Lesões articulares: descubra o que causa e quais articulações mais sofrem com elas - Meu Pé de Conforto

Lesões articulares: descubra o que causa e quais articulações mais sofrem com elas

Postado em 27/09/2017

Tem coisa pior do que sofrer alguma lesão? Independentemente do tipo ou local onde ocorrem, esse tipo de problema pode limitar os movimentos do seu corpo, dificultando a execução de diversas funções diárias.

Felizmente, muitas lesões articulares são possíveis de se evitar, basta ficar atento a alguns sinais e dicas. O joelho, por exemplo, é uma das articulações que mais sofrem com o problema, seguidos dos ombros e da lombar.

No post de hoje, você vai entender o que causam as lesões articulares e quais articulações mais sofrem com elas. Continue a leitura e confira:

Exercício sem acompanhamento profissional

Que praticar atividades físicas é algo fundamental na vida de qualquer pessoa, isso não há como negar. Para muitos, porém, isso pode ser algo perigoso se praticado em excesso ou sem o auxílio de um profissional.

Treinos realizados de qualquer jeito resultam em lesões complicadas, e movimentos errados, postura incorreta e falta de intervalos durante a série podem acarretar em graves lesões. Se engana também quem pensa que só a musculação pode ser prejudicial: a corrida também machuca se feita da forma errada e, muitas vezes, causa lesões irreversíveis.

Os joelhos são os que mais sofrem com essa irresponsabilidade. Para evitar o problema, é necessário fortalecer os músculos do quadril, abdômen, lombar e pernas. Não se esqueça também de usar o tênis certo para cada tipo de exercício, pois o calçado é responsável por amortecer o impacto e suavizar a carga do joelho.

Outra indicação fundamental é aquecer antes de começar o seu treino — cerca de 10 minutos de bicicleta na potência leve é o ideal. Mas, antes de qualquer coisa, respeite os limites do seu corpo. Para que tentar ir além do que você consegue ir? Vá com calma nos exercícios e evite as lesões articulares!

Excesso de peso ou salto alto

Você sabe o que essas duas coisas têm em comum? Ambas são grandes vilãs das articulações e podem resultar em problemas graves.

Tanto o peso em excesso quanto o salto alto podem sobrecarregar os joelhos, causando dores na lombar (a chamada lombalgia) e problemas de postura. Por isso, é importante ter plena consciência do seu corpo para respeitar seus limites e cuidar da saúde.

Idade avançada

As dores articulares são muito comuns em pessoas de idade mais avançada. A artrose ou osteoartrose ocorre frequentemente nos idosos e é caracterizada pelo colapso da cartilagem, deterioração dos tendões e ligamentos, além de alterações ósseas. Os ossos afetados podem até mesmo ficar maiores ou deformados.

Os sintomas são inchaço, ruído com o movimento articular, estalos, dor, rigidez e diminuição da função da articulação. Não há cura para esse problema, mas hoje é possível controlá-lo para ter mais qualidade de vida.

Exercício físico monitorado diariamente, terapia com medicamento, além de fisioterapia ou terapia ocupacional também são essenciais para tratar o problema. E pode acreditar: um simples ajuste na posição da sua cadeira de trabalho pode ser uma ajuda e tanto!

A qualquer sinal de incômodo, não deixe de procurar um médico. Na grande maioria das vezes, se tratadas logo no início, as lesões podem ser de fácil e rápida recuperação.

Viu como cuidar do seu corpo é imprescindível para evitar as lesões articulares? Para tirar outras dúvidas sobre o assunto, confira a resposta para as 7 principais perguntas sobre palmilhas ortopédicas. Nos vemos no próximo post!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140