Sapatos ortopédicos para trabalhar: esclareça as suas principais dúvidas! - Blog Meu Pé de Conforto

Sapatos ortopédicos para trabalhar: esclareça as suas principais dúvidas!

Postado em 04/03/2021

Quem passa muitas horas no trabalho, principalmente se a pessoa fica muito tempo em pé, já conhece os resultados que isso gera ao fim do dia. Problemas como dores nas costas, dormência nos pés e pernas e outros incômodos se tornam comuns. Por isso, a melhor alternativa é escolher sapatos ortopédicos para trabalhar.

Esse tipo de calçado é desenvolvido especialmente para garantir o conforto dos pés mesmo durante longas jornadas de trabalho. Dessa maneira, escolher o sapato que seja adequado para suas necessidades é essencial para não sofrer com dores quando encerrar o expediente de trabalho.

Pensando nisso, resolvemos criar este post para que você conheça um pouco melhor sobre os sapatos ortopédicos para trabalhar e saiba qual a melhor opção para você!

Quais são os benefícios dos sapatos ortopédicos?

Já não é novidade que nossos pés sustentam o nosso corpo e, por isso, eles precisam receber os devidos cuidados para que continuem saudáveis. O uso de calçados inadequados pode prejudicar a sua postura, causar dores e até mesmo prejudicar a estrutura ortopédica.

Nesse sentido, além de serem mais confortáveis, os sapatos ortopédicos oferecem diversos benefícios. Conheça alguns deles e entenda como esses calçados auxiliam a saúde de seus pés ao longo do dia.

Apoio ideal para a pisada

Os sapatos ortopédicos estão disponíveis em variados tamanhos e modelos, o que oferece mais possibilidades para encontrar um que seja ideal para a sua pisada. Antes de tudo, você precisa descobrir qual o seu tipo de pisada, se é neutra, pronada ou supinada.

A partir disso, você conhecerá o seu tipo de pisada e irá em busca do calçado que garanta a segurança, conforto e saúde para os seus pés. Quando não se usam os sapatos certos, existe mais risco de sofrer com dores ou podem até ocasionar lesões, como nas articulações e nas canelas.

Auxilia na correção de problemas ortopédicos

Quem já tem algum tipo de disfunção ortopédica encontrará muitos benefícios ao utilizar os calçados adequados. Além de serem criados de forma tecnológica para ter um formato anatômico, os sapatos ortopédicos são projetados para absorver os impactos e dar mais sustentação.

Portanto, esses calçados ajudam a realinhar a pisada para melhorar a mobilidade e diminuir a sobrecarga nos pés. Desse modo, as dores, inflamações e até mesmo o risco de lesões e fraturas são reduzidas, uma vez que melhoram o amortecimento de impactos e melhoram a sustentação.

Estimula o fluxo sanguíneo

Quando a pisada está desalinhada, os membros inferiores ficam comprometidos. Além das dores, o fluxo sanguíneo também é afetado e isso representa um grande perigo — sobretudo para pessoas que têm diabetes e correm um risco de desenvolver problemas mais sérios.

Se os pés ficam desajustados dentro dos sapatos, as chances de ter problemas de circulação são maiores. As complicações vão desde dores pontuais até varizes e outros inconvenientes. Portanto, garantir que o sangue circule bem nos membros inferiores ajuda a evitar questões mais sérias.

Diminui as dores

Já se sabe que não são apenas os pés que são afetados pelo uso de sapatos inadequados. Tanto as mulheres (que costumam usar salto alto) quanto os homens podem sofrer com as dores de usar os calçados errados. A coluna sustenta os membros superiores e inferiores e é responsável pela locomoção. Com o uso de sapatos errados, as costas ficam sobrecarregadas.

Dessa forma, a distribuição de peso e a estabilidade podem ser transformadas quando você escolhe o calçado certo. A partir disso, as dores na coluna, nas pernas e nos pés diminuem, já que a pressão é distribuída de maneira correta e sem comprometer a sua anatomia.

Quais são as principais características dos sapatos ortopédicos?

Afinal, quais as diferenças dos sapatos ortopédicos para os calçados comuns e por que escolhê-los? Além dos apontamentos já feitos, existem muitas outras características que fazem com que essas sejam as opções ideais para serem usadas no dia a dia de trabalho. Confira:

  • oferecem uma boa sustentação e melhoram o equilíbrio;
  • diminuem os impactos e o amortecimento evitando problemas nos ossos e músculos;
  • os revestimentos permitem que os pés respirem;
  •  acomodam os pés e garantem firmeza na pisada;
  • possibilitam ajustes de acordo com a largura dos pés;
  • têm um espaço maior na parte da frente, sem apertar os dedos;
  • as solas são criadas com uma pequena elevação para reduzir a pressão na lombar e nas panturrilhas;
  • os solados também são fabricados em material antiderrapante;
  • se adaptam ao formato dos pés;
  • têm uma excelente durabilidade, além de garantir beleza e conforto.

Como escolher o sapato ideal?

Depois de entender um pouco mais sobre os sapatos ortopédicos para trabalhar, também é preciso saber como é possível escolher o calçado ideal, certo? Por mais que existam muitos modelos, não existem grandes dificuldades em encontrar um que seja perfeito para as suas necessidades.

Por isso, veja nossas dicas para que você consiga escolher um calçado ortopédico que seja perfeito.

Considere o formato do pé

Você sabia que existem vários formatos de pés? É possível que eles sejam mais largos, mais finos e muitas outras possibilidades. Diante dessas diferenças, conhecer o formato do seu pé é fundamental para comprar sapatos que fiquem confortáveis e perfeitamente ajustados.

Verifique o material

Esse é um fator que faz toda diferença não só no conforto, mas também na durabilidade do calçado. Observar detalhes como o material do sapato, da sola e de outras partes também é muito necessário. Os sapatos de couro, por exemplo, são bons porque ajudam na respiração dos pés, têm excelente qualidade e mais resistência.

Observe a flexibilidade

Outra vantagem dos sapatos de couro são a flexibilidade e mais mobilidade proporcionada para os pés. Calçados de materiais sintéticos costumam ser mais rígidos e provocam machucados, como bolhas e calos. Portanto, materiais naturais, como o couro, são mais maleáveis e entregam mais conforto no dia a dia de trabalho.

Confira o custo-benefício

É comum que as pessoas escolham os sapatos considerando apenas a estética e os preços antes de comprar. Mesmo quando experimentam os calçados, ainda assim elas observam o quesito do conforto apenas superficialmente. No entanto, é preciso considerar o custo-benefício para não adquirir um par que seja ruim, o que obriga uma troca a curto prazo.

Além disso, saber onde comprar sapatos ortopédicos para trabalhar também é importante. Afinal, conhecer uma empresa que oferece produtos de qualidade e fabrica produtos com tecnologia é fundamental. Por isso, a Doctor Shoes é especializada em calçados confortáveis e que garantam a saúde dos seus pés.

Venha conhecer os modelos disponíveis em nossa loja e encontre um que seja perfeito para as suas necessidades!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140