11 CUIDADOS COM AS UNHAS DOS PÉS QUE VOCÊ NÃO PODE IGNORAR - Meu Pé de Conforto

11 CUIDADOS COM AS UNHAS DOS PÉS QUE VOCÊ NÃO PODE IGNORAR

Postado em 12/06/2017

Os cuidados com as unhas dos pés são muito mais que uma questão de vaidade. Essa deve ser uma preocupação de pessoas de ambos os sexos, porque, além da beleza, é fundamental para garantir qualidade de vida. Afinal, não podemos negligenciar os maiores responsáveis por nossa sustentação durante todas as atividades diárias, não é verdade? É preciso tratar com carinho dos nossos pés e lembrar sempre de que eles impactam a nossa saúde.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos este artigo apresentando algumas dicas e hábitos fáceis de adotar em seu dia em dia, mas que garantirão unhas saudáveis e com boa aparência. Continue lendo e veja como cuidar dos seus pés!

1. Capriche na higienização

Vamos começar com uma pergunta básica: qual é a atenção que você dá aos seus pés no momento do banho? Será que você não costuma lavar mais as outras regiões do seu corpo e acaba fazendo uma higienização muito simples neles?

Não se preocupe porque isso é normal, embora seja um erro que deve ser evitado ao máximo. Como os pés têm um contato intenso com o solo, eles acumulam sujeiras que podem ser um risco para quem deseja ter uma vida saudável e tranquila.

Por isso, tenha o cuidado de todos os dias realizar uma limpeza mais profunda na região dos seus pés. Dê uma atenção especial às unhas: essa é a melhor forma de evitar o acúmulo de microrganismos e prevenir infecções.

Escolha um bom sabonete ou gel de limpeza e tente não fazer essa tarefa com tanta pressa. Para complementar, se você quiser, vale a pena investir em cremes hidratantes. Existem muitas opções no mercado, basta escolher aquela que atende ao seu gosto e necessidades.

2. Procure um especialista

Em clínicas de podologia e salões especializados você encontra profissionais que podem solucionar diversos problemas que afetam as unhas e o pé de modo geral. Esse é o caso de uma unha encravada ou um calo indesejável.

Não tenha receio de marcar uma consulta quando julgar que necessita intensificar os cuidados com as unhas dos pés. O ideal é não tentar resolver sozinho para não agravar a situação, porque uma ação errada pode piorar o estado da unha e abalar a saúde do pé.

O melhor é reservar um tempo na agenda e buscar o tratamento adequado, afinal, especialistas existem justamente para isso. Em casos muito complicados, pode ser necessário a avaliação de um dermatologista, especialista responsável por cuidar das unhas e da pele.

3. Reserve um tempo para a esfoliação

Algumas regiões do nosso corpo são mais propícias ao acúmulo de células mortas, um exemplo disso são os nossos pés. Por isso eles ficam ásperos e ressecados, em alguns casos descascando. Para reverter o problema e estimular a renovação celular basta fazer uma esfoliação.

Você pode pedir para um profissional realizar essa tarefa ou, se preferir, é possível fazer em casa. Basta adquirir os produtos apropriados. Contudo, o segredo é não exagerar. Uma esfoliação a cada semana ou quinze dias é suficiente para deixar a pele lisa e livre de calos.

Uma frequência maior que essa pode remover pele em excesso e causar sensibilidade. Além disso, trará o efeito contrário, porque a pele engrossará ainda mais para garantir uma proteção extra às camadas mais profundas.

4. Hidrate regularmente

Naturalmente os pés são mais ressecados do que outras partes do corpo e a exposição que sofrem às impurezas faz com que percam ainda mais sua umidade natural. Para garantir a proteção da pele e das unhas, faça uma boa hidratação na região. Você pode utilizar óleos hidratantes e nutritivos, cremes ou loções específicas para essa área.

Se não estiver muito familiarizado com esse assunto, vale pedir indicações antes de comprar qualquer tipo de produto. Experimente pedir sugestões para um farmacêutico ou profissionais experientes, a fim de optar pelo produto ideal em seu caso.

5. Corte as unhas corretamente

Outro fator importante entre seus cuidados com as unhas dos pés e que faz toda a diferença — inclusive na qualidade de vida — é cortá-las de maneira adequada. Nem todas as pessoas têm esse cuidado, pois acham que isso não é tão importante.

Entretanto, para quem tem a tendência a unhas encravadas essa é uma medida de precaução extremamente necessária. Contudo, é bom ficar atento mesmo que você não sofra com o problema.

O formato reto e quadrado é o mais indicado para que não haja encravamentos ou inflamações. Quando a unha é cortada no formato arrendondado, apresenta tendência para crescer dentro da pele.

Além disso, o material de corte deve estar sempre muito bem higienizado (de preferência, esterilizado). O alicate é a ferramenta que permite maior mobilidade para cortar. Portanto, tente deixar de lado as tesouras e outros tipos de cortadores. Para fazer uma boa finalização, lixe todas as unhas para remover as pontas e deixá-las uniformes.

6. Visite um profissional

O melhor conselho para quem não tem muita experiência ou paciência para seguir esses cuidados é visitar um profissional com regularidade. Aliás, a periodicidade do corte e dos tratamentos é fundamental para garantir bons resultados.

