Aprenda como medir o pé para comprar sapato pela internet! - Blog Meu Pé de Conforto

Aprenda como medir o pé para comprar sapato pela internet!

Postado em 06/02/2020
Aprenda como medir o pé para comprar sapato pela internet!

Na hora de escolher o seu calçado, além de estar atento a alguns detalhes, como qual é o tipo, o nível de qualidade do material e o preço, é preciso ter atenção ao tamanho. Afinal, mesmo que você tenha uma ideia da sua dimensão, variações podem ocorrer. Mas, você sabe como realizar a medida do pé?

Afinal, se já é difícil ir até uma loja física, para aqueles que pensam em comprar pela internet, o processo é ainda mais complicado. Por não ser possível testar o modelo na hora, muita gente até deixa de comprar porque não consegue experimentar o calçado. Mas não é preciso ter medo: basta saber como fazer essa medição para comprar o sapato e fazer algumas comparações para não errar quando fechar o pedido.

Pensando nisso, vamos passar algumas dicas de como você pode saber o tamanho do seu pé e comprar sapatos online com confiança. Continue!

Por que há diferença no tamanho de alguns calçados com a mesma numeração?

Antes de começarmos a explicar o que você pode fazer, é importante estar atento a um detalhe bem significativo sobre calçados: existe uma variação de tamanho dependendo da marca. Isso acontece, pois, por mais precisa que a numeração possa ser, cada pé apresenta características próprias e nem sempre se encaixam na dimensão exata do calçado.

Geralmente, as fábricas utilizam uma medida padrão, uma espécie de média do comprimento dos pés. Assim, oferece-se não o tamanho exato e, sim, o mais apropriado.

Como medir o pé para comprar sapato?

O primeiro passo para esse método dar certo é procurar fazê-lo no fim do dia. Isso é fundamental, já que é nesse horário que os pés tendem a estar mais inchados e, por isso, você terá mais precisão na hora da medida.

Quando começar, procure ficar descalço ou utilize uma meia. Nada de usar um chinelo ou calçar outro sapato, pois você não conseguirá fazer a medição correta.

Pegue uma folha de papel, coloque o seu pé em cima e, com um lápis ou caneta, contorne-o. Procure contornar bem as suas laterais para que o desenho fique preciso. A dica aqui é não utilizar apenas um pé, tanto o direito quanto o esquerdo apresentam medidas diferentes. Então, para ter mais precisão, faça com os dois.

Desenho feito, agora é hora de pegar uma régua e medir os centímetros. Meça a ponta do maior dedo até o fim do seu calcanhar. Faça isso com os dois desenhos e não se esqueça de tirar, pelo menos, 0,5 cm, que corresponde ao traço do lápis, para ter o número exato.

Procure também medir a largura do peito do seu pé, pois ter essa medida pode ajudar muito. Agora é só você procurar pelas tabelas de comparação de tamanho que são disponibilizadas nas lojas on-line para descobrir qual é o seu.

Existem dicas especiais para modelos de calçados femininos?

Em alguns casos, determinados modelos femininos precisam de uma atenção especial quando o assunto é acertar na medida do pé. Conheça a seguir os principais cuidados.

Sapato scarpin de bico fino

Nesse caso, o ideal é fazer a escolha de um modelo que seja um pouco maior tendo em vista o seu bico fino, para que os pés não fiquem tão apertados. Uma dica é contar com 1 ou 1,5 cm entre os dedos e a ponta do calçado e, dessa forma, manter o conforto adequado para passar algumas horas com ele, principalmente se o seu pé apresenta um formato mais largo.

Tênis

Bastante usado no dia a dia de várias mulheres, especialmente para quem busca mais conforto e que realiza vários exercícios e atividades. Por este motivo, o adequado é que sobre alguns centímetros para que os dedos se encaixem no sapato e não fiquem apertados. Mas, é importante ter cuidados para não escolher um tênis muito maior que o seu número real, senão, os passos não ficarão firmes.

O tamanho do pé está ligado à altura?

O tamanho do pé geralmente é proporcional à altura. Por isso, em regra, as pessoas mais baixas têm pés menores, enquanto as mais altas têm os pés maiores. No entanto, nem sempre esse entendimento é exato, mas, observando a estatística, a altura pode ser calculada conforme o tamanho do calçado e vice-versa.

Ou seja, o tamanho do sapato tem como base diversas características, como comprimento, altura e largura do pé e, até mesmo, o arco. Mas, todos esses fatores estão ligados à altura, seja em menor ou maior grau, mulheres, homens e, também, crianças.

Quais são os problemas causados ao usar o número de sapato errado?

Ao realizar a medida do pé de forma errada e comprar os sapatos errados por conta disso, vários problemas podem surgir. Veja a seguir quais são as principais queixas provocadas por esse erro no momento de adquirir os calçados.

Bolhas

O surgimento de bolhas está entre os problemas mais frequentes. Isso ocorre pelo fato dos sapatos comprados serem menores que o ideal, fazendo com ele fique muito próximo às unhas do dedo, além de provocar atrito entre os calçados e os pés.

Calos

Outra queixa bastante frequente ao comprar sapatos apertados são os calos, também provocados pelo atrito entre os pés e o calçado. Contudo, são constituídos como forma de proteção contra lesões repetitivas, ou seja, uma bolha mal curada pode virar um calo com o decorrer do tempo.

Além disso, é importante ressaltar que usar calçados desconfortáveis ou apertado por muitos anos pode provocar dores, deformações ou, ate mesmo, artrose nos pés na terceira idade. Então, esse é outro ponto relevante é que também precisa ser observado.

Esperamos que este texto tenha ajudado a entender como realizar a medida do pé para comprar um sapato que atenda suas expectativas e que seja confortável ao mesmo tempo. Não se esqueça de que, se for tentar descobrir qual é o tamanho do seu, procure fazer o procedimento no final do dia e faça-o em ambos os pés, já que cada um tem medidas diferentes.

Gostou do nosso artigo sobre como medir o pé? Então, aproveite a sua visita no blog para assinar a nossa newsletter e, dessa forma, receber informações atualizadas a respeito de outros temas!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140