Afinal, por que é tão importante usar sapatos confortáveis? - Blog Meu Pé de Conforto

Afinal, por que é tão importante usar sapatos confortáveis?

Postado em 11/10/2019

O ser humano passa muitas horas do dia se deslocando ou em pé e, por isso, nada melhor do que escolher sapatos confortáveis para ter uma rotina mais leve. Apesar de parecer óbvio, o número de pessoas que utilizam sapatos desconfortáveis por convenção ainda é muito alto!

Geralmente, elas optam por esse tipo de calçado devido à demanda do trabalho. Entretanto, os sapatos desconfortáveis podem ser muito perigosos para a saúde dos pés.

Mas, afinal, quais são os danos que os sapatos desconfortáveis podem acarretar para a saúde dos pés, e por que é tão importante deixá-los de fora do armário? Para descobrir essas respostas é só continuar acompanhando o texto!

Impede problemas sérios de saúde no futuro

Pode não parecer, mas a escolha dos sapatos pode influenciar a saúde do corpo. Muitas vezes, sapatos desconfortáveis, que não são flexíveis nem macios, são os responsáveis por vários problemas. Confira alguns a seguir.

Má postura 

O uso prolongado e repetido de calçados desconfortáveis pode levar a dores na coluna. Isso afeta a qualidade de vida e, em grande parte das vezes, impede diversas ações que são positivas à saúde, como a prática de atividades físicas.

Pé cavo ou chato

Sapatos apertados que causem desconforto aos pés podem ser os responsáveis por duas condições maléficas para a saúde do arco plantar: o pé cavo e o pé chato.

Pessoas que têm o pé chato conseguem encostar a planta do pé no chão. Esse contato pode causar muitas dores posturais e nas articulações como os tornozelos e joelhos.

Powered by Rock Convert

Já o pé cavo é caracterizado por uma curvatura no arco plantar, o que pressiona importantes regiões dos pés como o tendão do calcanhar, a fáscia plantar e os metatarsos. 

Joanete

O joanete é uma condição bem comum, capaz de afetar os ossos do dedão do pé (hálux). Normalmente, o seu aparecimento é causado por fatores genéticos, entretanto, o uso de sapatos apertados e sem espaço suficiente para os dedos é um dos principais motivos para que essa situação seja agravada.

Substitui o estresse pelo conforto

Como vimos, pessoas ativas tendem a ficar mais tempo calçadas do que descalças. Sendo assim, o uso de sapatos confortáveis pode ser uma das armas para vencer o estresse da correria diária. Já pensou ter que enfrentar todos os problemas que surgem no dia a dia e, ainda, que se preocupar com dores nos pés? Não seria nada agradável!

Evita a fascite plantar

A fáscia plantar é uma membrana que envolve toda a sola dos pés, desde o calcanhar até os dedos. A inflamação nessa região dos pés é conhecida como fascite plantar, e ela age principalmente na região do calcanhar, provocando muitas dores.

O surgimento do problema pode estar relacionado a uma elevada prática de exercícios físicos, ao sobrepeso, à idade e ao uso de sapatos inadequados e desconfortáveis.

Calçados que não absorvem o impacto ou que não oferecem uma liberdade aos pés podem estar associados ao surgimento da patologia ou ao agravamento da condição. 

Escolher sapatos confortáveis, além de manter as dores afastadas, prevenir e evitar problemas associados à saúde dos pés, também pode envolver muito estilo! Existem muitos sapatos confortáveis e bonitos, basta saber escolher! A Doctor Shoes oferece várias opções como uma botinha casual, um sapato em couro floater ou um anabela em couro.

Agora que você já sabe as vantagens de usar sapatos confortáveis, que tal aprender como escolher o ideal para você? Confira todas as dicas sobre o assunto no Guia do sapato ortopédico!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140