Você sabe quando usar meias de compressão? Saiba mais aqui! - Blog Meu Pé de Conforto

Você sabe quando usar meias de compressão? Saiba mais aqui!

Postado em 04/10/2019

As meias de compressão são peças do vestuário que têm efeito medicinal. Trata-se de uma tecnologia recente que permite que o sangue venoso e linfático retorne das pernas em direção ao coração. A ideia é que elas sejam capazes de comprimir com mais força o tornozelo, decrescendo ao longo da coxa fazendo com que o fluxo sanguíneo siga na direção correta. Essa peça tem um papel essencial na circulação sanguínea, mas você sabe quando usar meias de compressão?

O acessório trata os inchaços formados por edemas de diversas origens, tanto linfáticos quanto venosos, e é ideal para pessoas que sentem algum desconforto relacionado à circulação nas pernas, tais como dor, peso ou formigamento ao longo do dia. Porém, é indicado principalmente para pessoas com varizes, trombose, gestantes, obesos e praticantes de esportes.

 Continue lendo e saiba mais sobre os tipos e quando usar meias de compressão!

Quais são os tipos de meias compressoras?

Todas as meias utilizadas para realizar a compressão das pernas e pés devem ter uma pressão mais forte na parte de baixo, que diminui à medida que sobe pelas pernas. Elas também precisam ser de material hipoalergênico e sem costuras.

Essa peça pode ser classificada da seguinte maneira:

  • suporte — tem pressão menor do que 15 mmHg e atua de forma preventiva; 

  • elástica terapêutica — a sua pressão deve ser maior que 15 mmHg. Ela é ideal para o descanso e a prevenção de varizes;

  • antitrombo — deve ter pressão entre 18 e 23 mmHg e é usada em casos de trombose;

  • meias esportivas — usadas durante a prática de atividades físicas com o objetivo de auxiliar na recuperação dos músculos.

Quando usar meias de compressão? 

A seguir, descrevemos cada uma das situações em que a meia de compressão é indicada. Confira!

Pessoas obesas

Pessoas que se encontram acima do peso são mais suscetíveis ao surgimento de varizes e trombose já que o excesso de quilos sobrecarrega os músculos das pernas. Isso dificulta o retorno do sangue ao coração. Nessa situação, as meias diminuem o cansaço das pernas, evitando complicações.

Gestantes

Durante a gestação, alguns hormônios naturais do processo costumam dilatar as veias. No final da gravidez, os quilos adquiridos acabam pesando as pernas, o que aumenta o risco de varizes. Por essa razão, é indicado usar as meias compressoras a partir do segundo trimestre.

Praticantes de esportes

As meias compressoras podem ser usadas durante a prática esportiva para melhorar a performance. Afinal, com a circulação do sangue funcionando bem, há uma chance menor de o rendimento cair devido ao cansaço. Além disso, elas dão mais firmeza à região da panturrilha e reduzem o inchaço.

Pessoas que sentem desconforto nas pernas

Algumas pessoas sentem desconforto nas pernas, principalmente no fim do dia, como uma sensação de peso, formigamento ou inchaço. Nesses casos, as meias de compressão ajudam a aliviar o peso, diminuem o inchaço e proporcionam mais conforto ao longo da rotina.

Powered by Rock Convert

Pessoas com histórico de varizes

As varizes ocorrem devido a uma falha na circulação sanguínea dentro dos vasos e acabam gerando ramificações avermelhadas ou roxas na pele. As meias de compressão são usadas para melhorar a circulação e evitar que esse problema ocorra.

Agora que você já sabe quando usar meias de compressão e conhece os seus benefícios, é preciso ficar atento! Apenas um médico ou enfermeiro pode prescrever o tipo mais adequado para o seu caso. Além disso, pessoas com isquemia, insuficiência cardíaca não controlada, feridas na pele das pernas, portadoras de infecções na região ou alérgicas ao material não devem fazer uso da peça.

E aí, o que você achou de saber mais sobre esse assunto? Conte para a gente nos comentários!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140