11 dicas para amaciar sapato e evitar aquele aperto! - Blog Meu Pé de Conforto

11 dicas para amaciar sapato e evitar aquele aperto!

Postado em 21/08/2019

Muitas pessoas trabalham todos os dias de pé, caminhando de um lado para o outro. Por isso, é essencial que elas estejam confortáveis, afinal, passar o dia inteiro usando calçados duros e apertados é bastante desagradável e dolorido. Contudo, o desconforto não é o único problema, pois a saúde dos seus pésdepende do uso de sapatos que tenham o tamanho correto, porque ninguém quer abrir feridas na pele ou ter unhas encravadas, certo?

Para prevenir problemas como esses, o ideal é encontrar formas de amaciar sapato. Isso porque, já que precisamos sempre usar calçados, é muito importante que eles sejam macios para os nossos pés. Pensando nisso, fizemos este texto com uma lista de dicas caseiras que você pode utilizar para garantir mais conforto. Para saber qual método funciona melhor, continue a leitura.

Dicas para amaciar o sapato

1. Coloque sacos de água congelada

Uma boa ideia é pegar sacos plásticos que caibam bem dentro do sapato e enchê-los de água. Prenda os sacos com elásticos ou fita adesiva no interior dos calçados e certifique-se de que as áreas mais apertadas estejam preenchidas.

Depois, é só colocá-los no congelador. Quando a água congela, ela se expande e o mesmo tende a acontecer com o material do sapato. Após algumas horas, você terá um calçado mais largo.

2. Aposte na combinação meia e secador

Outra tática para amaciar sapato é apostar na dupla: meia e secador de cabelo. O método é bem simples: vista um par de meias bem grosso ou dois ou três pares comuns e coloque os sapatos. Faça uma certa pressão mesmo que fiquem muito apertados. Em seguida, mantenha o secador ligado a uma distância segura para evitar queimar o material, mas próximo o suficiente para aquecer a região toda. O calor fará com que o calçado ceda um pouco.

3. Use jornal com álcool

Antes de explicar como funciona essa técnica, é importante deixar claro que ela pode causar manchas, então é recomendável apenas para sapatos que tenham revestimento interno escuro.

O procedimento ocorre assim: pegue pedaços de jornal e umedeça-os com álcool — não precisa encharcar. Depois, preencha o interior com esses pequenos pedaços, principalmente nas partes mais apertadas. Quando o álcool evaporar, o material vai expandir também.

4. Utilize batatas

Essa sugestão pode parecer uma loucura e você já deve estar se perguntando o que batatas têm a ver com o objetivo de amaciar sapato. Porém, acredite, é capaz de funcionar! Na hora de ir ao supermercado ou à feira, escolha batatas bem grandes (daquelas comuns, muito utilizadas para fazer batatas fritas). Chegando em casa, é só colocá-las dentro dos calçados por alguns dias para forçá-los a expandir.

Não esqueça de empurrar os tubérculos para a frente, para alargar a área dos dedos. Se a batata for muito grande para isso, pegue uma menor só para esse espaço. Essa técnica funciona, pois os legumes têm a forma arredondada como os sapatos.

5. Use os sapatos em casa antes

Às vezes, não conseguimos encontrar sapatos com a numeração correta ou a forma deles incomoda. Para não descartar os calçados, uma ideia bem simples é calçá-los em casa algumas vezes. O uso contínuo moldará os sapatos ao formato dos seus pés e eles ficarão mais confortáveis quando você for usar para valer.

6. Passe hidratante nos pés e nos sapatos

Se seus calçados forem difíceis de colocar, passe um pouco de hidratante no interior deles, principalmente onde costuma incomodar mais, e nos seus pés. O produto fará com que seu pé escorregue para dentro do sapato sem machucar. Essa técnica funciona bem em calçados de couro. O melhor é que, além de amaciar sapato, a sua pele também ficará hidratada!

7. Opte por meias finas

Essa dica para amaciar sapato é uma adaptação dos itens 5 e 6 da nossa lista. A meia fina é macia e ajuda os seus pés a deslizarem facilmente para dentro dos sapatos da mesma forma que o hidratante. Então, a ideia é usá-la ao estrear os calçados para que eles comecem a expandir, ganhado a forma dos seus pés sem machucá-los.

Dessa maneira, quando você calçar os sapatos sem a meia, eles já estarão ajustados e você não sentirá mais o desconforto.

8. Coloque talco

Você sabia que talco de bebê reduz bastante o atrito da pele com o calçado? A técnica é bem simples, basta polvilhar um pouco dentro do sapato e pronto. Não se esqueça de secar bem tanto os seus pés quanto os sapatos, para evitar formar uma pasta com o produto.

9. Use palmilhas confortáveis

Às vezes, o sapato até cabe sem apertar, mas a sola é dura e desconfortável. A solução para isso é usar palmilhas. Existem muitas opções em silicone, couro e gel. Além disso, elas podem ser inteiras, cobrindo a sola toda, ou apenas uma parte, para o calcanhar ou para os dedos.

Para escolher as palmilhas, analise as zonas do sapato que causam mais desconforto e, pronto, problema resolvido!

10. Utilize amaciante

Para amaciar sapato, que tal usar um… amaciante? Isso mesmo! É só colocar duas colheres de sopa do produto na área do calcanhar e deixar agir. O local vai amolecer e ficar mais confortável.

11. Recorra a produtos específicos

Por fim, se nenhuma das alternativas caseiras der certo ou se você quiser pular essas experiências, vale partir para os produtos próprios para isso. Faça uma pesquisa de marcas de boa qualidade e escolha a ideal para o tipo de sapato que você quer alargar ou amaciar.

Normalmente, basta aplicar o produto no calçado e esperar o tempo de ação para fazer um novo teste. Não há grandes mistérios e as empresas costumam descrever as instruções de uso.

Por que não devemos usar sapatos apertados

Muitas pessoas acabam comprando calçados duros ou com uma numeração menor apenas porque são bonitos, porém essa prática pode trazer problemas sérios. Um sapato apertado não causa apenas desconforto, afinal, o uso contínuo pode favorecer o aparecimento de feridas, bolhas, calos e unhas encravadas, além de deformar ossos, criando os famosos joanetes.

Ignorar esses primeiros sintomas de que seus calçados estão apertados pode causar dores muito fortes, que são debilitantes e tornam a tarefa de andar quase impossível. Alguns exemplos são a fascite plantar, uma inflamação da estrutura que sustenta a sola do pé, e os neuromas, que são o acúmulo de tecido no nervo e causam muito inchaço e dor.

Porém, não é só a saúde dos nossos pés que sofre quando escolhemos deixar o conforto de lado. Pessoas que usam sapatos inadequados podem ter artrite e também problemas nos tornozelos, nos joelhos, na coluna e até na cabeça. Isso acontece porque tendemos a mudar a postura para colocar o peso em partes do pé que não incomodam tanto, e essa alteração pode causar dor e deformações em outros locais do corpo.

Você não precisa usar calçados errados para os seus pés e colocar em risco a sua saúde. É possível unir beleza e conforto, usando essas dicas fáceis para amaciar sapato que listamos neste texto. Contudo, lembre-se de que o ideal é comprar um que tenha o tamanho certo para você e não cause nenhuma dor.

Gostou das nossas sugestões? Se sim, temos mais uma para você! Visite a nossa loja virtual e confira todos os produtos incríveis que a Doctor Shoes tem para garantir conforto no seu dia a dia. Você nunca mais precisará sofrer usando sapatos duros e apertados!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140