CONHEÇA 6 ALIMENTOS QUE FAZEM BEM PARA A SAÚDE DOS SEUS PÉS - Blog Meu Pé de Conforto

CONHEÇA 6 ALIMENTOS QUE FAZEM BEM PARA A SAÚDE DOS SEUS PÉS

Postado em 24/02/2017

A alimentação é capaz de causar mais efeitos no organismo do que podemos imaginar. Normalmente, a preocupação em manter bons hábitos alimentares é associada ao emagrecimento e a busca por uma boa aparência. Porém, até mesmo a saúde dos pés pode estar em jogo.

A má circulação, por exemplo, deve ser evitada para não dificultar o bem-estar da pessoa ao caminhar e fazer suas atividades no dia a dia. A diabetes também é conhecida por causar reações nos pés, como dormência e feridas — outro resultado da circulação comprometida.

 

Leia o post a seguir para aprender algumas dicas de alimentos e reduzir as chances de ter que lidar com o problema.

 

 

1. Frutas cítricas e silvestres

 

A vitamina C é uma das substâncias com maior poder de fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos. Com isso, eles ficam mais resistentes para suportar toda a circulação do corpo.

Alguns exemplos desse tipo de frutas são a laranja, acerola, morango, limão e kiwi. Para quem não tem o costume de comer o alimento fresco durante o dia, uma boa alternativa é optar pelos sucos naturais e ricos em vitamina C.

 

 

2. Peixes de águas frias

 

Eles são uma das principais fontes de ômega-3, um tipo de ácido graxo essencial para auxiliar a controlar a pressão arterial e facilitar a circulação sanguínea. Então, vale a pena investir em opções como salmão, atum e sardinha.

Ao incluí-los no cardápio, outro benefício proporcionado é a prevenção de complicações como a trombose e aterosclerose, decorridas do depósito de gordura e da formação de coágulos no sangue.

 

 

3. Alho e cebola

 

Eles são a prova de que a comida pode ser bem temperada e funcional. Utilizando alho e cebola no preparo das refeições, a fluidez sanguínea é favorecida. A cebola, em especial, contém uma substância conhecida como quercetina, que tem ação anti-inflamatória e ainda ajuda a prevenir a formação de vasinhos e varizes.

 

 

4. Gengibre

 

O seu efeito termogênico acelera o metabolismo e estimula a circulação, além de contribuir ainda para a redução das inflamações. Então, mesmo que você não tenha o hábito de consumi-lo naturalmente, comece aos poucos colocando em sucos e outras receitas que disfarcem um pouco o seu sabor até que você se acostume.

 

 

5. Oleaginosas

 

Castanhas, amêndoas, nozes e o amendoim são exemplos de oleaginosas que fazem bem para a saúde — claro que sempre com moderação.

A presença de antioxidantes protege os vasos sanguíneos, além de ajudar a controlar o colesterol, o que também reflete na boa saúde do sistema cardiovascular.

 

 

6.Chás e água

 

É essencial não se esquecer de consumir bastante líquido durante o dia, evitando sempre os industrializados como os refrigerantes. Beber cerca de 2 litros de água diariamente é vital para manter o organismo hidratado e em pleno funcionamento.

Já os chás normalmente facilitam a digestão e ajudam a eliminar as toxinas do corpo devido à sua ação diurética. Então, acaba contribuindo para uma melhor circulação e prevenindo a retenção de líquido e o inchaço.

 

 

Enfim, manter uma alimentação adequada vai ajudar a aliviar os sintomas da má circulação nos pés, como o inchaço, as feridas, dores nas pernas, entre outros que prejudicam até na hora de usar um sapato. Por isso, devemos sempre procurar informações e, de preferência, o acompanhamento de um profissional da nutrição que possa dar melhores orientações de acordo com o perfil de cada paciente.

 

 

E aí, viu como a saúde dos pés também depende de uma boa alimentação? Anote as indicações para incluir na sua próxima lista de compras! Para continuar acompanhando outras dicas, curta a nossa página no Facebook e fique de olho nas publicações.

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