Tênis ortopédico para caminhada: veja como escolher o calçado ideal - Blog Meu Pé de Conforto

Tênis ortopédico para caminhada: veja como escolher o calçado ideal

Postado em 28/04/2021

A necessidade de criar hábitos benéficos e trazer exercícios físicos para o nosso cotidiano se tornou primordial para manter a saúde em dia. Uma das mais populares formas de se exercitar para fugir da rotina sedentária é a caminhada — e ela pode ser feita por pessoas de todas as idades. 

Para desfrutar dos benefícios de uma caminhada prazerosa, é necessário manter alguns cuidados, e a escolha de um calçado adequado é fundamental para prevenir problemas futuros.

O tênis ortopédico para caminhada é altamente recomendado por ser anatômico: ele se adapta melhor aos formatos variados dos pés e não apresenta restrições quanto ao uso. Esse calçado pode ser feito de diversos materiais e, normalmente, apresentará mais resistência e qualidade que um tênis comum.

Confira, a seguir, as principais vantagens de se usar um tênis ortopédico e como escolher o calçado ideal!

Entenda quais são as vantagens do uso do tênis ortopédico para caminhada

As vantagens de se usar um tênis ortopédico são muitas. Veja!

É confortável

Qualidade e bem-estar ao fazer exercícios é essencial para a eficácia e a manutenção de um hábito ou rotina. O tênis tem um papel fundamental para trazer conforto na hora de praticar atividades físicas.

Os materiais desse tipo de calçado são escolhidos para promover mobilidade e evitar compressão em áreas específicas do pé, o que reduz possíveis incômodos na caminhada e proporciona uma sensação agradável ao colocar os pés no chão.

Acomoda a planta dos pés

O pé humano não varia apenas de tamanho, mas também de formato. Para uma caminhada saudável, é necessário que a planta do pé esteja encaixada no calçado. Como mencionado acima, a adaptabilidade do tênis ortopédico faz com que ele se molde ao pé igual uma fôrma específica. 

Para pessoas que trabalham em pé por um longo período de tempo, o sapato ortopédico é uma excelente opção para aliviar dores e trazer comodidade.

Apresenta flexibilidade nas solas

Exercícios físicos como a caminhada precisam de maleabilidade e, quanto mais ajustável for a sola do calçado, melhor. Para isso, é fundamental que o tênis ortopédico seja feito de um material flexível que preza pela liberdade de movimento. 

Reduz impactos

Apesar de uma caminhada causar menos impactos que uma corrida, é preciso estar atento a quanto o calçado absorve impacto, porque toda a força do peso corporal é concentrada nos membros inferiores.  

O tênis ortopédico para caminhada tem a maciez adequada para impedir que o excesso de impacto cause problemas de saúde mais sérios — e, por vezes, irreversíveis.

Diminui chances de lesões e dores

A principal função da caminhada é trazer saúde e bem-estar. Mesmo sendo um exercício leve, é preciso cautela para que excessos não sejam cometidos. Sapatos comuns podem causar uma série de adversidades por não proporcionarem a proteção necessária ao corpo.

A escolha de um calçado adequado contribui na absorção do impacto, como já foi mencionado, e previne o aparecimento de lesões e dores nas articulações, joelhos, calcanhar e sola.

Estimula o fluxo sanguíneo

Além da perda de peso e do movimento do corpo, a caminhada traz como benefício o estímulo da circulação do sangue para eliminação de toxinas do corpo. O bloqueio do fluxo sanguíneo pode causar o aparecimento de varizes e promover feridas e lesões mais sérias em pessoas acometidas pela diabetes.

Por se adaptar melhor ao formato do pé e permitir uma mobilidade maior, o tênis ortopédico proporciona uma melhor circulação sanguínea, sendo a melhor opção de sapato para manter a saúde dos pés.

Priorizar um tênis ortopédico para caminhada é de extrema importância para manter a qualidade da atividade física e trazer segurança para o corpo.

Saiba como escolher o melhor calçado

Confira, a seguir, dicas de como escolher o melhor calçado para seus pés!

Avalie o material

A relação direta entre material resistente e durabilidade de um produto não é novidade. A atenção deve ser redobrada: ao escolher um tênis, considere o tipo de material que protegerá seus pés (externo) e proporcionará conforto acomodando a sua pisada (interno).

Não se esqueça de verificar se a sola do sapato apresenta flexibilidade suficiente para a movimentação dos pés.

Analise as características do seu pé

As partes do corpo humano apresentam muitas variações, e as diferentes formas precisam de atenção e cuidados diferenciados. Existem três formatos de pés que podem influenciar na pisada em uma caminhada. Entenda!

Pé normal

É o tipo mais comum e tem um arco moderado na planta do pé, permitindo uma distribuição mais equilibrada do peso corporal na sola. 

Pé cavo

Tem um arco maior, em que a planta do pé toca uma área pequena do chão.

Pé plano

Quase não tem arco e proporciona uma pisada retilínea com muito contato no cão.

Considere o tipo de pisada 

O formato dos pés, a rotação dos joelhos e o posicionamento do quadril são fatores que influenciam diretamente no tipo de pisada de uma pessoa, e ela deve ser avaliada na escolha de um tênis.

Assim como no formato dos pés, existem três tipos de pisadas. Conheça abaixo!

Pisada neutra

É o tipo de pisada em que o pé toca o chão de forma uniforme, distribuindo o peso por toda a sola.

Pisada pronada

Ocorre quando a pisada acontece de forma inclinada para dentro, de forma que a parte interna toque o solo primeiro.

Pisada supinada

Ocorre quando a pisada acontece de forma inclinada para fora. A primeira parte do pé que toca o solo é a lateral externa.

Observe o acabamento

O acabamento é a etapa final da produção do tênis. Se for falho, mesmo ele sendo produzido com bons materiais, pode prejudicar a qualidade do produto. Ele vai garantir uma maior durabilidade e resistência do calçado como um todo. 

Vale lembrar que não necessariamente preço alto significa que o tênis seja a melhor opção. Siga as orientações e escolha a opção mais adequada para seus pés.

Com as informações apresentadas, é impossível negar o quanto esse tipo de calçado pode melhorar nossa qualidade de vida. 

O tênis ortopédico para caminhada não só é indispensável para pessoas acometidas por doenças como diabetes e problemas nas articulações, coluna e de varizes, como também é recomendado para qualquer pessoa que deseja manter o corpo saudável.

Gostou do post? Visite nosso site, encontre mais informações para garantir a saúde dos seus pés e confira nossas opções de tênis ortopédicos para caminhada!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140