POR QUE SABER O SEU TIPO DE PISADA É TÃO IMPORTANTE? - Blog Meu Pé de Conforto

POR QUE SABER O SEU TIPO DE PISADA É TÃO IMPORTANTE?

Postado em 16/02/2017

Você sabia que existem diferentes tipos de pisada? Elas variam de acordo com as características anatômicas dos pés de cada um, e descobrir o seu tipo é muito importante para usar os calçados certos.

 

Embora essa seja uma característica natural do corpo de cada um, é possível que determinadas formas de caminhar possam causar problemas ao longo da vida, especialmente com o uso de calçados inadequados.

 

Pensando nisso, separamos a seguir algumas informações sobre a importância de descobrir o tipo de pisada que você tem. Confira!

 

 

Tipos de pisada e os calçados mais adequados

 

 

Existem basicamente três tipos de pisada: neutra, pronada e supinada. Cada um desses tipos demanda um tipo de calçado específico, não só por razões de durabilidade, uma vez que haverá um maior desgaste em algumas partes da sola, mas também para a saúde e bem-estar do usuário.

 

Veja:

No caso da pisada neutra, as restrições são menores porque o seu caminhar é caracterizado por uma distribuição mais uniforme do peso do corpo, sem forçar nenhuma área específica. Assim, calçados com maior estabilidade atendem bem indivíduos com pisada neutra.

 

Já no caso de pessoas que possuem a pisada pronada e supinada, a atenção com o tipo de calçado deve ser maior. O indivíduo que pisa de forma pronada tende a projetar os calcanhares para dentro, transferindo a maior parte do seu peso para a parte interna dos pés.

 

Dessa forma, calçados com um solado que impeçam essa projeção são muito mais interessantes, uma vez que haverá um resguardo das consequências dessa pisada para a coluna e articulações.

 

A pisada supinada configura-se de maneira contrária à pronada, uma vez que o indivíduo tende a caminhar transferindo o peso para a parte externa pés, projetando os calcanhares para fora.

 

Assim, os calçados adequados à pisada supinada projetam as solas dos pés um pouco para dentro durante o caminhar, preservando não só o próprio calçado contra o desgaste, como também as articulações e coluna do indivíduo.

 

Muitas pessoas já conseguem saber o tipo de pisada que possuem apenas olhando para as solas de seus sapatos mais usados, observando quais partes dele estão mais gastas.

 

 

Problemas na coluna

 

A utilização de calçados inadequados, ou mesmo a falta de cuidado quando se há uma pisada pronada ou supinada muito acentuadas podem causar lesões na coluna.

 

No caso de uma pisada com uma projeção desigual do peso do corpo, é provável que haja um desgaste da coluna, uma vez que essa estrutura óssea acompanhará a projeção do peso de maneira desigual.

 

Isso indica que a falta de atenção ao calçado ideal ou a utilização de uma palmilha ortopédica inadequada pode acarretar lesões gradativas na coluna vertebral.

 

Problemas nas articulações

 

Além de lesões na coluna, uma pisada desigual pode ocasionar desgastes nos tornozelos, pés e joelhos.

 

Essas lesões podem ocorrer pelos mesmos motivos, uma vez que a distribuição desigual de peso provocará uma movimentação não natural das articulações. Isso pode causar inflamações nos ligamentos ou até mesmo perda progressiva de cartilagem.

 

Dessa forma, é importante procurar um ortopedista ou fisioterapeuta especializado na área para saber o tipo de pisada que você tem, avaliar se você precisa ou não de uma palmilha ortopédica e receber as devidas orientações acerca de sua postura e forma de caminhar.

 

A partir do uso de acessórios e calçados ortopédicos, é possível prevenir possíveis lesões no corpo, além de promover uma maior durabilidade dos calçados que você já usa normalmente, no seu dia a dia.

 

E aí, gostou do post? Já descobriu como é o arco do seu pé? Comente abaixo sobre suas experiências após saber o tipo de pisada que você tem!

Powered by Rock Convert

J.B.F INDÚSTRIA DE CALÇADOS EIRELI - CNPJ: 26.847.557/0001-56 - Rua Coronel Tamarindo, 2817 | Franca-SP | CEP: 14.405-140