O que é artrite nos pés e como é realizado o tratamento? - Blog Meu Pé de Conforto

O que é artrite nos pés e como é realizado o tratamento?

Postado em 10/09/2019

Os pés formam a base do nosso corpo e, por esse motivo, são essenciais para a locomoção e sustentação. Devido à alta carga de trabalho que eles desempenham ou por motivos diversos, muitos problemas como a artrite nos pés acometem essa região.

A artrite é um problema autoimune. Isso quer dizer que o próprio sistema imunológico da pessoa é responsável por atacar alguma parte do corpo. No caso da artrite, essa parte são as articulações, também conhecidas como juntas.

As articulações são os tecidos responsáveis por ligar os ossos. Entretanto, quando são acometidas pela artrite, elas ficam inflamadas, afetando o funcionamento dessa parte do corpo e trazendo desconforto e dor.

Quer saber mais sobre a artrite nos pés e quais são os tratamentos? Então acompanhe a leitura!

O que causa artrite nos pés?

A principal causa do desenvolvimento da artrite nos pés é a genética. Ela tem uma maior chance de se manifestar em parentes próximos. Além disso, também pode ser adquirida por meio de infecções, tanto virais como bacterianas. 

Infecções comuns como a urinária, dor de garganta ou de dente podem ser a abertura de portas para a artrite. Nesse caso, o vírus ou a bactéria que está causando a infecção pode entrar na corrente sanguínea, afetando o sistema imunológico, responsável pelo seu aparecimento. 

Quais são os seus principais sintomas?

Os principais sintomas envolvem o desconforto e a dor. É importante saber que eles não são contínuos, podendo aparecer e desaparecer com frequência. Confira alguns sinais de alerta que devem ser investigados imediatamente:

Powered by Rock Convert
  • dor nas articulações dos pés;
  • inchaço e aumento da temperatura dos pés;
  • rigidez no local pela manhã;
  • calos nas regiões;
  • fadiga e febre. 

Como é feito o tratamento?

O tratamento tradicional consiste, em primeiro lugar, em uma consulta com o reumatologista. Nela o médico avaliará a situação da artrite e indicará o tratamento correto. Isso pode variar conforme o número de articulações afetadas, o seu estágio, o grau de inflamação e inchaço, se há ou não a formação de caroços etc. 

Dependendo do caso, algumas ações simples como mudança na rotina diária são suficientes para controlar a artrite. Nesses casos, a redução do peso, a prática de exercícios físicos e a fisioterapia devem fazer parte do cotidiano da pessoa.

Alguns remédios também podem ajudar a controlar a artrite, fazendo com que a pessoa possa levar uma vida praticamente normal. Entretanto, em casos mais avançados, em que já há alguma deformação dos membros, o processo cirúrgico provavelmente seja o indicado pelos médicos. 

Existem opções de tratamento caseiras?

Há alguns tratamentos caseiros que podem ajudar a controlar a artrite nos pés, contudo, é importante lembrar que o acompanhamento médico é fundamental, principalmente se os sintomas persistirem.

Veja a seguir alguns tratamentos alternativos:

  • chás: para o controle da ansiedade e do equilíbrio emocional, que muitas vezes é afetado pela artrite;
  • almofadas: usar almofadas pelo corpo durante o sono ajuda a encontrar uma posição mais confortável para os pés, diminuindo o incômodo e a dor;
  • compressas: a água quente provoca o relaxamento da musculatura, auxiliando na diminuição do inchaço e da inflamação. Isso melhora a rigidez e proporciona uma maior movimentação;
  • sapatos confortáveis: a utilização de sapatos ortopédicos também faz parte de um tratamento caseiro. Eles proporcionam maior conforto e permitem movimentação sem dor. 

Para tratar a artrite nos pés as pessoas precisam encontrar a melhor forma de amenizar os seus sintomas e impedir o seu progresso. Investir em atividade física, alimentação saudável, evitar cigarro (que é um fator de risco) e cuidar do corpo são hábitos essenciais para garantir qualidade de vida.

E então, gostou do post? Agora que você já aprendeu um pouco sobre artrite nos pés, que tal fazer com que os seus amigos também a conheçam? Compartilhe este post em suas redes sociais e mantenha-os informados!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140