Como fazer a unha do pé? Aprenda e previna problemas! - Meu Pé de Conforto

Como fazer a unha do pé? Aprenda e previna problemas!

Postado em 08/07/2019

Muito mais do que uma questão de estética ou de vaidade, cuidar dos pés e, principalmente, das unhas é essencial para quem quer se manter saudável. Engana-se quem pensa que essa deve ser uma preocupação apenas das mulheres!

Afinal, essa região do corpo entra em contato com muitas bactérias e o cuidado deve ser redobrado. Porém, muitas pessoas não sabem como fazer unha do pé em casa e acabam cometendo alguns erros básicos. As unhas dos pés precisam de uma atenção especial que vai além de apenas cortar.

Neste artigo, vamos abordar a importância de mantê-las sempre em dia, explicando como fazê-las passo a passo, e ainda daremos algumas dicas de cuidados básicos para o dia a dia. Se você quer saber como cuidar das suas unhas do pé em casa, leia até o final.

Por que cuidar dos pés?

Os nossos pés nos aguentam o dia todo, suportando o peso de nosso corpo, principalmente em atividades que demandam muito esforço. Atividades físicas ou trabalhos que exigem ficar muito tempo em pé são bons exemplos disso. Portanto, é preciso ter uma rotina de cuidados especial com esses membros.

Por estar em contato constante com sujeiras e bactérias ao longo do dia, é essencial fazer a higienização da área e também entender como fazer a unha do pé, pois nem sempre é possível ir a um salão ou a um podólogo. O problema é que grande parte das pessoas apenas lava os pés durante o banho e não se preocupa em fazer a limpeza adequada ou cortar as unhas de maneira que não prejudique a sua saúde.

Ao ter os cuidados necessários, as chances de ficar longe de problemas como unhas encravadas ou quebradiças, micoses e fungos na região certamente serão menores.

Como fazer unha do pé?

Apesar de muita gente ter certo receio de fazer as unhas em casa (ou até mesmo preguiça), a verdade é que não é tão complicado assim cuidar delas. Basta seguir alguns passos simples para ter pés bem cuidados e unhas saudáveis. Os principais são:

  • faça uma limpeza profunda dos pés (se não tiver muito tempo, capriche na hora do banho);

  • sempre hidrate a região para evitar a formação de pele ao redor das unhas;

  • faça uma esfoliação nos pés e nos dedos a cada sete dias para remover a pele morta;

  • corte as unhas em formato quadrado para evitar que encravem (evitar cortar demais é essencial);

  • não se esqueça de lixá-las para garantir que não ficará nenhuma ponta;

  •  não remova toda a cutícula, pois ela protege o dedo e a unha;

  • se for esmaltar, prepare a unha com base fortalecedora;

  • utilize produtos apropriados para os pés;

  • prefira sempre sapatos confortáveis.

Quais são os cuidados necessários?

Agora que você já sabe como fazer a unha do pé, precisa saber que existem alguns cuidados básicos na hora de realizar o procedimento. A primeira coisa a observar é que o material para a limpeza das unhas deve estar limpo (de preferência esterilizado) e ser de uso pessoal para evitar a contaminação.

Além disso, você deve secar bem as unhas após a higienização. Do mesmo modo, evite calçar meias ou sapatos fechados enquanto elas estiverem úmidas. No mais, evite cortá-las muito curtas pois isso pode prejudicar a proteção da região e encravar.

Caso observe que as suas unhas estão quebradiças, encravam com frequência ou apresentam manchas esbranquiçadas é sinal de que algo não vai bem com a saúde dos seus pés. Por isso, a dica é procurar um especialista em podologia ou um dermatologista e investigar as causas do problema.

Viu só como fazer unha do pé não é nenhum bicho de sete cabeças? Basta ter alguns cuidados e manter a higiene em dia para garantir que seus pés estejam sempre bem cuidados e longe dos problemas mais comuns da região.

Quer ficar por dentro de mais dicas de cuidados com os pés? Então assine nossa newsletter e receba as novidades do blog em primeira mão!

 

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140