Afinal, quais as causas do ressecamento dos pés? Confira aqui! - Blog Meu Pé de Conforto

Afinal, quais as causas do ressecamento dos pés? Confira aqui!

Postado em 09/09/2019

O ressecamento dos pés é mais do que um problema estético. Além de afetar a aparência da pele, causa incômodos, pois, com o passar do tempo, a tendência é surgirem fissuras e rachaduras. Elas atingem camadas profundas e provocam dor e sangramento.

Quando os pés ficam ressecados, a pele tem um aspecto esbranquiçado ou amarelado, fica áspera, perde a sensibilidade, descama e racha. Esses sintomas indicam a necessidade de caprichar mais na hidratação e entender o que está causando esse problema.

Fatores externos, como a baixa umidade do ar, deixam a pele ressecada, mas isso também pode estar relacionado com hábitos e saúde. Neste artigo, listamos os principais motivos que levam a essa condição e deixamos algumas dicas para você cuidar bem dos seus pés. Continue lendo!

Andar descalço

Andar descalço constantemente deixa os pés expostos a impurezas, como poeira, o que faz com que a pele perca sua umidade natural e resseque. O mesmo acontece quando usamos calçados abertos com frequência, como chinelos e sandálias.

Essas duas condições também fazem com que os pés absorvam todo o impacto do caminhar. Isso leva a uma sobrecarga na pele que, junto com o ressecamento, faz surgir fissuras e rachaduras.

Manter a pele desidratada

A pele produz naturalmente oleosidade, que garante sua maciez e proteção, e isso depende muito da hidratação do organismo. Sendo assim, quando o corpo está desidratado, existe uma tendência maior para o ressecamento dos pés.

Porém, também pode ser um problema localizado, afetando especificamente essa região. Nesse caso, em função da superexposição, do contato com impurezas e da baixa produção de suor e sebo, reduz a umidade natural e provoca aspereza.

Não tratar algumas doenças

O ressecamento dos pés também pode estar relacionado com algumas doenças, como diabetes e hipotireoidismo. No primeiro caso, a pele fica desidratada por causa das lesões nos nervos que controlam a produção de sebo e suor e em função do aumento da micção, que leva à desidratação orgânica.

Powered by Rock Convert

No caso do hipotireoidismo, o ressecamento é consequência da baixa produção de suor nos pés, já que a tireoide regula as glândulas sudoríparas deles. Outra explicação está nos problemas vasculares decorrentes dessa doença, que afetam os pés e causam aspereza e fissuras.

Lixar os pés em excesso

O hábito de lixar os pés promove uma esfoliação da pele, removendo as camadas de células mortas. Essa é uma medida importante para ajudar na renovação celular, eliminar a camada grossa e, consequentemente, a aspereza.

No entanto, o ideal é que isso seja feito a cada 15 dias, porque, quando lixamos demais a pele, ocorre um efeito contrário. O organismo percebe que os pés estão desprotegidos e forma uma camada de pele ainda mais grossa. Então, é preferível combater o ressecamento com hidratantes para deixar a pele maleável e não haver necessidade de lixar demais.

Envelhecer

Com o avanço da idade, o organismo passa por muitas mudanças, e elas também causam o ressecamento dos pés. Um exemplo disso é a perda de tecido adiposo (gordura) da planta do pé, o que reduz o amortecimento dos impactos e provoca calosidades. A pele se torna mais fina e frágil, o que aumenta a tendência para fissuras e rachaduras.

Além disso, manifestam-se problemas de saúde, como diabetes e vasculares. Assim, a saúde dos pés é afetada, reduzindo sua hidratação natural, e, conforme a idade avança ainda mais, a pessoa pode ter dificuldades para cuidar da pele.

A boa notícia é que não é difícil prevenir esse problema. Basta adotar algumas medidas, como:

  • manter o organismo hidratado, bebendo bastante água;
  • adotar uma alimentação saudável;
  • evitar andar descalço;
  • preferir calçados fechados;
  • não lixar os pés todos os dias;
  • investigar e tratar problemas orgânicos;
  • evitar banhos muito quentes;
  • controlar o peso corporal;
  • caprichar na hidratação da pele.

Combater e prevenir o ressecamento dos pés é importante para garantir mais qualidade de vida. Afinal, a tendência é que essa aspereza aumente cada vez mais, promovendo o acúmulo de células mortas que levam à formação de rachaduras. Portanto, mantenha a pele hidratada e escolha bem os seus calçados, porque eles influenciam muito na saúde dos pés.

Gostou dessas dicas? Então curta nossa página no Facebook e confira outros temas interessantes como este!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140