Vacina contra a Covid-19: como funciona e qual a importância de tomar? - Meu Pé de Conforto

Vacina contra a Covid-19: como funciona e qual a importância de tomar?

Postado em 29/04/2021

Neste ano, o Brasil começou as aplicações das primeiras doses da vacina contra a Covid-19. O estado de São Paulo foi o primeiro a aplicar a CoronaVac, uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa Sinovac, marcando o início da etapa para diminuir o contágio do vírus e voltarmos ao normal.

Entretanto, o número de pessoas vacinadas diariamente no país ainda não está em um bom ritmo. Até o momento em que esse texto é escrito, foram vacinadas cerca de 24,4 milhões de pessoas, em sua maioria, idosos e profissionais de saúde.

Conforme mais brasileiros são expostos a CoronaVac, algumas dúvidas sobre a forma como essa vacina funciona podem surgir. Neste texto, esclarecemos tudo o que você precisa saber sobre. Confira!

Como a vacina contra a Covid-19 funciona?

De maneira geral, as vacinas têm um padrão: todas têm o objetivo de estimular o nosso sistema imunológico a produzir anticorpos para o vírus. A diferença entre cada uma, além do objeto de ataque, é a maneira como isso será feito. Sendo assim, explicaremos como funcionam três das principais vacinas contra a Covid-19 que estão no mercado hoje.

CoronaVac

Essa é, até o momento, a única utilizada no país. Ela usa o vírus inativo ou morto quimicamente — esse método é bastante comum na produção de vacinas e é, inclusive, utilizado para doenças como gripe e poliomielite. No entanto, não é um processo exclusivo da CoronaVac, outras vacinas, como a do laboratório indiano Bahrat Biotech e dos dois imunizantes da Sinopharm, empresa chinesa, também utilizam.

Pfizer-BioNTech e Moderna

Aqui, em vez de usá-lo inativo, é por meio do uso de parte do código genético do vírus. A ideia é que, ao entrar em contato com a vacina, as células aprendam a criar uma proteína de pico, componente presente na superfície do Covid-19, e desenvolvam os anticorpos necessários — recentemente, o governo tem negociado comprar doses dessa vacina.

Oxford-AstraZeneca

Neste caso, os cientistas modificaram geneticamente o vírus do resfriado comum e inseriram partes do código genético do Covid-19. Vale dizer que o governo brasileiro já começou as negociações para adquirir essa vacina, além da CoronaVac e Pfizer.

Qual é a importância de tomar a vacina contra o Coronavírus?

Uma das formas mais eficazes de combater a propagação do coronavírus é por meio das vacinas. Isso porque, esse tipo de medida age de duas maneiras: individual e coletivamente. Na primeira, uma pessoa vacinada garante sua proteção, tendo menos risco de que a doença se desenvolva em seu organismo.

Já no segundo, conforme mais e mais pessoas são imunizadas, os índices de infecções diminuem e menos indivíduos estão propícios a transmitir. Países como a Escócia, por exemplo, na quarta semana já reduziram em 80% os números de hospitalizações. Além disso, há menos carga para os serviços de saúde pública, possibilitando que outras doenças sejam tratadas.

Até aqui, falamos da importância da vacina contra a Covid-19 e como ela funciona. Vale destacar que os processos de vacinação no país dependem de cada região, e por isso, é importante buscar informações no seu Estado para saber qual será a sua vez de tomar a primeira dose.

Este conteúdo foi útil para você? Se ficou com alguma dúvida, não deixe de comentá-la para que possamos esclarecê-la.

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140