Conheça os alimentos orgânicos e descubra seus benefícios - Blog Meu Pé de Conforto

Conheça os alimentos orgânicos e descubra seus benefícios

Postado em 07/03/2018

Os alimentos orgânicos têm se tornado cada vez mais populares em função de suas vantagens para a saúde e também para o meio ambiente. Quer saber o que são os alimentos orgânicos, quais são os tipos mais consumidos e quais são os benefícios que eles trazem? Confira agora no nosso post!

O que são alimentos orgânicos?

Os alimentos orgânicos são, basicamente, todos aqueles alimentos de origem vegetal produzidos sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos e pesticidas. No caso dos produtos de origem animal, são produzidos sem o uso de hormônios, anabolizantes ou outros aditivos. Em resumo, são aqueles alimentos que respeitam o organismo e o meio ambiente.

Além disso, os alimentos orgânicos são produzidos em uma esfera que respeita o ecossistema natural, permitindo a interação entre animais, plantas nativas e cultivadas e micro-organismos. A ideia é que esse tipo de produção busque a sustentabilidade ambiental e social e um ambiente mais equilibrado e saudável a todos.

Quais são os alimentos orgânicos mais consumidos?

Os alimentos de origem vegetal mais produzidos e consumidos no Brasil vão desde produtos de consumo diário, como arroz e feijão, até produtos mais específicos, como vinho, cacau, soja e vários tipos de frutas.

Como comentado anteriormente, os alimentos orgânicos não se restringem a vegetais, simplesmente. Existe uma variedade de produtos, também de origem animal, que são bastante populares. Dentre eles, podemos citar: ovos, frango e mel.

Quais benefícios eles trazem para a saúde?

Além de serem alimentos ambientalmente corretos, os orgânicos também trazem uma série de vantagens quando se trata da saúde. Dentre essas vantagens, nós podemos citar:

  • são mais saudáveis, por meio da sua produção livre de agrotóxicos e pesticidas;

  • evitam problemas de saúde causados pela ingestão de produtos químicos;

  • são mais nutritivos em função de sua produção em solo com adubos naturais;

  • são mais saborosos.

Vale a pena o investimento?

É claro que todas essas vantagens não são de graça! Infelizmente, os alimentos orgânicos são mais caros que os convencionais pois são produzidos em menor escala, demandam maior mão-de-obra, e, por não utilizarem aditivos, sua produção também é mais lenta.

Porém, quando se trata de saúde, o investimento nesse tipo de alimentos é necessário, uma vez que trará benefícios a longo prazo, quando se passa a consumir alimentos mais saudáveis no dia a dia. Uma alternativa a esse custo é investir também na produção caseira de alimentos orgânicos, em pequenas hortas, vasos ou onde puder.

Além disso, da forma como as tecnologias e planejamentos para a produção em larga escala de alimentos orgânicos vem se estabelecendo no Brasil, os custos com a produção devem reduzir gradativamente ao longo dos anos e, consequentemente, beneficiar o consumidor.

O que mais eu preciso saber?

Nós já sabemos que os alimentos orgânicos são a melhor opção para quem quer manter uma alimentação saudável e investir na preservação da saúde e do meio ambiente. E para que essa alimentação seja balanceada, é essencial procurar um profissional especializado para auxiliar na composição do cardápio mais adequado à sua rotina e fornecer todas as orientações necessárias.

Gostou do nosso post? Não deixe de seguir nossa página no Facebook para saber mais novidades sobre alimentação e outras dicas de saúde!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140