Seguindo essa dica, você verá que o podólogo será um grande aliado do seu bem-estar. Afinal, esse profissional manterá suas unhas bem aparadas, a pele tratada e hidratada, livre de calosidades e qualquer outro problema que possa abalar a saúde dos seus pés de modo geral.

7. Evite escolher um sapato apenas pela beleza

Conforto é a palavra-chave na hora de comprar um sapato. Nossos pés são sensíveis e um calçado inadequado pode ser o principal fator desencadeador de traumas nas unhas e nos dedos. Com certeza você não deseja passar por isso, não é?

Portanto, não considere apenas o modelo ou a cor do produto. Avalie sempre o quão confortável ele é e a qualidade do seu material, além de verificar a liberdade que oferece aos dedos em seu interior.

Caso contrário, você pagará para ter problemas na região. Sabia que escolher o calçado errado pode causar bolhas, calosidades, micoses e encravar a unha? E essas são apenas algumas das complicações possíveis.

Para ficar prevenido, experimente os modelos com bastante calma antes de fazer a compra. O ideal é que os pés fiquem muito bem acomodados, já que a sensação de aperto gera uma pressão extra e colabora para o encravamento da unha.

Se possível, faça um teste caminhando com os dois pés do sapato. Outro truque interessante é não usar o mesmo calçado todos os dias, especialmente se ele for fechado e tiver um bico mais afunilado. Lembre-se, também, de que cada atividade exige um calçado específico para garantir mais conforto e segurança.

Caso você necessite de um cuidado especial, seja em função do diabetes, joanete ou por causa da pisada pronada ou supinada, tenha ainda mais atenção na escolha do calçado. Assim, ele acomodará seus dedos confortavelmente, minimizando incômodos e sintomas advindos dessas condições, além de evitar complicações decorrentes delas.

8. Cuide das cutículas

Aqui no Brasil é cultivado o hábito de cortar as cutículas, porém, essa não é uma boa prática. Isso porque essa pele é responsável por proteger as unhas e evitar que elas sejam contaminadas por micro-organismos, como fungos e bactérias, que poderiam causar inflamações e infecções.

Por isso, é interessante acrescentar entre os seus cuidados com as unhas dos pés a manutenção da cutícula e não a sua retirada. O ideal é utilizar óleos, cremes ou loções para manter a hidratação dessa pele. Desse modo, ela não ficará ressecada, áspera ou descascando.

Caso você tenha muita cutícula, pode utilizar um produto para fazer a redução dela. Essa é uma opção melhor que aparar, porque quando cortamos essa pele de proteção a tendência é o corpo formar uma camada ainda maior e mais resistente. Ou seja, o problema se agrava, portanto, prefira sempre hidratar.

9. Use uma base fortalecedora

As unhas também precisam de nutrientes para se manterem bonitas e saudáveis. Além de eles serem obtidos por meio da alimentação, é possível complementar essa nutrição utilizando bases fortalecedoras.

Esse tipo de produto é semelhante a um esmalte, sendo aplicado diretamente sobre a unha para que ela possa absorver a substância. É possível utilizar somente a base ou então aplicá-la antes da aplicação do esmalte.

Existem várias opções no mercado, tanto de marcas como de formulações. Muitas trazem diversas vitaminas e minerais em sua composição, sendo assim, é válido observar aquela que mais atende às suas necessidades e, em caso de dúvida, pedir a ajuda de alguém que entenda do assunto.

10. Retire o esmalte com removedor

A acetona é muito utilizada para remover o esmalte velho das unhas. Embora ela seja eficaz nesse sentido, não é uma boa alternativa porque seus componentes causam ressecamento, tanto da própria unha quanto da pele e também da cutícula.

É interessante substituir esse produto por um removedor de esmalte, preferencialmente de uma boa marca. Essas fórmulas são desenvolvidas para retirar o esmalte de uma maneira mais suave, algumas são enriquecidas com substâncias hidratantes que ajudam a fortalecer ainda mais as unhas.

11. Tenha um cuidado redobrado no inverno

Durante os meses do inverno é natural que a pele de todo o corpo fique mais ressecada e isso também acontece com os cabelos, as cutículas e as unhas. Esse é o resultado dos banhos mais quentes, da queda da umidade do ar e da baixa ingestão de água, que leva à desidratação orgânica.

Então, os cuidados com as unhas dos pés precisam ser intensificados durante os meses mais frios e secos. Capriche na hidratação da região e do organismo de modo geral. Evite tomar banhos muito quentes e procure não ficar o dia inteiro com calçados fechados.

Adotar esses cuidados com as unhas dos pés influencia a saúde deles como um todo, evitando problemas que podem abalar seu bem-estar e qualidade de vida. Lembre-se de que eles precisam estar em ótimas condições todos os dias, para que você consiga realizar suas tarefas sem dificuldade. Também, sempre que precisar consulte um profissional.

Como você viu, a escolha do calçado ideal também é importante. Por isso, acesse nosso site e confira uma grande variedade de modelos para cuidar bem dos seus pés com estilo!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140