SEU CORPO, SEU MÉDICO | DESCUBRA COMO SABER SE VOCÊ ESTÁ DOENTE, OBSERVANDO SEUS PÉS. - Blog Meu Pé de Conforto

SEU CORPO, SEU MÉDICO | DESCUBRA COMO SABER SE VOCÊ ESTÁ DOENTE, OBSERVANDO SEUS PÉS.

Postado em 04/01/2019

Depois de caminhar o dia todo ou passar muitas horas em pé, é comum ouvirmos alguém dizer a frase “meus pés estão me matando” para retratar o nível de cansaço e incômodo. Apesar de ser um tanto exagerada, a expressão faz bastante sentido, afinal, os pés podem nos dizer muito sobre a nossa saúde. Por isso, observá-los é uma maneira eficiente de responder a questão: como saber se estou doente?

Embora as doenças se manifestem por meio de sintomas mais comuns e aparentes, como febre, dor e desconforto, os pés refletem a condição de nossos órgãos, portanto, além de indicar a presença de algum mal-estar, é possível prevenirmos diversas enfermidades quando aprendemos a reparar nos detalhes.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e verifique como saber se está doente observando os próprios pés.

Afinal, por que é importante ficarmos atentos aos sinais do nosso corpo?

Desde a antiguidade, a medicina tem utilizado os sinais que o organismo envia a nível externo para identificar se algo está errado internamente. Apesar de a tecnologia ter se transformado na forma mais precisa para diagnosticar as mais diversas doenças, muitos profissionais da saúde ainda consideram essa observação um dos melhores diagnósticos médicos.

Muitas terapias orientais, por exemplo, são modelos claros dessa realidade, que consiste na busca de qualquer tipo de alteração ou mudança no corpo na tentativa de detectar alguma anomalia no organismo.

A parte boa da situação é que essa sequência de apontamentos que os mais variados membros ou órgãos do corpo nos dão, quando alguma coisa está errada, pode ser utilizada como alerta para determinar com antecedência diversas doenças — de maneira que possam ser diagnosticadas a tempo e, assim, o tratamento seja mais eficaz.

Como os pés podem mostrar sintomas de algum problema de saúde?

Diversos fatores observados em nossos pés determinam se estamos com algum problema de saúde — desde a presença de calosidades e joanetes até alterações na temperatura, cor e formato dos dedos.

Em termos gerais, a região do calcanhar corresponde aos pés, enquanto a dos dedos está relacionada à cabeça. Portanto, é possível visualizar aproximadamente a condição dos nossos órgãos ao olhar para a planta dos pés.

Powered by Rock Convert

Quando uma área está endurecida, por exemplo, significa que algum elemento do corpo também está tenso, afinal, essas calosidades correspondem à rigidez física e mental nas respectivas regiões.

Quais são os principais indícios que os pés dão em relação à nossa saúde?

Em uma recente entrevista ao jornal inglês The Mirror, Jack Heat, autoridade mundial em podologia e pedicure, revelou que os pés podem indicar que seu corpo está em desequilíbrio. Segundo Heat, os sinais podem ser observados até por quem não é especialista no assunto.

O profissional ainda apontou que, caso o mesmo acontecesse com outras partes do corpo, a pessoa já ficaria alertada, mas com os pés é diferente, já que ninguém dá muita importância para o membro, que fica confinado em um sapato por todo o dia.

Se seu dedão aumentou de tamanho, por exemplo, esse é um indicativo para se procurar um médico, pois esse é o primeiro sinal da Gota, doença causada pelo acúmulo de cristais de ácido úrico nas juntas. Já se os seus pés ficam muito frios, é sinal de que a circulação do local está prejudicada e pode significar a presença de hipotireoidismo ou baixa pressão arterial.

Marcas vermelhas, formigamento e dormência prolongados podem ser indícios de diabetes, enquanto alterações no formato das unhas indicam inchaço interno, problemas cardiovasculares, gastrointestinais e, até mesmo, pulmonares.

O que fazer ao identificar algum sinal incomum em nossos pés?

Independentemente de qual seja a alteração encontrada em seus pés, é fundamental buscar acompanhamento médico. Só um especialista no assunto poderá realizar o diagnóstico correto e indicar um tratamento adequado.

Como você pode notar, os pés são importantes termômetros para responder a dúvida: como saber se estou doente? Por isso, não deixe de observar com frequência essa parte tão essencial e valiosa de nosso corpo — afinal, pés bem-cuidados são sinônimo de saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Este conteúdo foi útil para você? Então, deixe seu comentário no post e compartilhe com a gente sua opinião sobre como saber quando está doente.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140