Descubra como tratar calos da melhor maneira - Meu Pé de Conforto

Descubra como tratar calos da melhor maneira

Postado em 29/03/2019

O estilo de vida moderno e até mesmo exigências sobre as vestimentas no trabalho podem causar algum incômodo no dia a dia, privando a gente de usar trajes e calçados mais confortáveis. Por esse motivo, descobrir como tratar calos da melhor maneira é extremamente importante.

Esse é um problema recorrente em muita gente, sobretudo em quem usa sapatos por extensos períodos ou até mesmo aos adeptos de esportes de longa duração, como caminhadas, corridas ou futebol. Confira o conteúdo a seguir e aprenda mais sobre esse assunto!

Afinal, o que são os calos?

Os calos, ou, no termo médico, hiperqueratose, nada mais são do que uma resposta natural do nosso corpo a uma pressão ou fricção excessiva em uma determinada área, geralmente ocasionada pela prática excessiva de uma atividade repetitiva e pelo uso de calçados apertados ou muito rígidos.

Muita gente sofre com esse problema, que ocorre mais nas articulações dos dedos dos pés e na sola, causando dor e desconforto. O espessamento da pele nessas regiões é uma maneira do organismo se proteger da agressão imposta, mas pessoas com problemas de circulação e diabetes, por exemplo, precisam ter uma atenção especial. A seguir, veremos alguns cuidados para lidar com esse problema.

Quais as melhores medidas para tratar os calos?

Não corte nem raspe

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não devemos cortar ou raspar os calos. O espessamento da pele, como dissemos, tem a função de proteger e, ao expor a região magoada, você pode provocar alguma infecção, que pode ser potencialmente perigosa para os tecidos circundantes.

A remoção só deve ser feita por um profissional da área, como um médico ou podólogo de confiança. Na maioria das vezes, você apenas deve esperar o próprio organismo reabsorver o conteúdo e, enquanto isso, tentar não agredir mais o local, evitando pressões indevidas e fricção na pele.

Evite utilizar calçados apertados

Não é nenhuma novidade que calçados apertados são um dos maiores causadores de calos para boa parte das pessoas, por isso mesmo, você deve apostar em algumas alternativas, como uma sandália ou um sapato macio. Eles aplicam menos atrito na pele e não impõem uma pressão excessiva, assim não proporcionam lesões.

Use medicações prescritas pelo médico

Na maioria das vezes, os calos são apenas uma resposta natural para uma agressão esporádica a qual qualquer um pode se submeter, como fazer uma corrida mais longa ou ter que trabalhar muitas horas com um sapato rígido. Para esses casos, como dissemos, o correto é apenas esperar que o organismo mesmo se recupere.

No entanto, se você tiver problemas de circulação, diabetes ou os calos estiverem causando muita dor, o médico pode ser de grande utilidade. Ele pode prescrever medicamentos que diminuam quimicamente o acúmulo de queratina no local. A maioria desses remédios usa o mesmo ingrediente ativo, que é o ácido salicílico.

Agora que você conferiu esse artigo, já sabe como tratar calos e o que deve fazer se estiver sofrendo com esse tipo de problema.

Gostou de aprender como tratar calos? Quer conferir outros conteúdos como este? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!

 

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140