Como escolher o melhor sapato feminino para coluna? Veja aqui! - Blog Meu Pé de Conforto

Como escolher o melhor sapato feminino para coluna? Veja aqui!

Postado em 29/07/2020
Powered by Rock Convert

Os pés são estruturas complexas e muito importantes. São eles que possibilitam a nossa locomoção e trabalham de diversas formas para equilibrar e apoiar o nosso corpo no solo. Além disso, eles funcionam como alavancas e amortecedores enquanto caminhamos, corremos e saltamos. Por isso, escolher o calçado adequado é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar.

Principalmente para as mulheres, os sapatos são considerados itens de estilo. Contudo, pensar apenas na beleza de um calçado não é o suficiente. Uma escolha equivocada pode trazer grandes prejuízos, principalmente, para as costas de quem usa.

Pensando na importância que um calçado adequado tem para a saúde e o bem-estar, elaboramos o texto a seguir com as principais questões que devem ser levadas em conta na hora de escolher o melhor sapato feminino para coluna. Acompanhe!

Como um sapato pode prejudicar a coluna?

A coluna é uma das partes fundamentais de nossa estrutura. Além de proteger peças importantes do corpo, como coração e pulmões, também é ela que sustenta o peso da matéria e possibilita a movimentação de braços e pernas na locomoção.

Em linhas gerais, a coluna humana é dividia em cinco partes: cervical, dorsal, lombar, sagrado e coccígeo. Para manter todas essas partes em boas condições, é necessário realizar exercícios físicos, cuidar da postura nas atividades diárias (sentar-se corretamente, proteger a coluna quando carregar objetos pesados etc) e escolher calçados adequados.

São os pés que sustentam o peso do corpo, e a forma como esse peso é segurado influencia na saúde de nossas costas. Por isso é importante usar um sapato que garanta a estabilidade aos pés, ao mesmo tempo em que possibilite uma distribuição equilibrada do peso, com um solado e parte superior compatíveis ao usuário.

Um calçado não adequado ao formato dos pés de quem o utiliza, ou que esteja inadequado à atividade destinada, pode deformar o andar e distribuir de maneira incorreta o peso, causando dores e problemas de coluna.

Qual a importância de escolher um sapato ideal para coluna?

Escolher o sapato ideal para a coluna é fundamental para garantir o bem-estar. Esse benefício para a saúde acontece não apenas no momento em que o calçado é utilizado, mas também no longo prazo. Utilizar calçados inadequados à coluna pode comprometer a integridade de todos os sistemas anatômicos e influenciar no equilíbrio, na postura do corpo e na locomoção (andar, caminhar e correr).

Em um primeiro momento, o calçado errado gera incômodo, aperta os pés e causa desconforto, consequentemente, provoca dores ao não amortecer corretamente os impactos. No longo prazo, eles podem causar dores nas costas, lesões na pele (principalmente, no caso de pessoas diabéticas) e até mesmo causar problemas crônicos e lesões ósseas.

Por isso, escolher o sapato adequado à coluna é imprescindível não apenas para garantir o conforto enquanto ele é utilizado, mas para evitar sérios problemas futuros. É importante lembrar que com o envelhecimento, os pés ficam com a elasticidade reduzida, por isso quanto antes forem cuidados, melhor estarão no futuro.

Quais os sapatos mais indicados para quem tem problema de coluna?

Nem todos os problemas de coluna são causados por conta do uso de calçados inadequados. A maior parte deles, muitas vezes, está ligada a um hábito de vida sedentário e à postura errada durante o dia. Contudo, uma vez que os problemas já existem, a escolha de qual sapato utilizar se torna ainda mais importante, podendo agrava-los ou amenizá-los.

Por isso, é recomendado que pessoas com dores nas costas busquem calçados com amortecimento e que sejam adaptáveis ao formato dos pés para garantir que a absorção de impacto não prejudique a coluna. Também é importante evitar saltos maiores do que 4 cm e muito finos, bem como sapatos muito planos, pois ambos acabam deslocando todo o peso do corpo para uma única parte dos pés.

Como escolher o melhor sapato para a coluna?

