a vasoconstrição e atrapalha ainda mais o processo do sangue de carregar os nutrientes até seu destino final. Da mesma forma, quando a perna é elevada, a circulação diminui e a dor aumenta.

Há, ainda, outros sinais associados à má circulação, sendo:

  • coceira nas pernas;
  • manchas vermelhas;
  • pés e tornozelos inchados;
  • sensação de formigamento ou dormência;
  • cor azulada nas regiões com má circulação;
  • queda dos pelos das pernas.

Como evitar a má circulação nas pernas e pés?

Quando somos jovens, as veias e artérias são lisas e o sangue consegue correr livremente através delas. Entretanto, como o avanço da idade é um fator que contribui para a má circulação, ela pode afetar qualquer pessoa.

Por isso, é importante cuidar da saúde, adotar algumas medidas e realizar atividades que contribuam para uma circulação eficiente do sangue. Isso ajudará a retardar ao máximo as complicações e a prevenir algum problema nas articulações dos pés. Veja algumas dicas.

Faça pausas regulares

Uma das principais causas da má circulação está no ato de permanecer em uma mesma posição por períodos muito longos. Assim, se o seu trabalho ou suas atividades diárias requerem que você fique de pé ou sentado por muito tempo, faça pausas regulares.

Dê uma curta caminhada para mover as pernas e os braços, faça alguns pequenos exercícios, aperte suas mãos, rode os pés, enfim, movimente-se. O importante é que esses intervalos sejam feitos várias vezes durante o dia.

Além de diminuir o estresse, você se certifica de que o sangue está chegando a todos os membros de seu corpo. Outra vantagem é trabalhar as áreas que ficam muito paradas e relaxar as sobrecarregadas, evitando problema nas articulações dos pés e todas as outras do corpo.

Evite roupas apertadas

Tente evitar ao máximo o uso de roupas apertadas, que possam restringir o fluxo de sangue. Isso inclui meias muito pequenas, cintos e, principalmente, sapatos que apertam o pé e causam desconforto.

Se você precisa usar um tipo específico de calçado no trabalho, busque alternativas que sigam o modelo — mas que sejam mais folgadas. Use sempre uma numeração agradável e tenha um par extra de sapatos confortáveis, caso seja necessário trocar ao longo do dia.

Essa preocupação é muito importante porque calçados errados, além de causarem problema nas articulações dos pés, também afetam os joelhos e até mesmo o quadril e a coluna. Então, não negligencie essa recomendação.

Adote uma alimentação saudável

As pessoas que sofrem com má circulação nas pernas e pés devem ter uma alimentação saudável. É preciso evitar o consumo excessivo de gorduras saturadas e sódio, além de aumentar a ingestão de alimentos que contenham fibras.

Procure acrescentar ao seu cardápio mais cereais, alimentos ricos em vitamina C (como a laranja), os que contêm flavonoides (como o alho) e os de cores vermelhas (como tomate e melancia), que possuem licopeno.

Além disso, é importante beber muita água, tomar quantidades limitadas de chá e café, controlar os níveis de colesterol e ingerir gorduras boas — como as de castanhas, peixes e azeites.

Pratique atividades físicas

Praticar atividades físicas regularmente contribui consideravelmente para a boa circulação. Exercícios como corridas, caminhadas, musculação e os aquáticos (como natação e hidroginástica) devem ser feitos pelo menos 3 vezes na semana, com duração de aproximadamente 1 hora.

A hidroterapia, por exemplo, é uma ótima atividade. A imersão dos membros ora na água aquecida, ora na água fria, estimula a dilatação e a constrição dos vasos, além de fazer com que o sangue tenha melhor fluxo, levando oxigênio e nutrientes para todas as células do organismo.

Mas não se esqueça de que, para cada atividade, é preciso adotar os calçados ideais para evitar problema nas articulações dos pés e impactos negativos para outras áreas do corpo. Considere, também, a sua necessidade específica, como o tipo de pisada, para optar pelo melhor calçado.

Massageie suas pernas e pés

Sessões de massagem regulares ajudam a movimentar o sangue em áreas congestionadas. Isso porque os movimentos possibilitam a dilatação dos vasos sanguíneos — o que facilita o fluxo de sangue.

O ideal é que a massagem seja feita usando um óleo específico e com movimentos firmes ao longo das pernas e dos pés, pelo menos duas vezes por semana. Vale lembrar, ainda, que é interessante direcionar essa movimentação para o coração, promovendo a saída do sangue venoso e o estímulo do fluxo linfático.

Quais alimentos melhoram a circulação sanguínea?

Depois de descobrir o que é a má circulação, conhecer os seus principais sintomas e ver algumas dicas para evitar o problema, veremos, na lista a seguir, alguns dos alimentos que podem fazer com que o seu sangue circule com mais eficiência.

Frutas cítricas

As frutas cítricas, além de deliciosas em sua maioria, também figuram entre os alimentos que melhoram a circulação sanguínea. Isso ocorre por alguns mecanismos fisiológicos e os benefícios estão presentes no consumo tanto de sucos quanto da polpa, embora a ingestão do fruto integral seja o mais recomendável para manter todas as propriedades.

A vitamina C e os flavonoides juntos são capazes de fortalecer as paredes de nossos vasos sanguíneos e também impedem que os temidos radicais livres possam comprometer a sua resistência. Como se isso não bastasse, os flavonoides diminuem a fragilidade capilar, o que é bom para circulação. Sendo assim, consuma mais laranjas, acerola, goiaba, limão e assim por diante.

Chá de carqueja

O chá de carqueja já é bastante conhecido pelas pessoas que desejam melhorar a circulação sanguínea, por ser uma espécie de remédio caseiro, simples de ser feito e que não traz efeitos colaterais indesejáveis. Na realidade, essa é uma famosa planta medicinal, que tem a propriedade de ajudar a diminuir o acúmulo de gorduras nos vasos sanguíneos.

