Está sentindo dor na planta do pé? Saiba como melhorar agora! - Blog Meu Pé de Conforto

Está sentindo dor na planta do pé? Saiba como melhorar agora!

Postado em 30/10/2018

A dor na planta do pé pode aparecer em pessoas de diversas idades e com rotinas diferentes. Isso porque existem muitas causas para que o pé manifeste desconforto.

Esse incômodo é capaz de surgir em vários momentos do dia, como ao acordar, durante corridas ou até mesmo em caminhadas leves, atrapalhando a qualidade de vida e comprometendo o bem-estar.

Pensando nisso, criamos este post para que você descubra tudo sobre dor na planta do pé, as causas e o que deve ser feito para minimizá-la. Continue lendo!

Veja como é a anatomia da planta do pé

Composto por 26 ossos, o pé é dividido em três partes:

  • tarso: parte superior que liga o pé aos ossos da perna;
  • metatarso: parte média;
  • falanges: formada por cinco dedos.

Além da divisão anatômica, o pé também se compõe pela planta, que assenta o solo, pelo calcanhar e pela parte inferior dos ossos metatarsos e das falanges.

Confira doenças associadas, causas e tratamentos

O pé tem a importante função de sustentar todo o corpo. Por esse motivo, muitas vezes sofre com alguma doença proveniente de diferentes causas. A seguir, confira algumas das principais.

Fascite plantar

A fáscia é um tecido fibroso que reveste todos os tendões da planta do pé e se insere no osso do calcâneo. Quando se inflama, ele provoca dor ao pisar, principalmente próxima ao calcanhar.

O problema costuma ocorrer em homens e mulheres entre 40 e 60 anos e está associado ao sobrepeso, uso de salto alto e sapatos inadequados no dia a dia e na prática esportiva.

O mais indicado para evitar esse contratempo é utilizar calçados adequados e estar no peso ideal. Aqueles que já sofrem com a fascite plantar podem curá-la fazendo compressa de gelo, alongamentos e usando palmilhas e sapatos confortáveis e macios.

Powered by Rock Convert

Esporão do calcâneo

Muito confundido com a fascite plantar, o esporão do calcâneo tem os mesmo sintomas da patologia explicada anteriormente, mas com causas diferentes. Nele, ocorre uma saliência óssea na base do osso calcâneo, que está localizada na sola do pé, ou na região do tendão do calcâneo.

Além de a dor ser parecida, as causas também se assemelham à fascite plantar. Pessoas que ficam muito tempo em pé, usam salto, sapato apertado ou velho e praticam esportes de impacto têm uma maior tendência a sofrer da doença. Para tratá-la, a indicação é gelo, descanso, e fisioterapia em casos mais severos.

Metatarsalgia

A metatarsalgia consiste na inflamação dos ossos metatarsos, localizados na parte média do pé. Eles têm como função o apoio da ponta do pé junto aos dedos.

Problemas na anatomia dos pés como pé cavo e joanete podem estar relacionados com a metatarsalgia. Além deles, fatores como o uso de sapatos inadequados e a prática excessiva de esportes de impacto também são capazes de ocasionar a patologia.

O tratamento se trata basicamente de aplicações de gelo. Recomenda-se, ainda, adotar sapatos com o solado macio, além de evitar andar descalço.

Saiba o que fazer para melhorar a dor

Como vimos, a melhora na dor de quase todas as patologias pode ser feita de forma semelhante: utilizando gelo, palmilhas ortopédicas e optando por sapatos confortáveis e adequados.

Caso a dor persista, o mais indicado é procurar um médico e iniciar o tratamento com anti-inflamatórios e medicamentos indicados pelo profissional capacitado. Ele pode ainda sugerir fisioterapia para ajudar a curar o problema.

Qualquer tipo de dor indica que há algo de errado com o corpo humano. Por isso, é preciso estar atento aos sintomas para conseguir relacioná-los às causas e evitar que persistam.

A saúde dos pés é essencial para garantir qualidade de vida. A dor na planta do pé não deve ser considerada comum e exige atenção. Lembre-se sempre de escolher calçados adequados, evitar o uso de salto alto e alternar grandes horas em pé com momentos de descanso.

E aí, gostou do nosso post? Quer saber sobre a dor na planta do pé? Então não deixe de conferir o artigo que separamos para você sobre fascite plantar e aprenda muito mais!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140