Entenda o que é e descubra como tratar os calos nos pés - Blog Meu Pé de Conforto

Entenda o que é e descubra como tratar os calos nos pés

Postado em 08/06/2018

Incômodos e dolorosos, os calos nos pés são um problema frequente na vida de muitas pessoas. Normalmente, eles se desenvolvem na parte superior e lateral dos dedos e no calcanhar.

Os calos se formam por conta da fricção da pele com o calçado e da deformidade dos dedos, que causam o atrito. Sinais e sintomas de calos incluem pele seca, dor, sensibilidade na área afetada e pele áspera.

A boa notícia é que, tomando os devidos cuidados, é possível tratar os calos nos pés e viver com mais conforto. Confira neste post!

Saiba por que os calos surgem

Os calos surgem como uma resposta natural do corpo para se proteger de uma fricção ou pressão frequente no local, e os pés são a região que mais sofre. Normalmente, isso acontece por causa do uso contínuo de calçados inadequados.

Além disso, vale frisar que o surgimento de calos pode estar relacionado a alguns fatores de risco, como no caso dos idosos. Isso porque eles têm menos tecido adiposo sob a pele. Pessoas que têm “dedo de martelo” e outras deformidades no pé também são mais suscetíveis.

Veja quais são os tratamentos      

Para tratar os calos nos pés de forma efetiva é preciso entender as causas. Assim, é mais fácil evitar novas aparições desse incômodo por conta do mesmo motivo. De forma geral, o ideal é eliminar a fonte de pressão. Há também alguns tratamentos que podem ser feitos em casa. Confira abaixo.

Utilize o calçado correto

É comum que muitas mulheres apresentem calos nos pés, principalmente depois de passar o dia inteiro usando um sapato de salto alto e bico fino. Nesse caso, o pé escorrega para a frente, pressionando os dedos. O resultado é a formação de calos sobre os dedos e até mesmo na planta do pé.

Pessoas que praticam esportes também precisam ficar atentas. Correr com um tênis muito apertado também contribui para o surgimento de calos. Logo, é de suma importância escolher um calçado que seja confortável. Evite modelos que pressionem os dedos ou que tenham tiras muito apertadas.

Powered by Rock Convert

Faça compressão de limão e aspirina

Outra fórmula simples para tratar os calos é com solução de limão e aspirina. Enquanto a aspirina contém substâncias que ajudam a eliminar a pele seca, o limão auxilia na remoção completa do calo. Essa mistura é bastante eficaz e fácil de fazer.

Basta amassar seis comprimidos de aspirina e dissolvê-los em uma colher de suco puro de limão. Deixe a mistura atuar por dez minutos no local desejado e depois lave os pés normalmente.

Use protetores para os pés

Os protetores de pés são fabricados em diversos materiais e formatos, a fim de atender necessidades específicas. Eles são excelentes opções para quem não quer abrir mão de usar o sapato — e sem sofrer com os calos. Esses itens podem ser encontrados facilmente em lojas especializadas.

Consulte um podólogo

Se o problema persistir, não hesite em consultar um podólogo. O profissional poderá recomendar formas de aliviar o incômodo e a dor, além de ajudar a isolar a causa e, principalmente, prevenir a recorrência do problema.

Aprenda a prevenir os calos nos pés               

Em diversas situações, os calos podem ser evitados com medidas simples para diminuir o atrito da pele do pé e dos dedos com o calçado. Vale também deixar a unhas sempre cortadas e lixadas. Se você já estiver com os calos, evite cortá-los ou furá-los — isso pode causar uma grave infecção.

Não há como negar que os calos nos pés causam grandes incômodos. Muitas vezes, ignoramos o problema e sofremos com as consequências que ele pode trazer. Por isso, seguir as dicas citadas é essencial para manter a saúde dos seus pés sempre em dia.

E você, gostou de saber como os calos nos pés surgem e qual a melhor forma de tratá-los? Então aproveite a visita em nosso blog e aprenda como escolher sapatos para pés sensíveis!

 

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140