Tipos de calos nos pés: entenda quais são e como tratar - Meu Pé de Conforto

Tipos de calos nos pés: entenda quais são e como tratar

Postado em 04/11/2019

Você sabia que podem se formar vários tipos de calos nos pés? Embora eles pareçam iguais, apresentam diferenças no que se refere à região que afetam e os fatores que levam ao seu desenvolvimento.

Entretanto, todos os tipos de calos têm algo em comum: eles causam incômodos e prejudicam a estética da pele. Portanto, devemos cuidar bem da saúde dos pés para evitar o surgimento de outros problemas e sintomas.

Neste artigo, falaremos sobre esses diferentes calos, suas causas e como eles podem ser tratados. Continue lendo e veja como manter os seus pés sempre saudáveis e com boa aparência!

Diferentes tipos de calos nos pés

Todos os tipos de calos nos pés se caracterizam pelo espessamento da pele que engrossa e enrijece. Essa é uma reação natural do corpo, além disso, tem o objetivo de proteger as camadas mais profundas da pele contra pressões ou atritos.

Em alguns casos, essas lesões geram somente prejuízos estéticos, pois a calosidade é visivelmente grosseira, ressecada e amarelada. Porém, em muitos casos manifestam-se dores e incômodo nas regiões afetadas.

Diversas áreas podem desenvolver esse problema. Por isso, existem diferentes tipos de calos nos pés. A seguir falamos um pouco mais sobre eles e seu desenvolvimento.

Duro

O calo duro se desenvolve nos dedos, em sua parte superior ou inferior, região em que há maior pressão durante a pisada. No primeiro caso afeta, principalmente, pessoas com dedo em garra ou martelo. Além disso, a pele fica muito dura e seca em função do uso de calçados com salto alto e bico fino.

Miliar

Os calos miliares afetam a planta dos pés em uma região específica ou toda ela. São muito pequenos e se formam em locais isolados ou em aglomerados. Da mesma forma, apresentam um tipo de núcleo e sua aparência é espessa. São causados por atrito e falta de hidratação.

Dorsal

A região das articulações dos pés também pode sofrer com calos. Nesse caso, manifesta-se o calo dorsal, que atua como almofadas protetoras, desenvolvendo-se para proteger a articulação do atrito causado pelo uso de calçados inadequados.

Plantar

Entre os diferentes tipos de calos nos pés encontramos aqueles que se formam especificamente na região do metatarso, porção próxima aos dedos. Dessa forma, também se desenvolvem em função do atrito provocado por calçados inadequados, aqueles com solado duro ou salto alto demais.

Interdigital

O calo interdigital (calo mole), por sua vez, apresenta uma aparência diferente, com um aspecto elástico e esbranquiçado. Ele se forma entre os dedos devido à umidade resultante da falta de secagem adequada da região ou do uso de calçados que não permitem a respiração dos pés, além da pressão exercida entre os dedos.

Neurovascular

Esse é um tipo de calo que desencadeia bastante incômodo, pois é doloroso. Além disso, ele se forma na planta dos pés e em sua estrutura podemos perceber vasos sanguíneos e terminações nervosas, o que aumenta a sensibilidade. Vale ressaltar que há casos em que esse tipo de calo pode até sangrar.

Como tratar calos nos pés

A boa notícia é que todos esses diferentes tipos de calos nos pés podem ser tratados. Adicionalmente, o ideal é adotar medidas preventivas, como utilizar calçados confortáveis e manter a higienização dos pés, a pele seca e hidratada. Por isso, não se esqueça de colocar em sua rotina as medidas a seguir.

sandália casual feminina para diabético, calos e esporão em couro
A sandália feminina em couro Doctor Shoes possui palmilha que se encaixa perfeitamente trazendo alívio e amenizando o impacto ao caminhar.

Atendimento especializado

O podólogo é o profissional mais indicado para identificar e, posteriormente, tratar adequadamente os diferentes tipos de calos nos pés.

Esfoliação periódica

A cada 15 dias, é interessante realizar a esfoliação da pele com uma lixa ou creme específico para eliminar as células mortas.

Hidratação da pele

Pode ser feita no local com cremes, loções e óleos hidratantes, mas também é interessante beber bastante água.

Calçados adequados

Prefira, portanto, calçados que não apertem os pés, com material que deixe a pele respirar, sejam macios e tenham um bom acabamento para não causar atrito.

sapato casual masculino em couro marrom para diabético e pessoas com calo nos pés
A sandália casual masculina em couro preto foi desenhada para evitar o atrito e prevenir lesões

Calçados Doctor Shoes: a escolha perfeita para evitar calos nos pés

Como dissemos, quando se trata de evitar calos nos pés, a escolha do calçado adequado, seja o calçado para homem, ou o calçado para mulher, desempenha um papel fundamental. É por isso que os calçados Doctor Shoes são a opção ideal para você. Com solado de poliuretano gel, ultra leve e macio, eles proporcionam segurança e leveza a cada passo que você dá. Além disso, nossa tecnologia Antistaffa previne o cansaço e o estresse, garantindo o máximo conforto ao longo do dia.

Não há como negar que todos os tipos de calos nos pés geram desconforto para quem os desenvolve. Por isso, procure se prevenir cuidando bem da pele e escolhendo os calçados Doctor Shoes que vão te ajudar, garantindo sua saúde e bem-estar.

O Mocassim Anatômico da Doctor Shoes possui forro em material tecnológico espumado respirante que proporciona maciez e comodidade para os pés.

Não se contente com calçados comuns. Ao invés disso, invista na qualidade e no cuidado que seus pés merecem. Escolha os calçados especiais Doctor Shoes e desfrute de uma caminhada confortável e livre de calos. Cuide da sua saúde e bem-estar. Faça a escolha certa para o seu conforto e tranquilidade.

Gostou dessas informações? Então tenha acesso a outros temas interessantes como esse. Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140