Saiba como deixar os pés macios por meio de 7 dicas - Blog Meu Pé de Conforto

Saiba como deixar os pés macios por meio de 7 dicas

Postado em 28/06/2021

Nos dias de hoje, boa parte das pessoas tem uma exigência tremenda, tanto da parte física quanto da emocional. Precisamos nos deslocar para o trabalho, pegar engarrafamentos, cuidar da casa e encarar a rotina, o que acaba cobrando o seu preço. Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas incríveis de como deixar os pés macios.

Esse é um assunto repleto de mitos e pensamentos errôneos, que podem, dependendo do caso, até piorar um desconforto na região. Para evitar que isso aconteça, é fundamental aumentar os seus conhecimentos sobre o assunto. Continue lendo o conteúdo a seguir e descubra como fazer isso!

1. Visite um bom podólogo

O primeiro passo para deixar seus pés macios e saudáveis é visitar, com alguma regularidade, um profissional em podologia. Trata-se de um verdadeiro especialista na região, que pode oferecer uma avaliação capacitada e condutas que ajudem a trazer mais conforto e alívio, sobretudo em casos nos quais não há necessidade de ir ao médico.

Um podólogo pode, por exemplo, dar um bom jeito em quadros como unhas encravadas, visto que ele é tecnicamente preparado para isso e conta com aparelhos específicos. Ele conta com uma visão mais completa ao examinar uma pessoa, levantando informações sobre seus hábitos de vida e traçando condutas que podem beneficiar o organismo como um todo.

2. Esfolie os pés semanalmente

Outra das principais dicas de como deixar os pés macios diz respeito à esfoliação. Trata-se de um processo importante e que, em linhas gerais, deve ser feito semanalmente. Para isso, você pode contar com ajuda profissional ou fazer por conta própria, desde que tome alguns cuidados e não force muito, de forma a não lesionar as regiões mais sensíveis.

Os cremes esfoliantes ajudam a retirar as camadas superficiais de células já mortas e, por isso, deixam a área mais suave e uniforme. O ideal é ir espalhando o produto com movimentos circulares, dando principal atenção aos calcanhares. Depois, é só não passar a pedra-pomes com muita intensidade, para não se machucar. 

3. Hidrate depois do banho

Não é novidade que, para deixar os pés realmente macios, uma boa hidratação se faz fundamental. Por isso, você deve caprichar nessa etapa, aplicando um bom creme hidratante, se possível, uma vez ao dia. É recomendável que seja um produto próprio para a região ou, pelo menos, bastante potente, para superar a grossa camada de pele.

Entre os melhores do mercado, estão os que são feitos à base de ureia ou ácido lático, por exemplo. Um bom momento para a sua aplicação é logo após o banho, pois os poros estão dilatados e absorvem com maior capacidade os princípios ativos envolvidos. Também é uma forma de evitar calosidades e outros problemas do tipo.

4. Não use água muito quente

Por mais que o banho seja um momento interessante do ponto de vista da maciez da pele, tendo um papel relevante para a dilatação dos poros, é extremamente recomendável que você evite a água extremamente quente. Você até pode utilizá-la em algumas situações, como em uma compressa ou um banho relaxante, mas não em bases diárias e recorrentes.

O contato com o calor excessivo pode promover o ressecamento, que é exatamente o oposto do que você deseja. Além disso, haverá remoção da camada lipídica que ajuda a proteger de agentes agressores e até infecções, algo nada vantajoso. Se você odeia água gelada, vá esfriando aos poucos e encontre um meio-termo confortável.

5. Vá à pedicure quinzenalmente

Mais uma dica de como deixar os pés macios consiste em visitar uma pedicure de confiança a cada 15 dias. Lembre-se, para a sua própria segurança, de levar seus próprios aparelhos, como alicates e tesourinhas, ou de ter a certeza de que a profissional em questão está fazendo a esterilização adequada, para não correr o risco de pegar alguma infecção. 

Por mais que muita gente ache que a tal cuidado seja uma exclusividade para mulheres, muitos homens estão adotando esse hábito e colhendo os benefícios. Além de ter toda a técnica para retirar a cutícula do jeito certo, a pedicure poderá cortar as unhas do jeito adequado, em formato mais quadrado, evitando seu encravamento.

6. Evite os calçados apertados

Não dá para falar em dicas para pés macios sem falar em calçados, não é mesmo? Afinal, um par de sapatos apertados ou feitos em um material ruim pode, definitivamente, trazer um tremendo desconforto e causar lesões completamente evitáveis. Por isso, você deve redobrar a atenção na hora de escolher não apenas a marca, mas também o modelo.

Quando possível, as sandálias acabam sendo a melhor alternativa, visto que tendem a não apertar e ainda deixam a pele respirar. Além disso, permitem que você aplique cremes e demais produtos, que secam mais facilmente com a ventilação natural. Não insista em calçados esperando que, com o uso, eles laceiem: isso raramente acontece!

7. Lembre-se do protetor solar

Por fim, você pode até não saber, mas uma das mais incríveis dicas para deixar os pés macios é usar o protetor solar. Isso mesmo: essa é uma região delicada e também merece esse cuidado, assim como qualquer outra parte do corpo humano. Em linhas gerais, os médicos recomendam fatores de proteção mais elevados, sobretudo em regiões mais tropicais.

Logicamente, se você for passar o dia todo com um sapato fechado, isso não será necessário. No entanto, em casos de maior exposição ao sol, um bom produto do gênero pode evitar o ressecamento e até a formação de bolhas, além de queimaduras mais graves ou descamações. Mais uma vez, vale apostar nas marcas de melhor qualidade disponíveis no mercado.

Com essas 7 dicas, você já sabe como deixar os pés macios. Por isso, não cometa nenhum dos erros que citamos acima e inclua bons hábitos nos seus cuidados diários. Afinal, essa é uma região tão sensível quanto importante do nosso corpo!

Gostou de aprender mais sobre como deixar os pés macios? Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Então, que tal conferir nosso outro post com dicas de como hidratar os pés?

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140