PÉ CAVO: 4 PROBLEMAS COMUNS E COMO EVITÁ-LOS - Blog Meu Pé de Conforto

PÉ CAVO: 4 PROBLEMAS COMUNS E COMO EVITÁ-LOS

Postado em 21/02/2017

Para algumas pessoas, é comum que as solas dos sapatos gastem mais de um lado do que de outro. Essas variações na forma de pisar podem causar desconforto, dor, instabilidade ao caminhar, dificuldade em andar ou correr, problemas com o calçado e quando são acentuadas podem até gerar lesões nos tornozelos e joelhos.

 

As variações no arco do pé podem ser chamadas de pé cavo ou pé chato. O pé cavo é uma condição do pé caracterizada por um arco muito acentuado, que dificulta que o pé se aplaine durante a passada para absorver o impacto do peso do corpo.

 

Em latim, pes cavus significa “pé oco”, e é medicamente descrito como uma deformidade multiplanar do pé, mais reconhecida pela presença do arco visivelmente alto. Continue a leitura e confira alguns problemas comuns e como evitá-los!

 

 

Causas

 

A causa exata do pé cavo é desconhecida, no entanto, a comunidade médica estabeleceu que existem três cenários prováveis que levam ao pé cavo:

  • a condição neuromuscular, que pode afetar os nervos e os músculos que causam a cavidade do pé;
  • a questão congênita, que seria advinda geneticamente da família;
  • os traumas, que podem ser resultados de fraturas em que os ossos acabaram se regenerando de maneira errônea.

 

Problema comuns

 

 

1. Lesões

 

Lesões potenciais podem vir com o problema do pé cavo. Isso acontece em parte porque a falta de pronação, movimento que contribui para absorver o impacto que ocorre após o contato do calcanhar durante a passada, faz com que o pé tenha má absorção de choque no impacto.

 

 

Powered by Rock Convert

2. Dores

 

Ocorrem no lado do pé, no arco longitudinal, que fica ao longo do comprimento do pé. É um tipo de dor que aparece em intensidade baixa, porém, pode acontecer de vir repentinamente caso os ligamentos sejam rompidos ou distendidos durante a execução de alguma atividade física.

 

 

3. Instabilidade do tornozelo

 

Pode ocorrer na hora da pisada, isso porque cria-se uma sobrecarga na parte lateral do pé e de toda a perna.

 

 

4. Gastos excessivos das solas laterais dos calçados

 

É causada pela irregularidade da pisada, que pode ser ajustada com o uso de palmilhas e calçados apropriados.

 

 

Formas de tratamento

 

Se você tem pé cavo, existem algumas opções de tratamentos disponíveis para você. A meta abrangente desses tratamentos é permitir que o paciente caminhe confortavelmente sem os sintomas.

 

  • Escolha um sapato que combina com o seu tipo de pisada. Ter um sapato que se adéque ao seu tipo de pé é a melhor prevenção para lesões. Os sapatos mais adequados para o pé cavo são os ortopédicos, que devem fornecer suporte para a região do arco e ser estáveis.
  • Ao fazer a compra de sapatos, prefira a parte final do dia. Isso porque os pés tendem a inchar durante o dia, e assim é mais fácil você conseguir verificar o melhor sapato para seus pés.
  • Existem palmilhas apropriadas, especificamente para a correção desse tipo de pisada, com sistema de amortecimento na lateral do impacto que dão maior conforto e estabilidade ao passo.
  • Os adeptos aos exercícios físicos, devem gastar um tempo extra alongando os músculos e tendões da região das pernas, pés, joelhos e quadris. Caso contrário esses músculos da região dos pés e pernas podem ficar mais rígidos e resistentes ao exercício.
  • Existe também uma cirurgia que pode ser feita. Mas ela só é recomendada em casos em que a deformidade é tão intensa e progressiva que os sintomas não respondem aos tratamentos tradicionais.

 

Está com dores nos pés, joelhos ou quadris? Consulte um médico para que ele faça um diagnóstico correto e indique o melhor plano de tratamento para você. Não se esqueça também de curtir a nossa página no Facebook para ficar por dentro das principais informações que postamos por lá!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140