Essa é a questão fundamental. Para encontrar o calçado adequado às suas necessidades é preciso levar em conta uma série de questões. Os pés de cada pessoa têm suas próprias características, além disso, a exigência sobre eles varia de acordo com o tipo de atividade que será realizada. Por isso é importante levar em conta as dicas a seguir.

Pense na finalidade do calçado

Antes de mais nada, reflita sobre qual a finalidade do calçado que você está procurando. Ele será utilizado no trabalho, no lazer ou para algum exercício físico? Cada atividade possui suas variáveis, por isso é importante escolher um sapato confortável para cada ocasião.

Caso seja um sapato para trabalhar, pense sobre o cotidiano da profissão, se você fica mais tempo sentado ou em pé, por exemplo. Ou então, se o calçado é para lazer, é válido pensar em qual tipo de diversão. Algumas recreações exigem mais dos pés do que outros.

No caso de procurar um sapato adequado a uma atividade física, também é importante pensar qual a dinâmica dessa atividade. A finalidade do calçado varia de acordo com o tipo de uso que será feito dele, por isso reflita bem sobre qual o propósito do sapato.

Valorize o amortecimento

Cada contato que temos com o solo é sentido por nosso corpo. Quando nos movemos (caminhando ou correndo) sentimos o impacto dessa ação, principalmente, em nossa coluna. Dessa forma, amortecer o impacto é muito importante para diminuir o peso dele em nossas costas.

Por isso, na hora que de pensar sobre o melhor sapato feminino para coluna, é fundamental pensar a respeito da capacidade de amortecimento do calçado. Quanto mais impacto o sapato for capaz amortecer, melhor ele será para sua saúde.

Procure apoio para o calcanhar

Principalmente quando falamos a respeito de sapatos de salto alto, é importante prestar a atenção para a situação do calcanhar. Por conta do efeito que o salto causa na coluna, — forçar levemente a cabeça para frente e os ombros para trás —, o calcanhar pode ser sobrecarregado e acabar dolorido.

Por isso é importante ficar atento à forma como o sapato fornece apoio ao calcanhar. Além disso, utilize palmilhas ortopédicas que possibilitem um maior amortecimento de impacto no calcanhar e também uma maior distribuição do peso ao andar.

Opte por saltos mais largos

Existem diversos formatos de sapatos e tipos de salto, desde o plataforma ao agulha. Quando precisamos escolher o melhor sapato feminino para coluna, levar em conta o tipo de salto nessa escolha é fundamental.

Powered by Rock Convert

O sapato absorve o impacto que é gerado pelo contato do corpo com o solo, por isso, quanto menos concentrado em um ponto esse impacto for, menor será seu efeito nas costas de quem usa. Ou seja, quanto maior for a área de distribuição do peso, menor é a probabilidade de que ele prejudique a coluna.

Nesse sentido, optar por saltos mais largos é uma boa alternativa. Como a área do salto em contato com o solo é maior, o peso que cai sobre o calcanhar fica mais distribuído e faz também com que o corpo amorteça melhor o impacto.

Utilize a numeração correta

Pode parecer uma dica óbvia, mas não é. Muitas pessoas acabam utilizando sapatos com numeração inadequada em vários momentos. Seja porque era a última unidade na loja, porque pegou emprestado de alguém, ou porque comprou a numeração errada. Independentemente do motivo, utilizar a numeração errada pode causar duras consequências ao corpo.

Quando o sapato é maior do que seu número, ele ficará desconfortável por não se encaixar. O espaço que sobra entre os pés e o sapato trará dificuldades para o andar, por diminuir o equilíbrio e fazer com que os pés distribuam o peso de maneira errada. Além de ser prejudicial para a coluna, isso pode causar torções e até mesmo acidentes mais graves.

No caso de um sapato que tenha a numeração menor do que a adequada, o desconforto acontecerá por conta da falta de espaço. Com o calçado pressionando os pés, a circulação é prejudicada e pode causar bolhas ou até mesmo calos. Além de prejudicar a coluna por conta da distribuição inadequada de peso, sapatos com a numeração menor do que a apropriada, machucarão os seus pés.

Use sapatos ortopédicos

Algumas pessoas possuem certos problemas de pisada, ou mesmo na formação dos pés. Nesses casos, a escolha de um sapato próprio é ainda mais importante, pois um calçado errado pode comprometer ainda mais o problema, enquanto o sapato correto pode ajudar a resolvê-lo.

