A aparência e a força de suas unhas podem ser uma indicação de sua saúde em geral. Elas são saudáveis ou fracas? Se quebram facilmente ou nunca crescem? Se tivéssemos que citar uma parte do nosso corpo que mais usamos ao longo do dia, seriam, sem dúvida, as nossas mãos. Por isso, é muito importante saber como ter unhas fortes.
Elas são um forte indicativo de uma boa saúde, porém, às vezes, elas não estão tão saudáveis quanto gostaríamos que estivessem. O bom é que é possível realizar algumas mudanças em nossos hábitos cotidianos, a fim de ajudar a fortalecê-las. Algo tão cotidiano como usar o computador, mudanças na temperatura ambiente, hábitos alimentares, alterações hormonais ou o esmalte utilizado têm um impacto negativo.
Neste post, listaremos 7 principais dicas para deixar suas unhas mais fortes e saudáveis. Confira!
1. Deixe a unha respirar
De vez em quando, suas unhas precisam de uma pausa. Não é que o esmalte em si seja ruim, mas é recomendado deixá-las sem nada, a fim de que elas “respirem” e recebam os cuidados devidos.
Uma ótima comparação a ser feita é que, se você tem uma parede em casa que está danificada e seca e descascando, você não deve pintá-la a situação poderá piorar ainda mais. Logo, suas unhas são como essa parede, e se você mantê-las bem hidratadas e lisas, tanto o esmalte quanto as unhas ficarão perfeitos.
2. Corte regularmente
Cortar as unhas regularmente ajudará a mantê-las fortes. Quando você permite que elas cresçam continuamente sem cortá-las, elas se tornam ásperas e irregulares na aparência. Quando isso acontece, é mais provável que se quebrem ou enfraqueçam.
Pense nas unhas da mesma forma que o cabelo: cortando-os regularmente, ajudará a livrar-se das áreas mais fracas e danificadas que se desenvolvem nas pontas, favorecendo o fortalecimento do resto. Como resultado, eles parecerão revitalizados e saudáveis.
Certifique-se de ter um cortador de unhas afiado ou uma tesoura especialmente projetada para isso. Em outras palavras, uma tesoura velha não é a ferramenta correta. Além disso, lembre-se também de não cortá-las muito curtas. Há muita tentação de arrancar ou morder e, infelizmente, com isso, você corre o risco de se infectar e ficar com a aparência desleixada.
3. Hidrate a unha
Tal como o seu cabelo e a sua pele, as unhas ficam melhor quando estão saudáveis e fortes, e é por isso que devem ser muito bem cuidadas. Portanto, mantenha-as hidratadas com um produto que condiciona tanto a unha como toda a estrutura que a rodeia. O fortalecedor de unhas ideal deve conter ingredientes, que estão naturalmente presentes nessa estrutura ou que ajudam a melhorar sua produção e desempenho.
Lembre-se de que, quando as unhas secam, elas se tornam quebradiças e mais propensas a quebrar. Certifique-se de que o fortalecedor que você escolher contenha queratina e silicone e hidrate intensamente suas unhas, assim como as cutículas, para que fiquem mais saudáveis e menos quebradiças.
Ingredientes como aloe vera, manteiga de karité e azeite de oliva são maravilhosos quando se trata de condicionamento. Deixe seu creme para as mãos favorito na mesa de cabeceira e aplique-o antes de dormir. Você acordará com as mãos e unhas hidratadas que não só têm uma boa aparência, mas também representa cuidado e saúde.
4. Insira as vitaminas certas
Uma outra dica muito importante é inserir em sua alimentação as vitaminas certas para o seu objetivo. As do complexo B intervêm na resistência dessa estrutura — por exemplo, a biotina (vitamina B7) desempenha um papel muito importante no crescimento e manutenção de suas unhas, e sua deficiência pode causar rachaduras e fraqueza. Este nutriente é encontrado em cereais integrais, gema de ovo, amêndoas, sementes de gergelim e levedura de cerveja.
Já o zinco, por exemplo, tem um papel importante no processo de crescimento, pois intervém na formação da queratina, proteína que forma a unha — se elas demoram a crescer, esse pode ser um motivo. Encontramos esse nutriente em no cacau, chocolate amargo, amendoim, nozes e ostras.
5. Use base antes do esmalte
É comum pular as camadas de base ou de acabamento, quando você está com pressa e quer que o esmalte seque rápido. No entanto, quando você pula essa etapa, sua unha fica danificada. O produto protege suas unhas de manchas e, além disso, ajuda o esmalte a aderir melhor às unhas, evitando que elas lasquem. Quanto menos lascar, menos chance de você se sentir tentado a cutucá-la e prejudicá-la.
6. Evite tirar a cutícula
É recomendado não fazer a remoção das cutículas, pois esse procedimento pode causar infecções. Para isso, recomenda-se retirar a cutícula empurrando-a em direção à base das unhas com um bastão de laranjeira e hidratando-a com óleo ou creme — deixe as suas cutículas em paz. Elas existem para proteger suas unhas contra fungos e infecções. Está cientificamente comprovado que não retirá-las, não interfere no crescimento das unhas.
7. Lixe as unhas da forma correta
Algo tão simples como lixar as unhas pode enfraquecê-las caso não seja feito da maneira certa. É importante escolher uma lima de papelão adequada para elas — estão disponíveis com textura fina ou grossa. Ao lixar as unhas, nunca faça movimentos de um lado para o outro ao, o correto é que eles sejam feitos sempre na mesma direção e de maneira suave.
Lembre-se de que o objetivo é fortalecer a unha removendo as partes irregulares, a fim de não se quebrem. Quando se utiliza muita força para lixar ou faz movimentos de um lado para o outro, você corre o risco de danificar a fibras, tornando-as mais fracas. Portanto, ao utilizar a lixa em suas unhas, faça movimentos suaves e regularmente, assim elas ficarão perfeitas e menos sujeitas a danos.
Agora você sabe como ter unhas fortes e saudáveis, mas caso a saúde de suas unhas esteja comprometida é a hora de buscar uma ajuda profissional. Busque atendimento com um dermatologista, a fim de averiguar se não há outro problema correlacionado. Assim, ele prescreverá o tratamento adequado para o seu problema. Depois de todo o tratamento finalizado, veja suas unhas crescendo lindas e saudáveis, como você sempre desejou.
Este post foi útil para você? Se deseja saber mais sobre o assunto, aproveite para ler sobre micose das unhas e saiba como identificar e tratar, além de cuidar melhor de suas unhas.
Deixe um comentário