COURO OU BORRACHA: QUAL É A MELHOR OPÇÃO PARA SOLAS DOS SAPATOS? - Blog Meu Pé de Conforto

COURO OU BORRACHA: QUAL É A MELHOR OPÇÃO PARA SOLAS DOS SAPATOS?

Postado em 06/08/2019

Quando o assunto é sapato, cada um tem a sua preferência: alguns gostam de materiais em couro ou borracha, outros gostam de plástico ou sintético. Mas você já parou para analisar qual é a melhor opção para solas? Ou onde comprar sola de sapato?

Essas duas perguntas podem parecer estranhas, mas as características de cada um desses materiais interferem em vários pontos, desde o simples caminhar até a segurança no dia a dia.

Neste artigo, você conhecerá as diferenças e características das solas de sapatos de couro, borracha e madeira, como escolhê-las e onde encontrá-las. Vamos lá?

Quais são os tipos de solado encontrados?

É possível encontrar três tipos de solas de sapato. Conheça quais são!

Solado de borracha

Geralmente, os sapatos de borracha são mais flexíveis e leves, além de absorverem melhor os impactos, protegendo o corpo. Existem diversos tipos de solas de borracha: as mais macias se desgastam mais rápido, enquanto as mais duras são mais resistentes. Por ser maleável, esse tipo de solado também funciona como antiderrapante e é impermeável.

Porém, para quem sofre com problemas de mau cheiro nos pés, solas de borracha devem ser evitadas, pois ajudam na proliferação das bactérias e na transpiração excessiva. Nesse caso, a umidade dos pés causa desconforto ao andar por aumentar o atrito entre eles e o calçado, provocando bolhas e deslizes.

Solado de couro

Alguns historiadores afirmam que o sapato de couro é uma invenção dos egípcios, que há milhares de anos curtiam o material para fabricar calçados e outros itens.

Hoje, séculos depois, o couro se tornou um material tradicional que ganhou espaço no mercado. Prova disso são as peças sofisticadas que normalmente são costuradas, e não coladas, proporcionando maior durabilidade. Além disso, solados em couro oferecem uma aparência mais elegante, sendo adequados para o ambiente de trabalho.

Em relação ao custo-benefício, esse costuma ser um material mais caro, mas sua qualidade superior compensa o investimento. Solados em couro duram mais tempo, são maleáveis e se moldam melhor aos pés. No mais, eles absorvem melhor a umidade gerada pela transpiração e, consequentemente, evitam diversos tipos de problemas como pé de atleta, frieiras e sudorese.

Esse tipo de produto, quando produzido com materiais nobres e de boa procedência, gera maior conforto sem perder a elegância. O couro pode ser restaurado com mais facilidade e, por ser um material biodegradável, não oferece riscos ao meio ambiente.

Solado de madeira

Para muitas pessoas, encontrar um sapato que tem sola de madeira pode indicar qualidade. Porém, é preciso ir com calma nessa definição. Primeiramente, a sola feita de madeira que encontramos por aí, na sua maioria, é de couro sintético, microfibra ou borracha. Esse material é lixado e polido, assim, fica parecendo madeira.

A “madeira” costuma descascar e esfarelar com o tempo, não sendo muito durável. Além de não ser tão flexível, não se moldando ao pé do usuário.

Caso você encontre um sapato com sola realmente feita de madeira, o principal problema é que é um componente bastante rígido, tirando o conforto que o calçado poderia proporcionar.

Quais são as diferenças entre solados de couro e de borracha?

Sapatos são peças indispensáveis para o nosso dia a dia. Cada um se adapta melhor a um tipo de materiale conhecendo cada produto fica mais fácil escolher o calçado ideal para cada ocasião, seja ela trabalho, lazer, atividades físicas, entre outras.

Quando tiver alguma dúvida entre usar couro ou borracha, procure lembrar estas características.

Solados de couro

  • são mais encontrados em sapatos elegantes;
  • têm maior durabilidade e flexibilidade, moldando-se à forma do pé com o tempo;
  • absorvem a umidade e evitam que frieiras apareçam;
  • sapatos com sola de couro apresentam um visual mais sofisticado ideal para eventos formais, em que a elegância impera.

Solados de borracha

  • têm um aspecto menos formal, são ideais para quem pratica esportes. Afinal, esse material tende a amortecer o impacto e também evita que o usuário perceba os desníveis do terreno;
  • a borracha, assim como o couro, é flexível e, se tiver uma boa consistência, pode evitar a entrada de água;
  • para sapatos casuais, essa sola também é perfeita. O único problema é o fato de ela ser bastante impermeável, o que faz com que não seja uma boa alternativa caso a pessoa tenha tendência a suar nos pés;
  • aumenta o aparecimento de bolhas e calos.

Como escolher a sola de sapato?

Alguns fatores são essenciais para escolher a sola do sapato. Primeiro, o conforto e a flexibilidade. O ideal é escolher um sapato cuja sola não seja tão dura e que também seja confortável. Outro ponto relevante é a duração: é preciso que a sola dure para que, por exemplo, não seja necessário trocá-la após dois meses de uso.

O que saber para comprar uma sola de sapato?

O couro curtido com a casca do carvalho tende a ser o material das melhores solas. Logo, é bom considerar isso na hora de escolher a sua. O processo de fabricação desse tipo de couro costuma demorar cerca de um ano, muito diferente de outras produções mais comuns em que a duração é de um mês. Além disso, evite solas de couro falso, porque, apesar de serem mais baratas, elas não são tão duráveis e confortáveis.

Onde comprar sola de sapato?

Se você pretende trocar a sola do seu sapato, existem duas maneiras de fazer isso. A primeira é ir a um sapateiro. Além de trocar a sola, esse profissional faz outros serviços, como consertos em geral (tratar o couro, arrumar a costura etc.) em diferentes tipos de calçados.

Você também pode se dirigir ao fabricante do sapato. A vantagem dessa opção é que ele tem o molde e os materiais originais do calçado.

Qual deve ser o tamanho da sola?

Quando for comprar os seus sapatos, é importante estar atento para que o solado tenha o formato do pé. Ele não pode ser um pouquinho largo, como costumam dizer. Se for largo ou apertado, pode prejudicar o caminhar do usuário.

Ao longo deste artigo, apresentamos as principais informações para ajudá-lo a escolher o melhor tipo de solado. Além de saber onde comprar sola de sapato, você também descobriu como funciona cada material e qual é a melhor ocasião para usar sola de couro ou de borracha. Esperamos que as informações o auxiliem a decidir o solado ideal para o seu calçado.

Agora que você já está por dentro das principais características e sabe onde comprar sola de sapato, que tal ficar mais informado sobre o universo dos calçados e aprender cada vez mais? Acompanhe a gente no Facebook e no Instagram!

Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140