Confira nossas dicas para fazer uma massagem relaxante nos pés! - Blog Meu Pé de Conforto

Confira nossas dicas para fazer uma massagem relaxante nos pés!

Postado em 10/06/2019
Os pés são bastante sobrecarregados diariamente — por conta de uma longa caminhada, depois de uma corrida ou, até mesmo, na realização das atividades corriqueiras de nosso dia a dia. Assim, aprender como fazer massagem nos pés pode ser uma excelente maneira de relaxar e amenizar o estresse depois de um dia cansativo de trabalho.

Como os pés costumam ficar boa parte do tempo dentro de sapatos fechados e com pouca ventilação, muitas vezes eles chegam ao fim do dia apresentando dores ou algum desconforto. Além disso, já que se trata de uma parte do corpo que recebe pouca atenção, é importante adotar alguns cuidados para manter sua saúde em dia.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e aprenda como fazer massagem nos pés para deixá-los relaxados, bem cuidados e com uma sensação muito agradável!

Dicas para fazer uma massagem relaxante nos pés

Alvo de frequentes dores e incômodos, você sabia os pés são conectados a todos os órgãos do nosso corpo pelos canais de energia? Isso significa que a sensação de cansaço nos membros inferiores é sinal de que nossa saúde pode estar em uma condição delicada.

Por outro lado, a massagem nos pés contribui para o bem-estar, a disposição e a qualidade de vida, permitindo que nosso corpo desfrute de momentos de tranquilidade e equilíbrio. Portanto, descobrir como fazer massagem nos pés corretamente o fará desfrutar de inúmeros benefícios.

Coloque os pés de molho em água morna

Em primeiro lugar, é importante deixar os pés de molho em água morna por, pelo menos, dez minutos. Afinal, a água quente é responsável por favorecer a dilatação dos vasos sanguíneos, relaxar toda a musculatura e promover uma limpeza profunda nos pés. Além do mais, efetuar os movimentos nos membros limpos garante um melhor aproveitamento da massagem.

Prepare-os para a massagem

Depois de lavar e secar muito bem os pés, é hora de iniciar o processo. Para começar, envolva os membros, realizando pequenas e contínuas pressões com a palma das mãos. Lembre-se de que os movimentos não podem ser fortes ou fracos, já que esse será o primeiro contato antes da massagem propriamente dita.

Utilize cremes e loções para massagem

Aplicar loções ou cremes específicos é o primeiro passo para promover uma massagem relaxante nos pés. O Calmavie, por exemplo, é um gel que auxilia no relaxamento e reduz o estresse muscular que pode surgir no dia a dia.

Como contém extrato de arnica, o produto alivia dores e ainda proporciona uma sensação de frescor. Ele pode ser aplicado após o banho, com movimentos circulares e os dedos levemente pressionados em toda a região dos pés.

Massageie o pé por inteiro

Uma boa massagem nos pés exige movimentos por toda a extensão da área. Comece pelos dedos, apalpando-os levemente. Em seguida, percorra as mãos pela sola do pé e pelo calcanhar.

Inicie com toques leves e, dependendo do nível de dor, pressione os dedos suavemente, percorrendo o pé por inteiro e favorecendo a sensação de bem-estar.

Não se esqueça de massagear todos os dedos

Tão importante quanto massagear os pés por inteiro é dar atenção a todos os dedos. Como eles sofrem muitos impactos e se movimentam bastante no dia a dia, merecem uma atenção especial.

Inicie a massagem pressionando dedo por dedo. Então, com o indicador e o polegar das mãos, faça movimentos circulares. Vale a pena também esticá-los para alongá-los e diminuir possíveis dores. Para que a massagem seja eficaz, repita esses movimentos pelo menos quatro vezes.

Gire os pés em ambos os sentidos

Com a finalidade de alongar e aliviar dores ou incômodos, depois de tocar o pé por inteiro, faça movimentos rotatórios em cada um deles.

Powered by Rock Convert

Para isso, sente-se em um lugar confortável, estique as pernas e comece a girá-los em vários sentidos: para frente, para os lados, para trás e em rotação — procure repetir o procedimento repetidas vezes. Você também pode utilizar as mãos para movimentar os pés lentamente, apertando-os de maneira suave.

Faça movimentos circulares nas solas

Com os polegares, faça movimentos em forma de círculo na sola dos pés, de cima para baixo e de baixo para cima. Repita cada movimento três vezes.

Em seguida, segure o pé próximo ao calcanhar com uma das mãos e, com a outra fechada, gire-a enquanto realiza a pressão com os dedos na planta dos pés. Continue a movimentação utilizando os polegares no peito do pé.

Depois, faça deslizamentos com as duas mãos: uma na sola e outra no peito do pé. Por fim, feche uma das mãos e dê leves batidas com o dedo mindinho na planta do pé.

Pressione levemente os tornozelos

Não dá para falar sobre massagem nos pés sem citar os tornozelos. Após tocar em toda a extensão de cada pé, suba as mãos e pressione os tornozelos de modo leve, mas com firmeza. Faça movimentos circulares em cada um deles, subindo até as pernas.

Enquanto faz pressão no tornozelo com uma das mãos, utilize a outra para tocar os pés devagar. Repita os mesmos movimentos no outro tornozelo. É importante frisar que todos os toques realizados nos pés devem ter pressão progressiva, para evitar dores.

Além disso, quando terminar a massagem nos pés, acaricie a região do peito e da planta bem devagar. Para finalizar a massagem, tire o excesso do óleo ou creme utilizado com uma toalha e deixe-os completamente secos.

Principais benefícios da massagem nos pés

Agora que você já sabe como fazer massagem nos pés, que tal conferir os benefícios que o processo traz ao nosso corpo? Se você pensa que esse cuidado serve apenas para relaxar, saiba que promove outros inúmeros benefícios ao organismo. A seguir, confira os principais deles.

Melhora a circulação sanguínea

Como mencionado, a massagem dilata os vasos sanguíneos (que, por sua vez, estimulam a circulação do sangue). A melhora da circulação é responsável por aliviar as dores nos pés e nas pernas.

Além disso, realizar os movimentos nos pés auxilia no transporte de oxigênio para as células do corpo. Trata-se de um processo essencial à nossa saúde e excelente aliado para as pessoas que sofrem com varizes ou incômodos constantes nos membros inferiores devido à má circulação.

Alivia o estresse do dia a dia

Outro benefício incrível desse cuidado com os pés é o alívio quase imediato do estresse, do cansaço e da fadiga acumulados no dia a dia. Isso porque a massagem relaxa o corpo e a mente, conferindo mais energia e disposição ao nosso organismo.

Combate a depressão

Você sabia que a massagem nos pés serve para aliviar os sintomas da depressão? Alguns pontos dos pés estão diretamente associados à saúde mental e à estabilidade emocional — como o centro do dedão, o meio da bola do pé ou a bola do pé localizada sob o dedão.

Como você pôde ver, esse tipo de cuidado relaxa o corpo depois de um dia cansativo e, ainda, auxilia em nosso bem-estar físico e mental. Portanto, não deixe de adotar nossas dicas de como fazer massagem nos pés para conquistar muito mais equilíbrio, bem-estar e qualidade de vida.

Para promover a massagem nos pés de forma relaxante, a Doctor Shoes conta com diversas opções de loções específicas. Entre no site e conheça melhor nossos produtos!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140