Outro benefício bastante celebrado desse chá é o de auxiliar no tratamento da má digestão e da prisão de ventre, uma vez que, por se tratar de um líquido, evita a desidratação e a constipação. Em geral, seu preparo envolve a fervura de um litro de água e a infusão de algumas folhas da espécie, para o posterior consumo ao longo do dia.

Abacaxi

O abacaxi é uma conhecida fruta tropical e tem um consumo bastante elevado no Brasil, sobretudo por conta do seu sabor adocicado e agradável ao paladar. No entanto, além de ir muito bem em drinks, sucos e até mesmo em sanduíches, esse também é um dos diversos alimentos que melhoram a circulação sanguínea.

Isso ocorre, sobretudo, por causa da bromelaína, uma enzima naturalmente presente nesse fruto e que tem sido utilizada no tratamento das varizes. Esse quadro está relacionado com a dificuldade em degradar a fibrina, que acaba se depositando nos vasos. A bromelaína consegue quebrar essa proteína, diminuindo essa deposição.

Peixes de água fria

É consenso entre médicos e nutricionistas que os peixes de água fria devem fazer parte de uma alimentação balanceada e equilibrada. Além de deliciosos, eles são uma fonte rica de proteínas e de diversos nutrientes que contribuem para um corpo saudável. Entre os mais consumidos, podemos citar o salmão, o atum e a sardinha.

No entanto, o grande diferencial desses alimentos está na presença do ômega 3. Esse tipo de gordura insaturada ajuda a evitar a formação de coágulos e reduz o depósito de placas de ateroma nos vasos, o que aumenta a fluidez sanguínea e diminui a pressão arterial. Vale lembrar que o azeite de linhaça também tem propriedades similares.

Qual a contribuição dos calçados ortopédicos?

Você se lembra que uma das nossas dicas para melhorar a circulação sanguínea falava sobre optar por calçados mais confortáveis? Uma escolha, nesse caso, é investir em modelos ortopédicos, que ajudam a ativar o fluxo de sangue.

Esse tipo de calçado se adéqua perfeitamente à anatomia, evitando problema nas articulações dos pés e deixando que o sangue circule livremente, até mesmo nos menores vasos. Tudo isso porque ele não aperta e possui tecnologia que massageia os tecidos, ativando a circulação.

Mas essa não é a única contribuição que os calçados ortopédicos podem trazer para sua saúde e bem-estar, afinal, eles são desenvolvidos para garantir mais qualidade de vida e, por isso, oferecem benefícios, como os listados a seguir.

Melhora na postura

Diversas estruturas do nosso corpo estão envolvidas no processo de caminhar, e é por isso que, quando há problemas com alguma delas, a nossa postura pode ser afetada. Com isso, manifestam-se dores em diferentes partes do corpo.

Os calçados ortopédicos ajudam a reduzir a necessidade de compensar o peso corporal de alguma maneira, o que é bom para circulação e a saúde como um todo. Isso porque eles alinham a pisada, deixando os pés mais estáveis no chão e oferecem uma sensação maior de segurança.

Conforto ao caminhar

Outra função dos calçados ortopédicos é fazer com que o terreno se adapte aos pés, e não o contrário. Por isso, eles são mais confortáveis ao caminhar, já que se encaixam perfeitamente em todas as curvas anatômicas.

O material utilizado, seu acabamento, a largura, o tipo de bico e o salto são projetados para oferecer total conforto. Então, eles não apertam, não abafam e não machucam os pés, mesmo durante caminhadas longas.

Pisada firme e estável

Existem três diferentes tipos de pisada, que são a pronada, a supinada e a neutra. Cada uma delas exige um tipo de calçado ortopédico diferente para evitar problemas nas articulações dos pés e garantir estabilidade ao caminhar, prevenindo lesões e acidentes.

Ao escolher o sapato ideal para a forma como você pisa, seus passos serão muito mais firmes e estáveis. Isso porque o material do calçado e seu design ajudam a compensar as necessidades da anatomia dos pés, mantendo seu alinhamento.

Correção de problemas ortopédicos

A pisada recebe uma classificação de acordo com a região do pé que faz mais pressão no solo quando ele é tocado. Em função disso, ocorre a sobrecarga de estruturas dos membros inferiores por causa da má distribuição do peso.

Os calçados ortopédicos ajudam a equilibrar essa distribuição, corrigindo pequenos problemas. Além disso, contribuem para interromper o surgimento de problemas que estejam se instalando, evitando a sua progressão e trazendo mais qualidade de vida.

Redução das dores

Como os pés estão mais confortáveis, a pisada é mais firme, o sapato se encaixa perfeitamente e não é necessário compensar o peso corporal, as dores também reduzem significativamente com o uso de calçados ortopédicos.

E não são apenas aquelas dores que atingem os membros inferiores, mas também as que se refletem para os quadris e as costas. Isso porque, como dito, esse tipo de calçado ajuda a melhorar a postura, e como a circulação é ativada com seu uso, a oxigenação não falta, nem os nutrientes, mantendo a saúde dos tecidos.

A má circulação nas pernas e pés pode ser evitada com a adoção de hábitos simples e mudanças no cotidiano. A partir disso, você garante mais saúde para si mesmo, prevenindo complicações maiores e problema nas articulações dos pés por falta de oxigenação e nutrientes. Esperamos que este artigo motive a busca por um estilo de vida mais saudável.

Este artigo foi útil para você? Gostou de aprender o que é bom para circulação e para o seu conforto? Então aproveite e não deixe de assinar, inteiramente grátis, a nossa newsletter e receber conteúdos novos diretamente em seu e-mail!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140