7 dicas para viver mais com saúde e muita energia - Blog Meu Pé de Conforto

7 dicas para viver mais com saúde e muita energia

Postado em 26/12/2017

Garantir a tão sonhada longevidade, com mais qualidade de vida e disposição, requer algumas mudanças nos hábitos cotidianos e também de mentalidade. Mas você conhece as medidas necessárias e dicas para viver mais e melhor?

Praticar atividades físicas, adotar dietas balanceadas, dormir bem, estreitar laços familiares e de amizade, não guardar rancor e eliminar o estresse e a ansiedade são algumas das sugestões para aumentar a expectativa de vida de qualquer pessoa.

Por isso, neste post vamos listar 7 dicas para você viver mais, de maneira saudável, e explicar a importância de cada uma delas. Confira:

1. Coma bem

Adotar dietas balanceadas, ricas em vitaminas, nutrientes, fibras, antioxidantes e sais minerais é essencial para viver mais e com saúde. Dê preferência aos alimentos saudáveis, como vegetais, verduras, frutas, proteínas de carnes magras (frango e peixes), carboidratos integrais e oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs e amêndoas).

Em contrapartida, evite alimentos processados, repletos de gorduras saturadas, sódio e açúcares, responsáveis pelo desencadeamento de doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão, diabetes e até o câncer.

2. Pratique atividades físicas

Exercitar o corpo é a melhor maneira de ativar o metabolismo, perder peso, combater o sedentarismo, aliviar o estresse e a ansiedade, melhorar as atividades cognitivas, aumentar a disposição e ganhar muitos anos de vida.

Praticar atividades físicas com regularidade, de 30 a 60 minutos por dia, em ritmo moderado, é o suficiente para aumentar a longevidade e livrar o corpo de diversas doenças cardiovasculares, neurológicas, diabetes e a obesidade.

3. Combata o estresse

Por falar em estresse, apesar de não ser considerada uma doença propriamente dita, ele serve como gatilho para desencadear uma série de problemas e distúrbios físicos e psicológicos.

Além de praticar atividades físicas com frequência, é preciso encontrar uma válvula de escape para combater um dos maiores males do século 21, como dançar, pintar, viajar, começar um novo curso, cozinhar. Enfim, encontrar algo para desanuviar a mente.

4. Reforce suas interações sociais

Reunir os familiares ou os amigos para jogar conversa fora e dar muita risada é tudo de bom, não é mesmo? Além de aliviar o estresse, relações sociais saudáveis são essenciais para manter a mente sã, a energia renovada e prolongar a vida.

Aproveite as datas especiais e temáticas para reunir a galera e fazer aquela confraternização animada e cheia de energia positiva. Mas não se esqueça, os amigos também servem para desabafar e compartilhar momentos difíceis e de tristeza.

5. Evite o tabagismo

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o cigarro é responsável por uma em cada dez mortes no mundo. Para se ter ideia, quem fuma regularmente tem 20 vezes mais chances de desenvolver câncer de pulmão do que os não fumantes, além de outras variáveis da doença.

Por isso, fique distante do cigarro e passe longe da fumaça produzida por ele e por seus derivados, pois o fumo passivo também pode custar muitos anos vida.

6. Durma bem

Dormir faz parte dos três pilares da vida saudável e da longevidade, assim como a alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas. Ter uma boa noite de sono, além de repor as energias, também promove diversos outros benefícios ao corpo e a mente.

Quem dorme de 7 a 8 horas por noite tem três vezes menos chances de morrer, de desenvolver doenças crônicas, vive menos estressado, com mais energia, disposição e bom humor, produz mais e tem uma maior expectativa de vida.

7. Mantenha seus pés sempre saudáveis

Gostou de nossas sugestões? Aqui vai mais uma: a saúde de seus pés é fundamental para que você possa viver com disposição, pois qualquer tipo de lesão nessa área pode comprometer os movimentos do restante do corpo e o desempenho de funções cotidianas básicas.

Por isso, tome sempre cuidado com seus pés e com o tipo de calçado que utiliza diariamente, principalmente os muito apertados e aqueles com saltos muito altos, que podem provocar dores e até problemas na coluna.

Nossas dicas para viver mais foram úteis para você? Que tal realizar algumas mudanças em sua vida e adotar alguns desses hábitos saudáveis? Aproveite para conferir como evitar lesões articulares. Até a próxima!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140