Tire suas dúvidas: sandália ortopédica para idosos - Blog Meu Pé de Conforto

Tire suas dúvidas: sandália ortopédica para idosos

Postado em 24/06/2020

Sendo característica natural do processo de envelhecimento, os pés ficam com a elasticidade reduzida e, por isso, a mobilidade pode ser prejudicada. Assim, a fim de reduzir problemas ortopédicos, a sandália ortopédica para idosos torna-se uma excelente alternativa que visa minimizar os impactos dessas mudanças e assegurar mais conforto aos pés.

Tendo isso em vista, vamos explicar a importância de um calçado adaptado para idosos, que é responsável por diminuir a suscetibilidade a dores e a calosidades. Veja, ainda, como os calçados ortopédicos trazem benefícios à qualidade de vida e ao bem-estar na terceira idade. Boa leitura!

Quais são os benefícios de uma sandália ortopédica para idosos?

Sapatos para pessoas de mais idade precisam ter uma adaptação adequada às necessidades desse público. Por isso, o ideal é valorizar modelos que facilitem a mobilidade e assegurem mais conforto nas atividades rotineiras.

Nesse contexto, saber escolher sapatos ortopédicos representa a redução de dores e de calosidades, além de minimizar os riscos de outros problemas de saúde que costumam surgir durante o envelhecimento.

Para pacientes diabéticos, por exemplo, a opção por uma sandália ortopédica voltada a idosos pode evitar a compressão dos vasos superficiais da pele e os riscos de feridas nos pés. Pessoas com problemas de coluna vertebral ou com osteoporose no joelho também devem investir nesses modelos adaptados.

Esses modelos ergonômicos são fabricados para atender especificamente esse público e, por isso, apresentam um bom amortecimento, com o objetivo de evitar quaisquer incômodos que possam colocar em risco a saúde e o bem-estar do usuário. Os solados também são antiderrapantes para reduzir escorregões e quedas — uma das maiores preocupações de quem já alcançou esse ciclo da vida.

Por que usar a sandália ortopédica certa faz diferença?

O envelhecimento pode limitar muitos movimentos e se os sapatos certos não forem usados, atividades cotidianas podem ficar ainda mais desafiadoras para serem executadas. Um estudo feito pela Universidade da Corunha, revelou que 83% dos idosos de um grupo usavam sapatos inadequados.

Qual o impacto disso? Segundo os pesquisadores, isso afeta muito a saúde, pois pode aumentar o risco de deformidades nos dedos, na mobilidade, causar tombos, dor crônica, joanete e até mesmo os distúrbios emocionais. Usar o sapato ideal pode evitar que todos esses problemas aconteçam!

O que levar em consideração antes de escolher uma sandália ortopédica?

Antes de comprar uma sandália ortopédica, é importante que você pesquise e veja se o calçado que você está pensando em comprar tem as características certas e ideais para suas necessidades. Segundo pesquisas, para que um calçado seja considerado ideal, ele deve ter os seguintes aspectos:

Apoio de calcanhar

Essa é uma estrutura que fica na área do calcanhar e ajuda a reforçar e proteger o tendão de Aquiles, o que ajuda na estabilidade na hora de caminhar. Isso ajuda no equilíbrio e evita possíveis tombos.

Tecido flexível

O tecido flexível é mais confortável do que os que são feitos de couro ou de outros materiais mais rígidos. Com o tecido maleável, dores podem ser evitadas e ajuda na hora de aliviar o desconforto.

Amortecedor

Com a idade, é normal que surjam dores nas articulações e com isso, o organismo perde um pouco da capacidade de amortecer o impacto do corpo durante as caminhadas. Por isso, um sapato ortopédico com amortecedor é essencial.

Sola antiderrapante

A sola antiderrapante ajuda a evitar quedas. Isso ajuda o indivíduo a ter mais segurança para caminhar, porque o material usado tem mais firmeza e aderência.

Tiras e fechos

Também conhecidos como velcro ou outros tipos de fechos, esses são conhecidos pela praticidade e por ficarem mais firmes e presos nos pés. Isso favorece a estabilidade na hora de caminhar e também a segurança.

Salto baixo e amplo

Um salto alto é muito mais difícil de usar, pois exige muito equilíbrio e muitas vezes aperta os pés. Por isso, é essencial buscar por um salto mais baixo e amplo, se for um pouco mais alto, é bom buscar por um que seja grosso.

Como combinar com outras roupas e acessórios?

Além dos benefícios à saúde, esses sapatos também podem ser combinados com outras roupas e acessórios. Isso possibilita que o idoso explore ainda mais as vantagens desses modelos adaptados. Saber combinar essas peças vai além do aspecto visual, pois influencia também na melhoria da autoestima, quesito que merece atenção especial nessa fase da vida.

Logo, ao escolher esses calçados, atente ao tipo de material e às cores disponíveis para combinar com suas roupas e acessórios. Existem diversas opções de modelos de sandálias ortopédicas para idosos disponíveis no mercado. Na hora de escolher o seu, é possível aliar conforto e comodidade ao seu estilo de se vestir.

Quais os melhores sapatos para idosos?

Agora que você já sabe quais são os pré-requisitos para escolher um sapato confortável, você já pode escolher o melhor modelo! De todas as opções existentes no mercado, as que mais indicamos são:

  • Sapatos ortopédicos: são feitos levando em consideração possíveis problemas que alguém tenha, como joanetes. São conhecidos pelo conforto e segurança.
  • Sandálias com fecho: ajudam no equilíbrio e na praticidade na hora de calçar.
  • Tênis: são ótimos por serem feitos de pano, na maior parte das vezes. Um tênis com fecho é uma excelente opção.

Não se esqueça de priorizar o conforto na hora de comprar! Se possível, experimente o calçado antes de comprá-lo, veja se ele é bom para caminhar. Se sim, não hesite em adquiri-lo.

Onde comprar sandália ortopédica para idosos?

Esses calçados podem ser adquiridos em lojas físicas ou pela internet, com conforto e segurança. Independentemente da escolha, a orientação é optar por modelos que assegurem maior bem-estar e qualidade de vida.

O ideal é considerar questões como garantia de segurança, conforto e redução dos impactos que um modelo inadequado de sapato pode simbolizar para quem tem mais idade. Observe esses quesitos ao realizar a sua compra, seja presencialmente, seja online.

Muitos são os benefícios de investir em sandália ortopédica para idosos. Igualmente relevante é lembrar que um calçado de boa qualidade ajuda a evitar acidentes, lesões nos pés e dores nas pernas e na coluna.

Esperamos ter esclarecido as suas principais dúvidas sobre sandália ortopédica para idosos. Se necessitar de mais orientações na escolha de seus calçados, não perca tempo: entre em contato conosco e conheça nossos produtos!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140