Aprenda de uma vez por todas a como evitar varizes e viva melhor - Blog Meu Pé de Conforto

Aprenda de uma vez por todas a como evitar varizes e viva melhor

Postado em 06/06/2018

Embora sejam de ocorrência muito comum, nem todo mundo sabe o que é e como evitar varizes. Na verdade, muitas pessoas convivem com elas durante grande parte da vida e não tomam nenhum cuidado especial.

No entanto, procurar entender por que isso acontece e o que fazer para lidar com a situação é algo que faz toda a diferença para minimizar seus efeitos e viver melhor. E você, tem varizes? Então, confira o post a seguir para aprender mais sobre o assunto!

O que são varizes?

As varizes representam uma deformidade das veias, que ocorre quando a circulação sanguínea está comprometida por algum motivo.

Desse modo, esse sangue que não retornou ao coração com facilidade pode ficar concentrado na região inferior do corpo, apresentando certa deformação/dilatação nos vasos e coloração arroxeada. 

Elas costumam aparecer principalmente nas pernas e nos pés, sendo mais comum em mulheres depois dos 30 anos e gestantes. Algumas pessoas se incomodam simplesmente pelo aspecto estético enquanto outras sentem muitas dores e desconfortos.

Powered by Rock Convert

O fato é que as varizes podem ser um sinal claro de problemas no sistema circulatório que, inclusive, podem se agravar com o tempo. Portanto, o ideal é tomar bastante cuidado para impedir maiores danos à saúde

Quais suas principais causas?

Somente um especialista poderá avaliar os fatores para indicar a causa de cada situação, além do tratamento adequado para o paciente — que pode incluir aplicações, cirurgias ou apenas o uso de lasers e outros aparelhos. Contudo, existem alguns pontos que normalmente motivam o problema, são eles:

  • herança genética, quando a pessoa herda a predisposição de ter veias mais frágeis;
  • gravidez ou obesidade, já que o peso é capaz de dificultar o fluxo sanguíneo;
  • sedentarismo e falta de estímulo à circulação;
  • uso de medicamentos como os anticoncepcionais, pois os hormônios femininos (estrogênio e progesterona) são conhecidos por facilitarem a dilatação e o enfraquecimento dos vasos;
  • tabagismo, porque o cigarro também compromete a circulação e enfraquece as paredes das veias com o tempo;
  • hábitos como usar sapatos desconfortáveis, salto por muito tempo, ficar grande parte do dia em pé ou sentado etc.

Como lidar com o problema?

Depois de conhecer quais são as suas principais causas, provavelmente foi possível perceber que várias delas podem ser evitadas. Especialmente quem tem muitos casos de varizes na família deve ficar atento desde cedo para essa possibilidade. Em geral, as recomendações de como evitar varizes são:

  • fazer exercícios físicos regularmente para estimular a circulação sanguínea;
  • não ficar muito tempo em uma posição e movimentar-se durante o dia com frequência;
  • caminhar sempre que puder, evitando fazer todas as atividades cotidianas de carro ou outro tipo de transporte;
  • controlar o peso e a pressão arterial;
  • usar meias de compressão para facilitar o bombeamento de sangue (perguntar ao médico qual o melhor modelo para cada situação);
  • largar o cigarro;
  • manter uma dieta nutritiva e equilibrada, sem deixar de lado os alimentos anti-inflamatórios (que contém vitamina C e E, fortalecendo a saúde arterial) e ricos em fibras;
  • descansar os pés acima da linha dos quadris quando sentir maior pressão (geralmente ao final do dia);
  • fazer massagens estimulantes, como a drenagem linfática.

Esses tipos de cuidados são essenciais para não provocar complicações mais graves — algumas vezes é preciso fazer procedimentos cirúrgicos para a remoção das veias comprometidas.

Em todo caso, ao perceber qualquer alteração é melhor procurar um médico angiologista para fazer uma avaliação. Outra dica que não pode ser esquecida no dia a dia é usar sapatos apropriados e confortáveis, de preferência sem saltos muito altos e que sejam flexíveis ao andar.

E aí, gostou de saber mais sobre como evitar varizes? Então, não perca tempo e busque um modelo de calçado ideal para você não ter esse tipo de problema. Venha conhecer nossos modelos!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140