Nesse sentido, sapatos ortopédicos são uma boa opção. Feitos sob medida, de acordo com o receitado pelo ortopedista e com as características adequadas para determinados problemas nos pés, esse tipo de calçado pode fornecer conforto, corrigir a pisada e até mesmo deformação. Além disso, podem ser muito bonitos e estilosos.

No caso de pessoas com mais idade, uma boa opção são as sandálias ortopédicas. Elas visam minimizar os impactos das mudanças causadas pelo envelhecimento do corpo, como a elasticidade reduzida. Dessa forma, garantem maior conforto e diminuem a possibilidade do surgir calosidades e dores nos pés.

Conheça seus pés

Esse fator é fundamental para quem procura o melhor calçado para a coluna. Saber como são seus os pés e aquilo que eles necessitam é o que possibilita escolher o melhor sapato para você. Por exemplo, caso seu pé seja inchado, é importante procurar por sapatos para pés inchados, pois adequados a essa necessidade, eles promovem o conforto e bem-estar.

Em outros casos, é necessário levar em conta a existência de determinadas deformidades nos pés. Um caso muito comum, que geralmente é herdado de algum parente, é o joanete.

O joanete é uma deformação que ocasiona a saliência da articulação no pé. Para aquelas pessoas que possuem joanete, o mais adequado é procurar por sapatos para joanete. Conhecer seus pés e aquilo que eles necessitam, é imprescindível para encontrar o melhor sapato para eles.

Tenha cuidado com sapatilhas

Ainda que sejam um dos calçados femininos mais confortáveis, as sapatilhas também podem causar problemas para a coluna. Por ela ter a sola muito plana, e não ter sistema de amortecimento, o impacto sofrido pelos pés ao caminhar é maior. Isso pode gerar sérios problemas para o quadril, o joelho, a coluna e o tornozelo.

Além disso, por serem muito baixas, elas podem prejudicar o tendão de Aquiles. Não é proibido utilizar sapatilhas, mas caso opte por sair com elas, talvez seja uma boa ideia usar também uma palmilha de silicone ou espuma.

Quais os benefícios de escolher o sapato ideal para a coluna?

Preocupar-se em escolher o sapato adequado para a coluna traz diversas vantagens. A primeira delas é o alívio que isso trará para suas dores nas costas. Utilizar um calçado adequado, seja no trabalho, no lazer ou no esporte, o momento será muito melhor aproveitado, porque você não terá a presença daquelas incômodas dores.

Além disso, ao saber escolher o sapato ideal, você não gastará dinheiro em produtos que não serão utilizados por conta de problemas futuros. Um sapato de salto confortável, além de bonito, evita suas dores de cabeça e também nas costas.

Outro ponto importante é que optar por sapatos corretos para sua coluna, você terá mais estabilidade em seu andar e equilíbrio no corpo, além de ser mais confortável, um calçado adequado pode fornecer também maior confiança a quem usa.

Onde encontrar o sapato adequado?

Depois de conhecer a importância de sapatos adequados para sua coluna, e como isso se relaciona com conhecer as necessidades de seus pés, é importante encontrar o local adequado para selecionar os produtos que cumpram suas necessidades.

Felizmente, você não precisa ficar refém das lojas físicas próximas. Hoje em dia é possível comprar sapatos pela internet. Essa é uma prática que tem crescido cada vez mais, por isso, para não ter problemas e encontrar o produto desejado, é importante procurar quem tem experiência e é referência na área.

A Doctor Shoes, garante a excelência que você procura. Com mais de 50 anos de experiência na área, os calçados são desenvolvidos pesando no conforto de seus clientes para impedir possíveis problemas de coluna. Além disso, as condições de compra garantem ao cliente a máxima confiança e agilidade.

Escolher o melhor sapato feminino para coluna implica diversas questões, como trabalhamos ao longo do texto. Para evitar as tão incomodas dores nas costas, é necessário atenção tanto às particularidades dos pés, bem como às características dos calçados. Na Doctor Shoes você encontra produtos de qualidade adequados àquilo que você precisa e garante o seu bem-estar e conforto.

Quer saber mais sobre nossos sapatos para coluna? Entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140