Joanete e bunionette: o que são e quais as principais diferenças? - Blog Meu Pé de Conforto

Joanete e bunionette: o que são e quais as principais diferenças?

Postado em 09/10/2019

Ter Joanete e Bunionette nós pés é um daqueles problemas que, além de serem esteticamente disforme, ainda podem ser extremamente incômodos e, em alguns casos, levando o indivíduo a ter dificuldades na movimentação. 

De fato, é bem comum que as pessoas confundam esses dois tipos de enfermidades, porém acredite: apesar das semelhanças no aspecto, elas apresentam suas diferenças. Neste texto, nós conheceremos as principais características dessas duas doenças e quais são os tratamentos adequados. Confira!

O que é Joanete? 

Na medicina, o Joanete é também conhecido como Hallux Valgus. Ele é uma má-formação que ocorre no dedão do pé, ou seja, o primeiro dedo. Sua principal característica é que há uma protuberância na lateral do dedo causando o desvio do mesmo. 

A sua causa tem diferentes origens: tanto pode ser pela forma do pé e suas especificidades ósseas e problemas nos ligamentos como inflamações, problemas neurológicos, utilização de calçados errados e traumas. 

Como tratar as dores?

Geralmente, existem dois tipos de tratamentos. O primeiro pode ser a utilização de calçados indicados pelo médico, assim como exercícios e uso de órteses corretivas. Para amenizar a dor, também é aconselhado deixar os pés em água morna e, para o inchaço, uma compressa de gelo.  

Em casos mais graves, o portador precisa fazer uma cirurgia corretiva. Existem vários procedimentos, mas o importante é saber que depende de cada tipo de pé, o nível da deformidade e a idade do indivíduo.  

Powered by Rock Convert

O que é Bunionette?

O Bunionette pode ser facilmente confundido com o Joanete: inclusive, ele é conhecido como Joanete de alfaiate. Ele é uma deformação no dedo mindinho, apresentando um calo na lateral, precisamente no osso quinto metatarso. 

As causas podem ser diversas, mas, geralmente, acontece quando há muita pressão na lateral do pé ou por atrito de calçados, assim como pés com supinação excessiva, problemas nos ligamentos ou por hereditariedade. 

Como tratar Bunionette?

Assim como o Joanete, no Bunionette há duas formas de tratamento. A primeira conhecida como auxiliar ou conservadora e por meio de cirurgia. A conservadora, geralmente, funciona em boa parte dos diagnósticos. O paciente, por orientação médica, deve utilizar sapatos confortáveis e ortopédicos, procurar por palmilhas e protetores e fazer regularmente sessões de fisioterapia. 

Já no segundo, é para casos em que o auxiliar não é o suficiente e é recomendado uma operação para remoção da proeminência óssea e reposicionamento do quinto metatarso, conhecido como osteotomia. 

Quais são as diferenças entre Joanete e Bunionette?

Não há tantas diferenças em relação ao tipo de dano causado nos pés dos portadores, sendo assim, a principal diferença entre essas duas deformidades está ligada à localização. Enquanto o Joanete acontece no dedão, o Bunionette aparece no dedo mindinho. 

Acompanhamos aqui as principais diferenças de duas deformidades bastante comuns nos pés de várias pessoas: joanete e bunionette. Deixamos claro que o uso de sapatos confortáveis são essenciais para evitar esse tipo de problema, além de, caso diagnosticado, procurar pelo tratamento indicado por um profissional. 

Gostou do nosso texto sobre Joanete e Bunionette? Então continue aprendendo: assine agora a nossa newsletter!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140