QUE MANTER OS SEUS PÉS SAUDÁVEIS? CONFIRA 4 DICAS! - Meu Pé de Conforto

QUE MANTER OS SEUS PÉS SAUDÁVEIS? CONFIRA 4 DICAS!

Postado em 02/03/2017

Manter os pés saudáveis não é uma tarefa muito complicada, porém, nem todas as pessoas se atentam para a necessidade de determinados cuidados diários, como a hidratação, a limpeza adequada e até mesmo a escolha do sapato.

 

Além disso, estar sempre de olho no estado do seu pé pode, inclusive, ajudar a prevenir doenças. Quer saber tudo sobre esse assunto e deixar seus pés saudáveis e bem cuidados? Confira as dicas que separamos.

 

  1. Mantenha uma boa higiene

Além de lavar os pés todos os dias, é importante que você tome outros cuidados, como fazer uma esfoliação com pedra-pomes a cada quinze dias (mas sem exagerar na pressão para a pele não ficar muito fina), hidratar os pés com cremes adequados diariamente e também enxugar muito bem os vãos entre os dedos.

 

Na hora de passar o creme, evite passá-lo no meio dos dedos, já que é um lugar propício para o surgimento de fungos e micoses. Se possível, além de enxugar, use um talco antisséptico.

 

Também é importante trocar as meias diariamente. Meias e calçados sempre limpos garantem que você não terá chulé.

 

  1. Atenção às unhas

Um problema que costuma afetar muitas pessoas é a unha encravada. Além de dolorida, ela pode evoluir para inflamações, principalmente quando tentamos desencravá-la sem conhecimento e acabamos piorando a situação.

 

Se você sofre com essa questão, tome cuidado na hora de cortar as unhas dos pés e evite deixá-las arredondadas. O ideal é sempre cortar as unhas quadradas e apenas usar a lixa seguindo na mesma direção das unhas.

 

Evite também cortar as unhas muito curtas, porque isso pode permitir que sujeira, fungos e outros microrganismos patogênicos fiquem entre a unha e a pele, causando doenças. Por isso, sempre que possível, use uma escovinha específica para limpar as unhas dos pés.

 

Para as mulheres, é recomendável evitar passar muito tempo com as unhas esmaltadas, porque podem surgir manchas esbranquiçadas, criando um ambiente favorável ao aparecimento de fungos.

 

  1. Escolha bem os calçados

Sapatos confortáveis, de tamanho certo, com solas macias e que permitam que os pés respirem são essenciais para mantê-los saudáveis. Antes de comprar um modelo, observe se ele está bem adaptado aos dedos (que precisam ficar livres no interior do sapato) e também ao calcanhar. Sempre ande um pouco pela loja antes da compra.

 

Se você precisa passar muitas horas em pé durante o dia, opte por calçados com solas macias e absorventes, que são mais confortáveis. As solas rígidas devem ser sempre evitadas porque impedem o movimento natural dos pés, o que pode causar dor nas costas e cansaço no fim do dia. Para as mulheres, o mais indicado ao usar saltos é optar pelos de bicos mais largos e plataformas.

 

Depois de usar os sapatos, nunca se esqueça de deixá-los por, pelo menos, duas horas em local arejado e aberto. Evite secar os calçados atrás da geladeira ou em fornos porque essa prática pode ressecar o material e estragar o seu sapato.

 

  1. Cuidado com as doenças

Além de cuidar de todos esses itens, para manter os pés saudáveis é importante também ter atenção a qualquer alteração que eles possam apresentar.

 

Existem muitos problemas que podem afetar os seus pés, como os fungos e as bactérias. Para evitá-los, além de deixar o pé sempre seco, é importante usar chinelos quando for tomar banho em hotéis, piscinas ou clubes, por exemplo.

 

Os principais sintomas de problemas como as frieiras, micoses e o olho de peixe são: vermelhidão, descamação, ardência e coceira. O olho de peixe pode ser facilmente percebido já que é um caroço granuloso e áspero que costuma surgir na sola do pé. Já a micose de unha costuma deixá-la grossa, escura e quebradiça. Se você sofre com uma dor crônica nos pés também é preciso atenção e auxílio médico, já que isso pode ser um sinal de fascite plantar (que causa uma dor aguda na sola do pé).

 

Outras questões que podem afetar os seus pés são:

  • joanete;
  • pé chato;
  • calos;
  • gota;
  • dedos curvados;
  • neuropatias.

 

Por isso, sempre que notar algo diferente com seus pés, procure um médico imediatamente.

 

Ainda tem dúvidas sobre como manter seus pés saudáveis? Deixe um comentário aqui no post e conte para nós!

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140