QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CUIDADOS QUE VOCÊ PRECISA TER COM O CALCANHAR? - Blog Meu Pé de Conforto

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CUIDADOS QUE VOCÊ PRECISA TER COM O CALCANHAR?

Postado em 09/06/2017

Todas as partes do nosso corpo merecem muita atenção. Investimos em cremes para o rosto e ao redor dos olhos, hidratantes para mãos e corpo, cremes para celulites, estrias, áreas ressecadas e tantos outros cuidados. Mas e os seus pés? E os cuidados com o calcanhar? Como você tem zelado pelos esquecidos calcanhares? Sofre com as rachaduras?

 

Foi pensando na região muitas vezes abandonada por nós que decidimos elaborar este post para explicar por que você deve cuidar do calcanhar e de que forma pode fazer isso. Acompanhe!

 

Por que cuidar dos pés e do calcanhar?

 

Ressecamento da pele e rachaduras são os problemas mais comuns dos pés. A hidratação adequada do nosso corpo, aliado com o uso de calçados confortáveis, evita rachaduras, mantém a pele mais resistente e, em casos de machucados, faz com que ela se regenere mais rápido.

 

Algumas pessoas que desenvolvem o esporão calcâneo, por exemplo, começam a sentir as dores logo nos primeiros estágios da doença — que é uma disfunção degenerativa que atinge o inferior do osso do calcanhar.

 

A dor é um sintoma forte na zona plantar do calcanhar. A sobrecarga provoca inflamações que, com o tempo, podem subir para as pernas, joelhos, quadril e coluna. Quem sente os indícios logo no início pode notar que permanecer muito tempo em pé chega a ser bem torturante.

 

Como cuidar dessa região?

 

Apresentamos, abaixo, algumas sugestões de cuidados com o calcanhar:

 

Escalda-pés

 

O famoso escalda-pés é um método caseiro para relaxar. Seus resultados foram tão positivos que diversas clínicas de hidroterapia adotaram a técnica, que consiste em colocar os pés de molho em água morna e massagear suavemente.

Powered by Rock Convert

 

Esfoliação

 

Uma vez por semana é importante fazer uma esfoliação e retirar as células mortas dos pés. Dessa forma, também é possível aumentar a hidratação e penetração dos cremes durante a massagem.

 

Apesar de a esfoliação ser necessária, vale mencionar que lixar os pés pode ser prejudicial. O processo engrossa a pele, isto é, provoca uma reação natural do organismo que entende a ação como uma agressão na região.

 

Pés de molho

 

Diversos métodos caseiros são eficazes, como massagens, escalda-pés, esfoliações etc. Para reduzir a aspereza e manter os pés lisos durante o ano todo, você pode deixá-los de molho por 20 minutos em uma bacia com um litro de água e meio copo de vinagre.

 

Outros cuidados simples

 

Outras formas simples de cuidar do calcanhar são:

 

  • ter cuidado com onde pisa e a forma como pisa;
  • não usar sapatos apertados;
  • evitar salto alto. Use somente quando for indispensável;
  • ficar descalça para que o pé “respire”;
  • evitar tênis sem meia;
  • optar por meias de algodão;
  • fazer uma boa hidratação antes de dormir.

 

Quanto mais cuidados com o calcanhar e todo o seu pé, menos será a possibilidade de ter rachaduras e dores. Escolha calçados com amortecedores, chinelos ortopédicos e um pouquinho de salto (aproximadamente 2,5 cm).

 

Sempre que possível, tire um tempinho para fazer um escalda-pés e uma boa massagem, principalmente se você trabalha muito tempo em pé.

 

A propósito, se o seu dia a dia não permite passar muito tempo sentado, veja agora como escolher sapatos para quem trabalha em pé!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140