O que é metatarsalgia e quais os seus principais sintomas? - Meu Pé de Conforto

O que é metatarsalgia e quais os seus principais sintomas?

Postado em 29/08/2019

Você sabe o que é metatarsalgia? Acredite: muita gente apresenta esse problema e não sabe que se trata dele! Embora o nome seja difícil, a explicação não é complicada, porque se trata da dor que ocorre nos pés, especificamente na região em seguida dos dedos.

Nessa porção, estão localizados os ossos metatarsais — ou metatarsos — e, por isso, essa sensação dolorosa recebe esse nome. Ela pode ocorrer de vez em quando ou manifestar-se com frequência, dependendo da sua causa.

Para que você entenda melhor essa dor e o que fazer quando senti-la, preparamos este artigo para explicar ao certo o que causa a metatarsalgia, seus sintomas característicos, os tratamentos e cuidados necessários. Continue lendo!

O que causa metatarsalgia?

Saber o que é metatarsalgia é importante, porém você também precisa entender o que causa essa dor. Diversos fatores podem desencadear esse incômodo, e alguns deles podem ser eliminados por meio da mudança de hábitos e com medidas preventivas. A seguir, listamos algumas dessas causas.

Calçados inadequados

O uso de calçados com salto muito alto, bico fino ou aqueles apertados e menores que os pés causa uma sobrecarga que desencadeia dores. Isso porque ocorre um aumento da pressão, inclusive nos metatarsos.

Excesso de peso

O excesso de peso sobre os pés também aumenta a pressão neles e desencadeia dor. Isso acontece não apenas com os metatarsos, mas com outras estruturas, favorecendo ainda mais a manifestações de problemas.

Atividades de alto impacto

A prática de atividades de alto impacto com muita frequência ou por um período prolongado é outro fator de sobrecarga nos pés, em especial quando não se recebe as devidas instruções e é utilizado um calçado inadequado.

Problemas e doenças

Condições, como algumas doenças neurológicas, artrite e artrose afetam as estruturas dos pés, deixando-as mais sensíveis. Como consequência, manifestam-se a metatarsalgia e outros sintomas incômodos ou limitantes.

Deformidades

Quando existe alguma alteração na anatomia dos pés, essa característica leva à manifestação da metatarsalgia. Isso acontece em casos como de joanete, alterações no formato dos dedos ou ante-pé cavo.

Quais são os sintomas desse problema?

O principal sintoma da metatarsalgia é a dor que se manifesta no peito e na planta dos pés durante uma caminhada, corrida ou ao permanecer em pé por algum tempo. Sua intensidade aumenta se a causa não for eliminada, chegando a provocar limitações.

Também podem ocorrer calosidades nas áreas onde há maior pressão na sola dos pés. São percebidas deformidades ou alterações em seu formato, como desvios nos dedos e a formação de saliências nos ossos.

Existe tratamento para metatarsalgia?

A boa notícia é que existe tratamento para a metatarsalgia, sendo possível recorrer a medidas caseiras para aliviar a dor quando ela se manifesta. Há técnicas profissionais para os casos em que o problema é mais expressivo. Algumas opções de terapia são:

O tratamento cirúrgico é indicado apenas para os casos em que as medidas anteriores não promovam bons resultados. Essa terapia é adotada principalmente quando os metatarsos estão muito rígidos ou há uma deformidade expressiva no pé.

Quais sãos os cuidados necessários para evitar a dor?

Saber o que é metatarsalgia ajuda a identificar o problema, mas o ideal é que você busque a ajuda de um especialista ao perceber os sintomas. Desse modo, ele poderá diagnosticar o quadro corretamente, identificar sua causa e recomendar o melhor tratamento.

Mas você pode adotar alguns cuidados para ter mais qualidade de vida e evitar a dor. Alguns deles são:

  • evitar sobrecarga nos pés;
  • adotar medidas relaxantes ao final do dia;
  • respeitar os limites do corpo;
  • tratar doenças e problemas.

Não se esqueça de que os calçados fazem toda diferença para prevenir problemas e dores, portanto devem ser escolhidos conforme a atividade que será realizada e de acordo com o formato dos pés. Agora que você já sabe o que é metatarsalgia, procure ter atenção com a escolha deles e os seus hábitos para manter sua qualidade de vida e bem-estar.

Quer continuar aprendendo a cuidar bem da saúde dos seus pés? Então assine nossa newsletter e receba informações em seu e-mail!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140